Sorte-ou-azar---Blog-Tiago-Curcio
Sorte e Azar – A Vida Não é Só Feita Disso
30/11/2018
5-dicas-para-a-evolução-profissional---site-Tiago-Curcio
5 segredos para a evolução profissional (Vídeo Completo)
05/12/2018

15 Dicas de Como Esvaziar a Mente no Trabalho Para Produzir Mais e Melhor

15 Dicas de Como Esvaziar a Mente no Trabalho - Blog Taigo Curcio

Existe algo mais ruidoso do que a mente humana? A resposta certamente é não, pois o tempo todo está passando por ela pensamentos, ideias, lembranças e assim por diante. Por isso mesmo, saber como esvaziar a mente é desafiador, mas também não é impossível. Silenciar esse turbilhão interior pode ser o que falta para você se tornar uma pessoa mais produtiva no trabalho.

Então, confira 15 dicas que darei a seguir e aprenda a manter o foco em suas atividades. Continue lendo e saiba como conquistar e desenvolver esta habilidade.

Dicas de Como Esvaziar a Mente e Ser Mais Produtivo

Selecionei 15 dicas de como esvaziar a mente no trabalho para quem deseja se tornar mais produtivo e evitar o excesso de distrações. Com elas você conseguirá deixar a ansiedade e as preocupações fora do seu ambiente de trabalho. Confira:

1 – Não Fique Preocupado em Esvaziar a Mente

Sabe qual a principal dificuldade de aprender como esvaziar a mente? Ficar preocupado em conseguir deixar a cabeça livre de qualquer pensamento. Não é tão simples dizer ao seu cérebro que ele não deve pensar, pois ele não sabe qual a diferença entre o que é real ou imaginário.

Por isso mesmo, para conseguir um estado de foco e mais atenção e produtividade no trabalho o indivíduo precisa aprender a relaxar, pois ficando preocupado em não pensar em nada você não conseguirá. Neste sentido, a primeira atitude para esvaziar a sua mente é não pensar em não pensar.

2 – Coloque Para Fora o Que Está em Sua Mente

Ter um caderninho sempre com você para colocar os seus pensamentos para fora é uma maneira de evitar que eles permaneçam na sua mente. Ao perceber que muitos pensamentos aleatórios estão em sua mente, tirando a sua concentração, tire 5 minutos para anotá-los. A partir do momento em que essas preocupações são físicas e concretas elas deixam se ser incômodos recorrentes em sua mente.

3 – Observe a si mesmo

O colaborador deve observar seu modo de trabalhar, identificando suas habilidades, seus pontos de melhoria e seus pensamentos, especialmente tentando detectar aquilo que o distrai durante o dia. O autoconhecimento direciona o indivíduo para que ele se torne capaz de desenvolver ações para eliminar as distrações identificadas, além de ser um ótimo exercício que promove o crescimento como um todo.

4 – Crie uma Lista de Tarefas

Muitas vezes ficamos com o pensamento disperso no trabalho porque temos outras tarefas martelando no nosso cérebro. A melhor forma de não ter tanta preocupação com essas tarefas é criar uma lista, tendo a certeza de que nada será esquecido. Com essa certeza você terá mais tranquilidade para direcionar o seu pensamento para a demanda que está sendo executada no momento e, consequentemente, estará com a mente mais produtiva e focada.

5 – Assuma o controle

Os pensamentos e devaneios são distrações perigosas para o rendimento no trabalho. O profissional deve controlar sua mente e as ideias inesperadas, evitando que elas prejudiquem sua produtividade. Mantenha o foco no que você precisa fazer, quais os seus prazos e deixe aquelas ideias supérfluas ou que não correspondem à rotina para um outro momento.

6 – Estabeleça um Exercício de Meditação Próprio

Você pode meditar sem sair da sua cadeira, basta encontrar um exercício que te ajude a se acalmar. Pode ser inspirar e expirar, contar até 10 mentalmente, fechar os olhos por alguns segundos, enfim, algo que torne possível desconectar a sua mente do local físico em que você está. Tendo uma dessas práticas você saberá como esvaziar a mente no trabalho rapidamente sempre que precisar ser mais produtivo.

7 – Faça pausas

O ser humano não consegue se concentrar horas a fio em determinada atividade e, portanto, é essencial que o profissional faça pequenas pausas para descansar o corpo e a mente ao longo do dia. Uma boa dica é usar a técnica Pomodoro, que estabelece um descanso de cinco minutos a cada 25 minutos trabalhados. Deixe um cronômetro ligado e, assim que iniciar sua contagem, trabalhe com o maior foco possível.

8 – Ouça música

Para muitos, ouvir música ajuda na concentração. Para outros não. Cuidado na hora de escolher a música que irá te acompanhar durante a sua tarefa diária. Escolhas as que você conheça para evitar distrações. Opte pelas instrumentais para te ajudar a manter o foco no trabalho e não na letra da música.

9 – Respire Fundo

Exercícios de respiração durante o trabalho ajuda muito. O ato de inspirar e expelir o ar dos pulmões ajuda a acalmar e a direcionar o foco para o que deve ser feito e contribui para a concentração. Assim dizem os especialistas no assunto. Pratique!

10 – Tenha um propósito para sua tarefa

Quando você busca um sentido para aquilo que está fazendo, sua concentração no trabalho melhora 100%. Como afirma o doutor Ricardo Monezi, da Unifesp: “Para convencer o cérebro de que sua atividade profissional é importante, é preciso mostrar a ele que ela faz com que você cresça e também com que se divirta de alguma forma. Ou seja, a dica é tentar ver o lado bom da atividade que você está fazendo, mesmo que não seja a atividade dos seus sonhos. Se for algo chato, pense que, por trás, existe um propósito, uma missão maior”.

11 – Busque Ser Uma Pessoa Mais Tranquila

O principal problema que tira tempo da jornada de trabalho de um indivíduo é estar preocupado que não terá tempo para executar todas as suas tarefas. Buscar o equilíbrio e a redução do estresse é essencial para ter uma vida plena e conseguir ter momentos de mente esvaziada por meio de sua organização pessoal. Por isso mesmo, quando nos sentimos com medo ou constantemente oprimidos por nossas responsabilidades, não conseguimos ter clareza mental e relaxar.

12 – Não leve problemas pessoais para o trabalho

Isso vai te ajudar a se concentrar melhor. Deixe seus problemas pessoais, familiares em casa. Procure focar no seu trabalho, enquanto estiver no trabalho. Quando voltar pra casa, se concentre na resolução do problema pessoal e tente resolvê-lo.

13 – Cuide da saúde

Fazer visitas periódicas ao seu médico é muito importante para sua saúde. Quando não estamos bem, nosso foco também fica comprometido. Cuidar da saúde é prevenir futuras preocupações.

14 – Pratique exercícios que estimulem o cérebro

Existem vários exercícios para o cérebro que são bem divertidos e ajuda você a melhorar a concentração. Palavras cruzadas, Sudoku ou até algum joguinho. Divirta-se concentrando!

15 – Fazer leituras

A leitura estimula o cérebro, faz a pessoa sair da sua realidade e até se transportar para o outro lado do mundo. Além de se alimentar de informações, a leitura é um excelente exercício para a estimular a concentração.

Por fim, procure aplicar estas 15 dicas simples e poderosas de como esvaziar a mente em seu dia a dia de trabalho e depois me conte sua experiência nos comentários.

Deixe seu Comentário.

 

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/5-dicas-de-como-esvaziar-a-mente-no-trabalho-para-produzir-mais/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close