psicologia da finança - Tiago Curcio - casule
Psicologia Financeira – Um Caminho Para Seu Controle
20/08/2018
como-planejar-melhor-os-estudos-reduzida
Como planejar melhor os estudos (Vídeo Completo)
22/08/2018

20 Provérbios Japoneses Para a Vida Pessoal e Profissional

proverbios - Tiago Curcio - casule

Os povos orientais são mundialmente conhecidos por sua sabedoria. Sua forma única de observar a vida e as pessoas fez com que eles se tornassem grandes inspirações de força, serenidade e resiliência. Pensando nisso, fiz um compilado com 20 provérbios japoneses que certamente farão você pensar a respeito do seu comportamento e da forma com a qual lida com os mais diversos tipos de situações. Continue acompanhando e prepare-se para refletir sobre a sua vida e os diferentes papéis que exerce.

20 Provérbios Japoneses Para Te Inspirar

Quando se trata de provérbios japoneses, frases curtas são capazes de gerar muita reflexão, pois possuem grandes significados. Portanto, leia cada um deles com atenção e identifique as mudanças que pode fazer em seu comportamento para colocá-los em prática na sua vida pessoal e profissional.

1 – “Uma reputação de cem anos pode ser determinada pela conduta de uma hora.”

A reputação é algo que se leva anos para ser construída e nunca estará completamente pronta, porque cada atitude sua precisa demonstrar que é digno da confiança das outras pessoas. Portanto, aja corretamente porque acredita que isso é o melhor e estará, automaticamente, mostrando aos outros e a si mesmo que é confiável.

2 – “Se cair sete vezes, levante-se oito.”

De 0 a 10, quantas vezes já pensou em desistir frente a uma dificuldade? Ter esse tipo de pensamento é normal, mas o que diferencia um indivíduo de sucesso dos demais é que ele consegue ser mais forte do que essa ideia e se levantar quantas vezes forem necessárias.

3 – “O sapo que está dentro do poço não conhece a grandeza do oceano.”

Quando você se mantém apenas dentro da sua zona de conforto e não se arrisca a sair dela deixa de descobrir o potencial incrível que possui para ir além.

4 – “Os macacos também caem da árvore.”

Mesmo que seja um expert em determinada área, jamais permita que o excesso de confiança faça com que se descuide e te leve a cair. Mantenha-se sempre atento e busque sempre aprender com as experiências.

5 – “Os nossos pontos fortes são os nossos pontos fracos.”

Mais um provérbio que fala a respeito da importância de se tomar cuidado com o excesso de confiança. É claro que é importante ser consciente em relação aos seus pontos fortes, mas lembre-se de, também, identificar os seus pontos de melhoria para se aperfeiçoar cada vez mais.

6 – “Não devemos esquecer do nosso espírito de principiante.”

Geralmente, aqueles que estão vivendo inícios, seja na carreira ou em um relacionamento, por exemplo, possuem um frescor que os inspira e os motiva a oferecerem seu melhor. Por isso, faça sempre o possível para manter essa paixão de principiante acesa dentro de si.

7 – “Aquele que corre atrás de duas lebres não conseguirá pegar nenhuma.”

Manter o foco é essencial quando se deseja alcançar um objetivo, porque se tentar abraçar o mundo não conseguirá se dedicar completamente a nada.

8 – “Ter visão sem agir é o mesmo que sonhar acordado. Já agir sem ter uma visão é como estar em um pesadelo.”

O planejamento sem a ação perde completamente o seu sentido. Por outro lado, agir sem planejar também é ruim, porque faz com que se dê passos sem considerar os riscos e todos os detalhes envolvidos.

9 – “O seu dia de sorte é aquele em que você decide agir.”

Ao invés de esperar que as circunstâncias se tornem perfeitas, escolha criar a sua própria sorte, agindo e indo em busca dos seus objetivos.

10 – “A língua tem apenas três centímetros de comprimento, mas pode matar um homem de um metro e oitenta.”

Tudo aquilo que você fala tem um grande poder, portanto, escolha bem o que irá dizer, tanto em relação a si quanto aos outros.

11 – “Mesmo quando meses e dias parecem longos, a vida continua curta.”

Quando se está em um momento de ócio, os dias parecem demorar mais para passar. Entretanto, lembre-se sempre que o tempo é implacável e que cada minuto deve ser aproveitado.

12 – “O medo é tão profundo quanto a mente permite.”

Os seus problemas terão a intensidade que você der a eles. Nesse sentido, procure mostrar a si mesmo que tem força o suficiente para superar qualquer obstáculo.

13 – “Não tenha medo de caminhar devagar, mas sim de permanecer inerte.”

Qualquer passo que der em direção a um objetivo conta e fará a diferença no final. Portanto, não é porque uma ação é pequena que é menos importante, além disso, qualquer atitude é melhor do que ficar parado.

14 – “Nós aprendemos pouco com as vitórias e muito com as derrotas.”

O objetivo de todos nós é sempre vencer, entretanto é nas derrotas que mais aprendemos e nos desenvolvemos. Atente-se aos aprendizados que pode obter nos momentos delicados e se tornará cada vez mais vencedor.

15 – “Se você acha que entende tudo, é sinal de que está desinformado.”

Independente do quão qualificado seja e de quantas experiências tenha vivido, você nunca saberá tudo, porque sempre há algo novo a aprender.

16 – “Uma palavra amável pode aquecer três meses de inverno.”

Como disse anteriormente, as palavras são poderosas e podem transformar o dia de alguém. Dessa maneira, tenha sempre algo de positivo para dizer a alguém, o que pode vir em forma de um elogio, um incentivo, conforto ou uma demonstração de carinho.

17 – “O bambu que se dobra é mais forte que o carvalho que resiste.”

Ser flexível é fundamental para se adaptar às mais diferentes situações. Querer se manter sempre com as mesmas ideias e comportamentos e se recusar a mudar pode te prejudicar e comprometer a sua força.

18 – “Aquele que prefere sorrir ao invés de sentir raiva consegue se manter sempre forte.”

A raiva é um sentimento que todo ser humano pode experimentar, contudo, é importante saber controlá-la, para que não faça coisas das quais venha a se arrepender. Prefira sempre sorrir e, assim, conseguirá enxergar tudo com mais leveza e serenidade.

19 – “Aprenda com o ontem, viva o hoje e espere o melhor para o amanhã.”

Presente, passado e futuro são importantes, mas cada um no seu tempo. Portanto, evite se preocupar com o que já foi e utilize essas experiências como aprendizado para que dê o seu melhor hoje e, assim, construa um amanhã de sucesso e felicidade.

20 – “A menor boa ação é melhor do que a maior boa intenção.”

Realizar uma boa ação, por menor que ela seja, já é muito melhor do que apenas ter a vontade de fazer algo de bom. Lembre-se sempre do incrível poder que possui de agir e transformar pensamentos em realidade.

Espero que todos esses provérbios tenham te inspirado de alguma forma e te incentivado a buscar ser cada vez melhor. Aproveite para compartilhá-los em suas redes sociais e fazer com que mais pessoas se sintam motivadas com essas palavras cheias de sabedoria.

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/20-proverbios-japoneses-para-vida-pessoal-e-profissional/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close