Teoria das personalidades - Tiago Curcio - Coach - Casule
O Que São as Teorias da Personalidade?
22/09/2018
To do list - Tiago Curcio - Coach - Casule
To Do List – Por Que é Importante Ter a Sua?
26/09/2018

A Arte de Viver – Uma Vida Equilibrada Não Quer Dizer uma Vida Sem Problemas e Desafios

Arte de Viver - Tiago Curcio - Coach - Casule

As pessoas que buscam levar uma vida equilibrada são vistas por muitos como seres diferentes e que não passam por problemas. Se você pensa assim a respeito de alguém, saiba que todo ser humano precisa superar desafios em seu dia a dia e que ninguém está ileso de passar por eles. A diferença está na maneira com a qual se lida com as adversidades, pois aqueles que dominam a arte de viver com positividade, utilizam todas as experiências, sejam elas boas ou ruins, como forma de aprendizado a evolução.

A Arte de Viver de Maneira Positiva e Equilibrada

Como disse no início, todos possuem seus problemas, quando você vê uma pessoa passando pela rua ou mesmo nas redes sociais não consegue enxergar as batalhas pelas quais ela está passando. Afinal, como bem disse Caetano Veloso em sua canção “Dom de Iludir”, cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é. Por isso, não se engane achando que todos ao seu redor têm uma vida perfeita menos você, simplesmente porque perfeição e humanidade são coisas que não se encaixam.

Com tudo isso não tenho a intenção de que desanime e acredite que a vida é ruim para todos, pelo contrário! Viver é maravilhoso, um verdadeiro presente que recebemos todos os dias e pelo qual devemos ser extremamente gratos. Todos os problemas que aparecem em nosso caminho são, na verdade, degraus, para que possamos evoluir e nos tornarmos pessoas cada vez melhores. Adquirir essa consciência é o primeiro passo para dominar a arte de viver de forma equilibrada e feliz.

Partindo do pressuposto de que todos têm problemas, pode-se concluir que realmente a visão que cada um faz de sua própria existência é crucial para definir se o foco estará mais nas coisas boas do que nas ruins. É claro que é importante se atentar aos problemas, a fim de buscar soluções para eles, mas sempre de maneira construtiva e não para se sentir uma vítima das circunstâncias e achar que a felicidade é algo distante e inalcançável, porque, na realidade, se trata de uma escolha que está ao seu alcance.

7 Dicas Poderosas Para Dominar a Arte de Viver Com Equilíbrio

Se você escolheu ser feliz e deseja viver de forma equilibrada, comece hoje mesmo a colocar as dicas a seguir em prática. Assim, deixará de ser um mero expectador para se tornar o autor da sua própria história.

1 – Sinta-se Confortável Sendo Você

O primeiro passo que você precisa dar para aprender a viver de forma equilibrada é se sentindo confortável sendo quem é. Para isso, é necessário se amar e se aceitar, com suas qualidades e pontos a serem desenvolvidos. Muitos confundem aceitação com comodismo, mas saiba que são conceitos completamente diferentes. Afinal, apenas nos sentimos motivados a melhorar algo que amamos e sem amor-próprio não há a busca pelo desenvolvimento e pela evolução.

2 – Evite Se Comparar Com Terceiros

Se continuar utilizando o ditado que diz que a grama do vizinho é sempre mais verde como o lema da sua vida, passará anos acreditando que todos são felizes, menos você. Portanto, evite ao máximo se comparar, porque cada indivíduo é completamente único e não é justo medir os esforços de uma pessoa comparando-a com outra. O melhor caminho é se comparar consigo mesmo, a fim de enxergar o quanto evoluiu e pode chegar ainda mais longe, e utilizar as conquistas alheias como fonte de inspiração.

3 – Encontre o Lado Bom das Coisas

Não importa o que aconteça e o quão dolorosa uma situação seja, sempre há um lado positivo a ser considerado. Uma demissão pode ser uma oportunidade para recomeçar e construir uma nova carreira, o fim de um relacionamento uma chance de se conhecer melhor e se redescobrir, sempre há uma luz no fim do túnel para te mostrar que viver vale a pena. Por isso, amplie a sua visão em relação às coisas que lhe acontecem e conseguirá enxergar inúmeras bênçãos.

4 – Desapegue-se do Que Não Pode Controlar

Ter a sensação de que está no controle nos gera um sentimento de segurança, porém, basta que algo aconteça de maneira diferente do esperado para que a insegurança tome conta de tudo. Para evitar que isso aconteça é importante que comece a se desapegar de tudo aquilo que não pode controlar. Prefira se concentrar nas suas atitudes e emoções, pois elas sim podem ser gerenciadas por você. Se não pode mudar algo, mude a sua forma de ver e de lidar com aquilo.

5 – Elimine as Mágoas do Seu Coração

Se tem uma coisa que não combina com equilíbrio são as mágoas e os ressentimentos, porque eles fazem com que uma pessoa enxergue apenas as coisas ruins e deixe de dar o devido valor ao que é bom. Aproveite para refletir sobre os sentimentos que guarda em seu coração e elimine todos aqueles que não agregarem. Comece perdoando aqueles que fizeram algo que te magoou, pois, ao se libertar de lembranças negativas, estará abrindo espaço para novas memórias e alegrias.

6 – Concentre-se no Agora

Grande parte do sofrimento que muitas pessoas sentem está relacionada ao fato de que vivem sempre remoendo o passado ou ansiando pelo futuro. É claro que tudo o que viveu é importante e faz parte de quem é hoje, mas é necessário ter a consciência de que nada do que fizer irá mudar o que já aconteceu. Por essa razão, prefira sempre voltar a sua atenção para o agora, porque é por meio das atitudes que tem hoje que irá construir o seu amanhã.

7 – Esteja Aberto Para o Novo

Por fim, é fundamental que se mantenha aberto para o novo e seja flexível para aproveitar cada oportunidade que a vida lhe oferecer. Saiba aceitar e respeitar o diferente e aprender com ele, seja através de pessoas, lugares ou situações. Afinal, são experiências assim, de troca e de compartilhamento, que dão sentido para a vida e que nos permitem aprender cada vez mais.

Espero que essas dicas te inspirem a buscar o equilíbrio e, assim, lidar com os problemas de maneira muito mais positiva. Dê esse passo e se permita ousar e ir além!

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/arte-de-viver-uma-vida-equilibrada-nao-quer-dizer-uma-vida-sem-problemas-e-desafios/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close