Em todos os lugares e ocasiões, a ética precisa estar presente. Embora se fale muito da ética no campo profissional, ela também se faz necessária no campo pessoal. Na nossa relação com os amigos e familiares, a ética é importante para que tenhamos relações mais transparentes e sólidas. Mas afinal, o que é ética? Para saber mais, continue a leitura!

O que é ética?

Ética vem do grego, da palavra “ethos”, que significa “modo de ser”. Portanto, a ética está ligada às práticas sociais, ao modo como vivemos nessa sociedade e ao nosso comportamento. Sendo assim, o conceito de ética pode ser sintetizado como a ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

A ética está intimamente ligada às relações sociais. Um dos locais em que nossas relações são mais intensas e frequentes é no campo profissional. Por isso, a ética é algo bastante discutido no âmbito profissional. Não por acaso, todas as profissões possuem códigos de ética. No setor de Coaching também existe um código de ética. Embora não seja uma profissão regulamentada – com registro na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e conselho regulamentador da classe – ser coach é uma atuação profissional com identidade própria, logo, também tem uma ética, um propósito de ser e existir.

Nas formações que ministro no Instituto Brasileiro de Coaching, a postura ética do coach é ensinada aos alunos. Afinal, o compromisso com a transparência não deve partir de um órgão regulamentador e sim, de quem trabalha e entende as nuances do processo de Coaching.

A Ética Deve Estar em Tudo

O que parece complexo quando tratamos de ética é que, ao mesmo tempo em que ela diz respeito à sociedade, ela também está vinculada a particularidades, a grupos e instituições. Se temos uma ética na sociedade brasileira, temos também a ética nos diversos segmentos: os vendedores, os médicos, os professores, os publicitários, os coaches e todos os demais profissionais

Dentro desse mapa social paulatinamente se formam códigos de ética – alguns bastante específicos – que é importante ser conhecido por todos para que possamos conseguir viver bem em sociedade, pois eles determinam se nossos comportamentos são bons ou não.

A ética materializa-se pela moral, em regras, em normas de conduta, de pensamento e de atuação humana que vão construindo conceitos do que é bom ou mau. É a partir da ética que também se criam conceitos do que é bonito ou feio, do que é correto ou incorreto, justo ou injusto, aceitável ou inaceitável. E é claro que esses conceitos são absolutamente maleáveis e se modificam de cultura para cultura ou, dentro de uma mesma cultura, de grupos para grupos.

Ética e moral são a mesma coisa?

Ética e moral são conceitos diferentes, mas são indissociáveis para o estudo das sociedades. A ética se coloca como uma situação mais reflexiva, interna, enquanto que a moral se apresenta como um guia de como deveríamos viver e agir, eminentemente, na prática. Ocorre que “ser ético”, seguir os preceitos sociais e agir racionalmente pelo que foi convencionado socialmente como sendo correto, bom, justo e aceitável, nos dá uma chancela, uma marca que é uma espécie de “etiqueta de aprovação”. Tornamo-nos bem quistos junto às pessoas porque seguir regras ainda é uma condição valorizada pela sociedade.

É evidente que às vezes esses códigos morais e éticos não são suficientemente claros nos obrigando a seguir uma “ética interna”, princípios internalizados por nossa criação. Essa ética interna diz respeito aos nossos valores e quanto melhores eles forem, melhores também serão os nossos hábitos, pensamentos, comportamentos e ações. É importante dizer também que a ética passa por transformações ao longo dos anos. Por ser algo ligado a comportamentos e relações sociais, a ética também passa por mudanças a medida em que os comportamentos e relações sociais se transformam também.

Exemplos de Moral na Sociedade

Uma moral pode ser para toda a sociedade ou crenças de um indivíduo. São as regras que governam quais ações estão certas e quais estão erradas. Pode se obter através de história ou experiência. Aqui estão alguns exemplos de moral na sociedade:

  • Não falar de outras pessoas em tom de fofoca. Respeite as pessoas, diante delas e principalmente na ausência. Respeite seu modo de pensar. Cada um tem sua maneira de ser, pensar e agir.

  • Diga sempre a verdade. Seja sincero com as pessoas. Isso demonstra interesse por elas e pelo que elas fazem.

  • Não vandalize a propriedade.

  • Tenha coragem. Ser corajoso é uma característica de pessoas firmes e fortes e que acreditam em si mesmas.

  • Mantenha suas promessas. Você será respeitado por isso

  • Não trapaceie. Seja o mais honesto possível.

  • Trate os outros como você quer ser tratado.

  • Seja confiável. Transmita sempre confiança para adquirir o mesmo sentimento de outras pessoas.

  • Não julgue. O primeiro princípio para não ser julgado

  • Respeite os outros. Respeitar as pessoas é uma ótima maneira para se obter respeito e fazer com que as pessoas te valorizem mais.

  • Seja perdoador. Aprender o verdadeiro sentimento de perdão fará com que você promova também o sentimento de empatia – se colocar no lugar do outro.

  • Mantenha seu auto controle. Para isso é importante também que se conheça, trabalhe o autoconhecimento.

  • Ter integridade e dar bons exemplos.

  • Seja responsável e assuma sempre aquilo que você diz.

  • Tenha paciência, seja ponderado e espere o momento certo para falar, ouça mais.

  • Seja leal. Cultive amizades genuínas.

  • Tenha respeito por si mesmo. Quem se respeita consegue se colocar no lugar do outro e respeitar o próximo.

  • Seja tolerante com as diferenças. O mundo é cheio de adversidades. Aprenda com isso e respeite a maneira de ser e de viver de cada um.

  • Busque justiça e tenha humildade e sirva a humanidade.

  • Seja generoso. A generosidade é uma características de poucas pessoas, porém faz um bem para quem o é. Distribua amor. Tudo que você joga para o universo, ele te devolve da mesma forma. Quem semeia generosidade, colhe o bem. 

Exemplos de Código de Ética para Executivos de Negócios

Pode-se definir como código de ética um conjunto de princípios e regras usados ​​por empresas, organizações profissionais e indivíduos para governar sua tomada de decisão na escolha entre o certo e o errado. Dependendo do contexto em que o código de ética for inserido, as penas e sansões podem resultar de uma violação.

Códigos de ética são geralmente usados ​​no contexto profissional e de negócios para assegurar ao público que as corporações e membros de profissões regulamentadas estão agindo de maneira social e profissionalmente aceitável. 

Conheça alguns exemplos de códigos de ética para Executivos de Negócios:

1. HONESTIDADE – Honestidade e clareza em suas negociações não enganando clientes com transações que deturpam, inverdades, omissões de algo importante e decisório para o negócio. 

2. INTEGRIDADE – Os executivos éticos devem demonstrar integridade pessoal e sendo correto, mesmo diante de uma possibilidade de não ser correto. São íntegros e honram com suas promessas. Seu princípio não é a hipocrisia.  Luta pelo que acredita.

3. MANTÉM DE PROMESSA E CONFIANÇA. – São confiáveis, sinceros e rápido com as informações importantes. Não criam justificativas para fugir dos compromissos. 

4. FIDELIDADE – Os executivos éticos são dignos de confiança, demonstram fidelidade e lealdade às pessoas, clientes. Não usam de informações confidenciais para vantagem própria. São leais à empresa que presta seus serviços

5. SE PREOCUPA COM O OUTRO – Um executivo ético é carinhoso, compassivo e gentil. Foca no positivo. 

Agora, me conte: o que é ser ético para você, querida pessoa? Você se considera uma pessoa ética em suas relações? Aproveite e conte para gente a sua experiência com a ética. Espero que este artigo contribua de maneira significativa com a sua vida e também com a sua carreira profissional. Se você acredita que este artigo poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/etica-e-sua-influencia-em-nossa-vida/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close