Como Deixar de Ser Carente e Recuperar sua Autoestima - tiago curcio
Nada Acontece Por Acaso
16/07/2018
postura correta - blog Tiago Curcio
Pontos Positivos de uma Postura Correta
20/07/2018

A Importância de Saber Se Impor

como se impor - blog Tiago Curcio

Os relacionamentos, de todos os tipos, são uma parte importante da vida de todo ser humano. Afinal, através da interação com outros indivíduos temos oportunidades fantásticas de amadurecimento e evolução. Entretanto, para que sejam verdadeiramente positivas, essas relações precisam ser equilibradas, para que todos os envolvidos possam expressar a sua essência. Se você acha que se impor é um grande desafio, saiba que existem formas de superá-lo e, assim, conquistar o seu espaço.

Por Que Se Impor é Importante?

Para entender a importância de se impor, imagine o relacionamento de um casal em que apenas um dos envolvidos opina sobre coisas que vão influenciar na vida dos dois. Dessa forma, apenas um decide para onde ambos vão, seja para decidir o lugar onde vão jantar no final de semana ou sobre os planos em relação ao futuro. Perceba que o outro está completamente à mercê das decisões de seu par, aceitando tudo sem opinar.

Por mais que existam pessoas que realmente tenham uma personalidade mais forte, com tendência à dominação, não é apenas delas a responsabilidade por esse tipo de desequilíbrio no relacionamento. Afinal, cabe a cada um saber se impor para expressar suas opiniões e vontades. Um namoro, casamento, amizade ou mesmo relações familiares e profissionais, apenas agregam quando todos têm a oportunidade de contribuir e compartilhar ideias.

Voltando ao exemplo do casal, essa discrepância na hora de tomar decisões é ruim porque impede que ambos possam aprender um com o outro. É importante ressaltar que não basta saber se impor, é necessário, também, identificar quando é hora de ceder, pois nem sempre as suas vontades serão atendidas. Como não existe uma receita mágica para isso, cabe a cada ouvir a sua voz interior, pois ela é a melhor conselheira que se pode ter.

Dicas Para Se Impor Sem Ser Autoritário

Confira, a seguir, dicas que irão te ajudar a encontrar o equilíbrio entre se impor e agir de forma autoritária. Ao colocá-las em prática conseguirá expressar a sua verdade sem entrar em conflitos desnecessários e comprometer a qualidade dos seus relacionamentos.

1 – Conheça a Sua Essência

O primeiro passo a ser dado para conseguir se impor é conhecer a sua essência, os seus valores e o que deseja para si. Embora pareça algo óbvio, a verdade é que muitos não se conhecem verdadeiramente porque se deixam levar pelas vontades de terceiros e pressões da sociedade. Caso tenha se identificado com isso, saiba que o autoconhecimento é um processo diário, que precisa de autorreflexão e auto-observação, e sempre é tempo de iniciá-lo. Faço isso e verá o quanto a sua vida irá melhorar em todos os aspectos.

2 – Desenvolva Sua Autoconfiança

A partir do processo de autoconhecimento, é necessário dar mais um passo adiante, que é o do desenvolvimento da autoconfiança. Ao se conhecer melhor, dê uma atenção especial para os seus pontos fortes, que são as qualidades que te destacam e te diferenciam dos demais. Para identificá-los, pense em todas as coisas boas que já conquistou até aqui e, também, nos elogios que costuma receber com maior frequência. Registre em um caderno todas essas informações para que, sempre que ler, possa se lembrar do quanto é extraordinário.

3 – Seja Assertivo em Suas Decisões

Aqueles que não sabem se impor, geralmente dizem mais sim do que não, principalmente por conta de insegurança e do medo de serem rejeitados. Assim, acabam se sujeitando a coisas que não gostariam, algo que costuma gerar muita frustração. Dessa forma, é fundamental que comece a adotar uma postura assertiva, ou seja, se sinta seguro para dizer sim e não com total sinceridade, sem receios. É claro que não irá simplesmente acordar e começar a agir assim, é importante se esforçar um pouco mais a cada dia, até que essa se torne uma característica natural de seu comportamento.

4 – Entenda Que Amar é Diferente de Se Sujeitar

Muitos indivíduos deixam de se impor porque não se sentem à vontade para discordar daqueles que amam. Contudo, agindo assim, se esquecem que amar é completamente diferente de se sujeitar a tudo sem questionar. O amor, seja ele familiar, de amizade ou entre um casal, precisa de sinceridade e compartilhamento para se desenvolver e se manter forte. Além disso, aqueles que te amam verdadeiramente irão te aceitar como é, sem que haja a necessidade de fingir e mascarar as suas opiniões.

5 – Identifique Quais São os Seu Limites

Todo ser humano tem os seus limites e reconhecê-los é essencial para viver de forma plena e feliz. Dentro desse contexto, é necessário saber identificar até que ponto pode agir sem ir contra os seus valores e aquilo que deseja para si. Também é fundamental considerar limites físicos e emocionais, para que não se comprometa com mais do que pode realizar. Perceba que me refiro a limitações pessoais, que são naturais do ser humano, e não a crenças bloqueadoras que são criadas na mente pela insegurança e por comentários negativos.

6 – Se Relacione Com Pessoas Que Te Respeitam

É necessário pensar que nem todos estarão preparados para lidar com a sua verdade, entretanto, antes que pense que isso é ruim, saiba que se trata de algo bastante positivo. Através da sua mudança de comportamento, de deixar de ser alguém que aceitar tudo para se tornar uma pessoa segura, que sabe se impor, conseguirá selecionar melhor suas companhias. Afinal, apenas aqueles que gostam de ti de verdade e te aceitam permanecerão ao seu lado e se alegrarão com a sua transformação.

7 – Se Expresse Sempre Com Gentileza

Por fim, é fundamental que saiba se impor sem ser grosseiro. Além de ser um sinal de educação, ao agir com gentileza estará mostrando a sua verdade de forma natural, sem a necessidade de se exaltar. Saber se impor é ter coragem de ser quem você é, sem medo de ser rejeitado por isso, e nada tem a ver com impor as suas ideias aos outros, pois são eles que irão escolher com o que irão concordar ou não. Portanto, expresse a sua verdade de maneira gentil, pois essa é uma grande demonstração de segurança.

Espero que este artigo tenha feito sentido para você e que te inspire a expressar a sua essência sem receios. Lembre-se sempre que é ela que te diferencia e te torna especial, portanto, deve ser motivo de orgulho.

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/importancia-de-saber-se-impor/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close