Capa Video Medo de mudanças - Tiago Curcio
Medo de mudanças
30/01/2019
Tomada de decisão - site Tiago Curcio
Roda do Processo de Tomada de Decisão
02/02/2019

A Negatividade Causada Pelo Tédio

A negatividade e o tédio - Blog Tiago Curcio

Sentir-se entediado vez ou outra é natural e, inclusive, é importante aprender a lidar com ele. Contudo, quando se torna um estado constante, é necessário se atentar para entender as razões desse sentimento e encontrar soluções para vencê-lo. O tédioprolongado e a falta de objetivos podem levar um indivíduo a tomar atitudes de maneira impensada, encontrando formas prejudiciais de ocupar o seu tempo e que podem se transformar em problema.

O Que é o Tédio?

Uma pessoa que tem objetivos e está envolvida em uma rotina que inclui trabalho, obrigações com estudos, a casa e a família e outras atividades, pode se sentir entediada de vez em quando, como em um domingo em que não tem nada para fazer, por exemplo. Já aquela que está vivendo de forma automática, sem pensar a respeito do seu propósito, tem mais chances de se deixar frequentemente influenciar pela negatividade causada pelo tédio. É uma sensação de que algo está faltando e não se tem motivação para reagir.

A ausência de objetivos e motivações atrai a negatividade porque leva um indivíduo a se sentir incapaz de agir, transformar e realizar seus sonhos. Então, forma-se um ciclo de inércia, frustração e infelicidade, que se torna cada vez mais intenso. Muitos tentam preencher esse vazio através de atividades nocivas, como: compulsão por compras, comida, jogos de azar, consumo excessivo de álcool e drogas, entre outras, e, assim, colocam a sua saúde e segurança em risco.

Para se livrar do tédio e de toda a sua negatividade, é necessário preencher o tempo com coisas positivas, ter momentos de qualidade com aqueles que ama, cuidar de si, descobrir qual é o seu propósito e buscá-lo todos os dias através de suas ações. Encontrar um significado para a sua existência é o caminho para viver de forma plena e feliz.

Atitudes Poderosas Para Eliminar o Tédio da Sua Vida

Veja que atitudes deve tomar para se livrar de uma vez por todas da sensação de tédio e inércia. Através de cada uma delas conseguirá honrar a oportunidade de viver cada dia e construir uma história de aprendizado e evolução e felicidade também, afinal, ser feliz ajuda a curar o tédio e traz perspectivas novas e mais positivas à nossa vida de modo geral.

1 – Descubra o Que Realmente Quer Fazer

O tédio é marcado por uma sensação de não ter nada para fazer, mesmo que se tenha uma extensa lista de obrigações, desejos ou sonhos a serem cumpridos. Na realidade, o ponto crucial aqui não está na quantidade de coisas que se tem para fazer, mas sim na qualidade e no significado que cada uma delas tem para o indivíduo.

A melhor forma de descobrir o que realmente deseja fazer é se observando e se questionando a respeito de suas prioridades, anseios e objetivos. Assim, será possível encontrar respostas para que a sua vida passe a ter um sentido que te motive a desfrutar de cada dia com alegria.

2 – Planeje o Seu Dia

Para evitar que o tédio apareça, comece a planejar o seu dia com as tarefas que deseja realizar. Inclua não apenas as obrigações, mas também atividades que lhe deem prazer e estejam de acordo com o que descobriu ao seguir o passo anterior.

Essa atitude irá promover uma grande transformação na sua vida, porque também fará de você uma pessoa muito mais produtiva e consciente em relação às suas qualidades e ao seu potencial. Assim, a satisfação que terá ao realizar tudo ao qual se propôs irá te afastar cada vez mais do tédio.

3 – Elimine Distrações

O tédio tende a aparecer quando se está realizando alguma atividade de pouca importância, como navegar na internet sem um objetivo ou assistir programas de TV que não lhe interessam. Como são coisas que geralmente se realiza sem muita atenção, abre-se espaço para distrações, que são as responsáveis por tornarem aquele momento entediante.

Para evitar que isso aconteça, opte por fazer algo pelo qual realmente tem interesse e mantenha o foco naquilo. Assim, estará desfrutando do seu tempo com qualidade e sem abrir espaço para o tédio. Outra dica bacana é buscar reinventar sua rotina e procurar, mesmo nas atividades cotidianas, novas formas de realizar suas tarefas e hobbies.

4 – Encontre um Hobby

Encontrar um hobby é uma maneira extraordinária de aproveitar os seus momentos livres com qualidade. Ler livros, assistir filmes e séries, fazer trabalhos manuais, viajar, desenvolver um talento novo, envolver-se em um projeto social, fazer parte de um grupo com algum objetivo em comum, tudo isso são exemplos de atividades que irão preencher os seus dias e te levar a adquirir mais autoconhecimento e desenvolver novas habilidades e conexões com outras pessoas diferentes e interessantes.

5 – Pratique Exercícios Físicos

Você não precisa ser um atleta para praticar exercícios físicos, basta que escolha uma atividade que goste e comece em um ritmo mais leve, até que o seu corpo se acostume. As opções são muitas e podem se encaixar facilmente no seu dia a dia, como caminhar ou correr, andar de bicicleta, dançar, praticar esportes em grupo. Se exercitar é bom para a saúde, para a mente e estimula a produção da serotonina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar e felicidade.

6 – Aprenda Coisas Novas e Se Desafie

Por mais conhecimento e experiências que já tenha acumulado no decorrer da vida, sempre há espaço para coisas novas. Por isso, quando começar a se sentir entediado e achar que não tem nada de interessante para fazer, experimente encontrar um novo desafio.

Explore novas áreas, conheça locais da sua cidade que nunca visitou, converse com pessoas que tenham profissões diferentes da sua, faça novos cursos. Essa constante busca pelo novo fará com que os seus dias se tornem muito mais interessantes e irá te motivar a explorar o universo ao seu redor e evoluir cada vez mais.

7 – Busque a Qualidade no Momento Presente

Para espantar o tédio da sua vida é necessário se esforçar para desfrutar do seu tempo com qualidade. Então, ao invés de pensar no que fez ontem ou no que precisa realizar amanhã, mantenha o foco no agora. Ao se sentir entediado, pense o que pode fazer para que esse momento seja agradável e produtivo. De repente, seguir uma das dicas anteriores, como ler um livro, sair para caminhar ou dar um passeio pela cidade. Não deixe para amanhã, faça hoje isso por você.

Por fim, podemos concluir que o tédio prolongado é nocivo porque pode levar uma pessoa a ficar desanimada, sem perspectivas e até mesmo a agir de maneira impensada para preencher o vazio que está sentido. Para evitar que isso aconteça, busque sempre se preencher com sentimentos e atividades que agreguem e tragam um significado importante para os seus dias. Use sua criatividade, pense no que pode fazer de diferente, ouse livrar-se do tédio e preencha a sua vida com os momentos maravilhosos que você pode e merece ter. Permita-se!

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/negatividade-causada-pelo-tedio/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close