capa-como-melhorar-minhas-finanças-tiago
Como posso melhorar as finanças?
19/09/2018
Teoria das personalidades - Tiago Curcio - Coach - Casule
O Que São as Teorias da Personalidade?
22/09/2018

Alimentação Equilibrada – Um Fator Importante Para Qualidade de Vida Pessoal e Profissional

Alimentação Equilibrada - Tiago Curcio - Coach - Casule

Ter uma alimentação equilibrada é muito mais do que um cuidado com a estética do corpo e envolve, principalmente, saúde e qualidade de vida. Quando uma pessoa se alimenta de forma saudável e sem exageros ela tem mais disposição, o que impacta positivamente na sua produtividade no trabalho e no bem-estar geral. O controle do peso é outra consequência positiva dessa mudança de comportamento em relação à comida.

A Importância de Ter uma Alimentação Equilibrada

Quando se fala em alimentação saudável, muitos imaginam que seja necessário apenas reduzir as quantidades e consumir menos gordura e açúcar, mas a verdade é que o cuidado deve ir além disso. Cada órgão do corpo humano precisa de determinados tipos de nutrientes para funcionar da forma correta. Por isso, é necessário incluir diversos grupos alimentares na dieta, a fim de suprir todas essas necessidades.

Proteínas, carboidratos, gorduras boas, vitaminas, minerais, cada um desses nutrientes tem uma função importante no organismo. A proteína, por exemplo, é a responsável pela construção dos músculos, já os carboidratos fornecem energia e as gorduras transportam as vitaminas. Quando alguém deixa de incluir determinados tipos de alimentos em sua dieta, o corpo pode ter problemas para funcionar como deveria, abrindo espaço para vários tipos de doenças.

Uma pessoa que está se alimentando de forma inadequada, tem a tendência de se sentir fraca e indisposta, algo que certamente terá impacto na sua satisfação, motivação e produtividade. Por isso, consultar-se com um profissional da área da nutrição é essencial, pois assim será possível obter as instruções necessárias para fazer refeições que contemplem todos os grupos alimentares. Essa orientação individualizada é importante porque cada um tem características e necessidades diferentes.

5 Benefícios da Alimentação Equilibrada

Para entender melhor a função dos alimentos, confira cinco benefícios que uma alimentação saudável pode te proporcionar.

1 – Previne Doenças: quando todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo são ingeridos, há uma melhora significativa no sistema imunológico, o que pode prevenir doenças como câncer, diabetes, AVC e problemas cardíacos.

2 – Auxilia no Controle do Peso: dietas restritivas podem trazer resultados rápidos, mas não são sustentáveis a longo prazo. Já quando se alimenta de forma equilibrada o controle do peso se torna uma consequência natural e definitiva.

3 – Melhora a Saúde Mental: uma alimentação balanceada pode ajudar a aliviar sintomas de depressão e ansiedade. Além disso, ter esse cuidado consigo mesmo auxilia no bem-estar geral do indivíduo.

4 – Aumento da Disposição: quando o corpo recebe tudo o que precisa para funcionar de maneira correta, a disposição aumenta, o que acaba trazendo benefícios tanto para a área profissional quanto pessoal.

5 – Melhora a Aparência: de nada adianta ir ao salão de beleza e usar produtos caros se os cuidados não começarem de dentro para fora. Comer bem contribui para que a pele e os cabelos fiquem mais saudáveis e, consequentemente, mais bonitos.

Como se pode ver, um benefício está relacionado com o outro, porque são aspectos que estão intimamente ligados.

7 Dicas Para Ter uma Alimentação Equilibrada e Mais Qualidade de Vida

Depois de saber mais a respeito da importância de uma alimentação equilibrada para ter mais qualidade de vida nos âmbitos pessoal e profissional, confira dicas poderosas para ter uma relação positiva com a comida.

1 – Permita-se Experimentar Alimentos Diferentes

Muita gente diz que não gosta de determinado alimento sem ao menos tê-lo experimentado. Sem contar no fato de que um mesmo ingrediente pode ser preparado de diferentes formas. Portanto, se dê a oportunidade de experimentar algo antes de formar a sua opinião. Assim, poderá descobrir sabores incríveis e tornar a sua alimentação ainda mais diversificada e saudável.

2 – Saboreie Cada Alimento

Se costuma comer rápido demais, sem nem ao menos sentir o gosto de cada alimento, é importante que reveja essa atitude, pois está deixando de aproveitar momentos agradáveis do seu dia. Quanto mais atenção dedicar às suas refeições, mais saudável será a sua relação com a comida, pois conseguirá perceber os sinais da saciedade e evitará comer mais do que o necessário.

3 – Use a Criatividade na Hora de Cozinhar

Se costuma sempre comer as mesmas coisas, experimente variar os ingredientes e as preparações. Isso irá permitir que descubra novos sabores, combinações e, até mesmo, crie novas receitas. Cozinhar é mais do que uma obrigação, é um ato de amor, pois a sua energia também é adicionada em cada prato que prepara. Portanto, faça esse gesto de carinho para si e para a sua família.

4 – Quanto Mais Colorido, Melhor

Apenas um nutricionista pode dar orientações quanto aos alimentos e as quantidades que devem ser ingeridas por cada pessoa. Contudo, existe uma regra geral de que quanto mais colorido for o prato, mais saudável ele é. Portanto, varie bastante nos vegetais, pois eles são essenciais para uma dieta saudável e equilibrada.

5 – Evite Modismos Alimentares

A cada dia surgem novas dietas, cada uma prometendo melhores resultados que as outras. Se a sua intenção é realmente ter uma alimentação equilibrada, evite seguir modismos e prefira sempre obter as orientações de um profissional. No final das contas, o melhor caminho é fazer escolhas como as que os nossos avós faziam no passado, dando preferência para o que vem da terra e deixando um pouco os industrializados de lado.

6 – Leve Marmita Para o Trabalho

Se costuma ficar muitas horas fora de casa, seja no trabalho ou na faculdade, adote o hábito de levar marmita. Assim, evitará ter que recorrer a alimentos pouco saudáveis na hora de fazer as suas refeições e, também, estará fazendo uma grande economia no final do mês. Isso vale tanto para o almoço e o jantar quanto para os lanches no decorrer do dia.

7 – Permita-se Comer o Que Gosta de Vez em Quando

Lembre-se sempre da palavra equilíbrio e faça dela a sua principal conselheira. Afinal, ter uma alimentação equilibrada não significa que irá deixar de comer doces ou outros pratos mais calóricos de vez em quando. O segredo está em saber equilibrar a frequência e as porções. Mas, claro, isso nos casos em que esse tipo de alimento não irá trazer nenhum tipo de risco para a sua saúde. Por via das dúvidas, consulte um nutricionista.

O equilíbrio é a chave para ter uma vida mais saudável, produtiva e feliz. Comece pela alimentação e verá como os benefícios irão impactar também em todas as outras áreas. Cuide de si com carinho e sirva de exemplo para aqueles que ama.

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/alimentacao-equilibrada-um-fator-importante-para-qualidade-de-vida-pessoal-e-profissional/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close