A ansiedade é um estado caracterizado por apreensão, desconforto e insegurança, gerado através da expectativa de que algo ruim aconteça. Na grande maioria das situações, não há qualquer indício de que isso realmente irá se concretizar, contudo, para o indivíduo ansioso, o perigo é visto como iminente. Assim, esses pensamentos o levam a se sentir inquieto e tenso, o que acaba lhe causando diferentes tipos de sensações de mal-estar físico, além de comprometer diversas áreas de sua vida.

Os transtornos de ansiedade estão entre os mais comuns problemas ligados à saúde mental da atualidade. Possivelmente, isso se deve ao ritmo acelerado com que as coisas acontecem hoje, o que, consequentemente, influencia a rotina e a vida de grande parte das pessoas de todo o mundo, com destaque para o Brasil. Para se ter uma ideia, nosso país é o primeiro da lista no ranking de ansiedade, somando quase 19 milhões de brasileiros, o que equivale a 9,3% da população.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que não está fadado a viver com a ansiedade, através do tratamento correto e de certas mudanças no estilo de vida, é possível controlar o problema e viver com tranquilidade. Continue acompanhando e saiba o que é preciso fazer para controlar a ansiedade e seus sintomas.

15 Atitudes para controlar a ansiedade no dia a dia

A primeira atitude que uma pessoa deve tomar ao se ver sofrendo com a ansiedade é procurar ajuda médica. É preciso que um profissional especializado analise o caso e defina como o tratamento se dará, o que pode ser por meio de medicação, sessões de psicoterapia ou ambos. Além de seguir todas as recomendações médicas, as atitudes a seguir podem contribuir para a melhora do quadro, confira!

1 – Mexa-se

A maneira mais simples e natural para reduzir a ansiedade é incluir a atividade física na rotina. A prática de exercícios eleva a produção da serotonina, substância química que aumenta a sensação de prazer e promove o relaxamento, o que é ótimo para deixar os pensamentos ansiosos de lado. Antes de começar, principalmente se está saindo de um estado de sedentarismo, é importante procurar um médico para que ele faça uma avaliação e verifique se está apto e se existe algum cuidado que deve tomar.

2 – Utilize técnicas de relaxamento

Pessoas ansiosas tendem a se estressar com mais facilidade, por isso, algumas alternativas interessantes para promover o relaxamento e o bem-estar incluem: acupuntura, ioga, meditação e, até mesmo, tratamentos homeopáticos e florais de Bach. Lembrando que nenhuma dessas medidas substitui as formas de tratamento tradicionais, principalmente em casos de transtorno de ansiedade mais intensos, e devem ser usados como complementos.

3 – Respire de modo consciente

A respiração conecta o corpo e a mente e se mostra como uma grande aliada no controle da ansiedade. Quando estiver se sentindo inquieto ou mesmo perceber que uma crise está se aproximando, pare o que estiver fazendo por alguns minutos e comece a respirar de modo consciente, sinta o ar entrando pelo seu nariz e saindo pela sua boca lentamente, observando os movimentos do seu abdômen. Esse tipo de respiração, chamada diafragmática, ajuda a reduzir a ofegância, a taquicardia e o tremor.

4 – Atente-se aos seus pensamentos

Você já se atentou à qualidade dos seus pensamentos? Saiba que essa é uma medida bastante importante, principalmente ao perceber que está à beira de uma crise de ansiedade. Quando notar que ideias negativas estão rondando a sua mente, pare, respire e se questione sobre o que é real e o que é fruto da inquietação que está sentindo. Assim, poderá mudar o foco dos seus pensamentos e dar a eles uma conotação positiva.

5 – Inclua alimentos com triptofano na sua dieta

O triptofano é o aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco, a temperatura corporal e as funções intelectuais. Por isso, é um grande aliado no controle da ansiedade e do estresse. Pode ser encontrado em alimentos como: banana, grão de bico, aveia, arroz integral, folhas verdes escuras, aves, sementes, entre outros.VOCÊ É FELIZ?

6 – Invista no poder dos chás

Os chás naturais são poderosos aliados para a redução e o controle da ansiedade. Algumas plantas como a passiflora, a melissa, a camomila e a valeriana possuem um efeito sedativo suave, e por isso podem ser administradas sem contraindicações. Apenas tome cuidado para não exagerar na quantidade, na dúvida, fale com o seu médico.

7 – Foque no aqui e agora

Quando uma pessoa foca no momento presente, a probabilidade de ela se sentir ansiosa diminui consideravelmente, porque passa a ter total ciência do que está acontecendo, em vez de se distrair com o passado ou o futuro, que é o que gera as crises de ansiedade. Desse modo, sempre que começar a se sentir inquieto, traga sua atenção de volta. Utilizar os seus cinco sentidos é uma maneira bastante eficaz de se conectar com o agora.

8 – Mantenha os ambientes organizados

Você sabia que manter os ambientes organizados ajuda a controlar a ansiedade? Isso mesmo, quando estamos em locais caóticos, com sujeira e objetos espalhados, os pensamentos ansiosos tendem a aumentar. Procure sempre manter os ambientes organizados, pois isso te ajudará a manter o equilíbrio e o autocontrole, além de otimizar seu tempo, já que não precisará passar horas procurando os itens que precisar.

9 – Conviva com pessoas que lhe façam bem

Estar com pessoas que amamos e temos afinidade faz toda a diferença em nossa qualidade de vida e em nosso autocontrole emocional. Por essa razão, procure fortalecer os relacionamentos que têm com os seus entes mais queridos. Evite que a correria do dia a dia faça com que percam o contato e se afastem. Estar com essas pessoas fará com que se sinta mais confiante, relaxado e, consequentemente, menos ansioso.

10 – Pratique o autocuidado

Dedique um tempo de seu dia para cuidar da pessoa mais importante de sua vida, você! Por mais que se preocupe com os seus amigos e familiares, saiba que cuidar de si é essencial para que se mantenha forte para continuar cuidando deles. Portanto, ouça sua voz interior e conheça suas necessidades. Direcione parte da sua energia para tornar reais os seus sonhos e planos. Invista em você!

11 – Seja leve!

Nosso humor é diretamente impactado pela qualidade de nosso estado interno, por isso, escolha sempre pensamentos que te deem a sensação de estar leve, sem aquele peso que a ansiedade gera, perceba o mundo sem julgamentos e sorria. O riso contribui para a cura emocional diária, trazendo mais positividade e equilíbrio para a sua vida.

12 – Confie em Si

Você é e sempre será a sua melhor companhia, pois, por mais que tenha pessoas especiais ao seu redor, existem coisas que elas não podem fazer em seu lugar. Acredite, ninguém estará mais do seu lado na vida do que você mesmo, então, invista nessa parceria e seja fiel à sua essência e aos seus valores. Você é merecedor de tudo o que o universo tem a lhe oferecer, por isso agradeça, entregue e confie.

13 – Seja congruente

Seus pensamentos e as suas ações precisam falar o mesmo idioma. Se você agir fora dos padrões do que seus valores pessoais dizem, ficará ansioso e poderá enfrentar episódios de crise. Portanto, pense sobre o que está por trás de cada uma das suas ações, reflita sobre quais são as suas reais necessidades e seja leal àquilo que acredita.

14 – Durma bem

Um dos momentos mais sagrados de nosso dia é quando nos deitamos para dormir. Por isso, antes de ir para o quarto, evite agitações, preocupações e desgastes. Lembre-se que você não pode controlar o mundo, mas pode gerenciar suas ações, pensamentos e sentimentos. Escolha ter paz e tranquilidade quando for se deitar para dormir, isso ajuda a controlar a ansiedade e, consequentemente, melhora a qualidade do sono.

15 – Conheça a si mesmo

Quem se conhece, sabe quais são seus limites, suas capacidades e consegue diferenciar um movimento de autossabotagem, esforço e dedicação. Quem se conhece, tende a se aceitar melhor e a agir sem culpa, demonstrando que tem autodomínio emocional. Quanto mais você se conhecer, mais poderá se curar e se potencializar. Invista no relacionamento consigo mesmo e veja o quanto a sua visão sobre as coisas poderá se transformar.

Quando se perceber ansioso, prestes a ter uma crise, busque dentro de si o motivo, a razão, o ativador mental que te fez perder o controle. Dessa forma, sabendo o que te incomoda, fica muito mais simples escolher a melhor ação para controlar o que está sentindo.

Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e ajudar mais pessoas que estejam em busca de formas de controlar a ansiedade.

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/controlar-ansiedade/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close