Conheça as Principais Características do Transtorno Opositor Desafiador - tiago curcio
Conheça as Principais Características do Transtorno Opositor Desafiador
13/01/2018
Falta de Paciência_ Saiba Como Lidar Com Ela - tiago curcio
Falta de Paciência? Saiba Como Lidar Com Ela
17/01/2018

Como Deixar de Ser Carente e Recuperar sua Autoestima

Como Deixar de Ser Carente e Recuperar sua Autoestima - tiago curcio

A carência pode ser um grande empecilho para ter uma vida plena, por isso saber como deixar de ser carente é fundamental para quem está em busca de crescimento pessoal e profissional. Somente com autoconhecimento e independência emocional de outras pessoas é possível atingir o máximo do seu potencial e estar feliz e confiante consigo mesmo.

Pode ser desafiador driblar essa dependência e esta carência, mas não é impossível, pois este também é um fator essencial para recuperar e manter a sua autoestima e para ter uma vida emocionalmente mais equilibrada e saudável. A seguir eu vou apresentar algumas dicas poderosas de como combater a carência excessiva. Confira!

5 Dicas Sobre Como Deixar de Ser Carente

A seguir listei algumas dicas que vão te ajudar nesse caminho em busca da recuperação da sua autoestima a aumentar sua autoconfiança, amor próprio e a dominar a sua dependência emocional. Continue lendo, confira e coloque-as em prática:

Pare de Culpar as Outras Pessoas

Ao sentir que algo não vai bem, a primeira atitude das pessoas carentes é culpar os outros pela situação. A transferência de responsabilidade é uma autodefesa que demonstra o quanto esse indivíduo não tem controle sobre sua própria vida e é dependente. Para mudar este quadro é essencial começar admitindo que a responsabilidade pelo que não vai bem é sua, assim como os resultados positivos pelo que está no caminho certo, são seus. Portanto, assuma o controle da sua vida.

Conheça Seus Pontos de Melhoria e Suas Qualidades

Um passo muito importante na descoberta de como deixar de ser carente é saber exatamente que pessoa você é. A partir do momento em que conhece as suas qualidades e os seus pontos de melhoria, pode finalmente compreender porque se sente da maneira como se sente em relação aos demais. Buscar evoluir no que não vai bem, melhorar-se internamente e externamente, e buscar curar as feridas abertas, que lhe impedem de avançar; é fundamental para quem deseja crescer na vida pessoal e profissional e viver o seu melhor e eliminar a dependência afetiva.

Entenda a Carência Como um Sintoma

Você já parou para pensar que a carência que você sente é, na verdade, resultante de algo maior? A dependência emocional é um sintoma que se manifesta quando o indivíduo sente que está faltando algo em si mesmo ou ainda quando tem uma autoestima tão baixa que não acredita eu possa ser ou fazer algo sozinho. Olhe para dentro de você e tente compreender o que criou esse buraco para que possa, então, preenchê-lo com as curas certas.

O motivo da sua carência pode ser não enxergar um propósito para a sua vida ou carreira, não se achar bom o bastante ou tentar encontrar a segurança que te falta, nos outros. Busque conhecer as origens para eliminar o que causa este final.

Fuja das Armadilhas da Carência

Infelizmente, o fim da carência não acontece de um dia para outro e, por isso, é fundamental manter a vigilância constante. Ao perceber que está numa situação desencadeadora para a sua insegurança, mentalize ideias saudáveis de como agir. Muitas pessoas carentes fazem coisas das quais se arrependem quando têm uma crise de carência e, claro, depois não podem desfazer. Leia um livro, converse com um bom amigo, medite, faça exercícios, mas evite que a carência se instale e tome conta de suas atitudes.

Trabalhe a Sua Autoestima

O objetivo de aprender a como deixar de ser carente é recuperar a sua autoestima e autoconfiança, o trabalho de fortalecimento do seu “eu interior” é essencial para os resultados. Todos os dias, escreva num pedacinho de papel algo positivo sobre você ou que tenha feito no dia. Guarde esses papéis num recipiente e, no final da semana, abra todos e leia para se lembrar de que em vários momentos você foi uma pessoa brilhante.

Como o Coaching Pode Ajudar a Lidar com a Carência

O certo é que ninguém é carente por acaso. Se lhe falta algo que considera importante para sua vida e, no afã de conquistá-la, você faz coisas das quais não se orgulha, é sinal de que sua carência está dominando você. Este alerta traz a importância de buscar ajuda para compreender as causas e efeitos práticos do problema.

Neste sentido, o processo de Coaching, com suas técnicas, métodos e ferramentas, é um poderoso aliado da pessoa carente em seu autoconhecimento; elemento chave para a autodescoberta e para que o indivíduo possa eliminar seus sabotadores e potencializar sua autoestima e qualidade de vida.

Por fim, acredito que com essas dicas iniciais de como deixar de ser carente você se tornará menos dependente daqueles que te cercam e, consequentemente, se mostrará mais forte para enfrentar qualquer situação em seu dia a dia. Invista em seu crescimento, amadurecimento emocional, recupere a sua autoestima e seja a pessoa brilhante e autoconfiante que você pode ser. Invista em Coaching!

 

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/como-deixar-de-ser-carente/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close