respiração - coaching - blog tiago
Como Está o Meu Respirar? Por Que Fazer Essa Pergunta Diariamente?
07/05/2018
Era da Distração – coaching - casule
Era da Distração – Como Podemos Nos Desconectar?
11/05/2018

Como Identificar as Características de um Cliente Indeciso?

Como Identificar as Características de um Cliente Indeciso - coaching - casule

Uma pessoa indecisa, naturalmente também se mostra um cliente indeciso na hora de fazer suas compras. Hum, será que eu levo este ou aquele sapato? Escolher a camisa branca ou a preta? Parcelar em 12 vezes ou pagar à vista? Comprar pela internet ou ir até a loja? Esperar uma promoção ou levar agora? Estes são exemplos de dilemas que pairam na mente dos indecisos e que lhes acompanham em seu dia a dia sempre que precisam tomar decisões de compra simples ou mais complexas.

Neste sentido, saber identificar o perfil de um cliente indeciso deve ser também uma das habilidades dos profissionais de vendas, pois a indecisão é um tipo de objeção que pode levar aquele potencial consumidor a desistir de comprar. É certo saber ainda que estar indeciso não quer dizer que a pessoa seja sempre assim. Entretanto, em todos os cenários é importante ter estratégias efetivas para contrapor as dificuldades em tomar uma decisão e formalizar uma compra.

3 Características de um Cliente Indeciso

Pensando nisso, trouxe algumas características claras que ajudam a identificar o perfil do cliente indeciso e os seus comportamentos e ideias que podem sabotar uma venda. Continue lendo e confira:

1 – Demora a Decidir

Uma pessoa indecisa não chega a uma loja totalmente convicta do que deseja comprar alguma coisa, pois nunca está confiante o suficiente. Ela olha e analisa várias vezes o produto, pergunta sobre as formas de pagamento e garantias, pois está em busca de um argumento que lhe ajude a decidir levar ou não aquilo. Por isso, o vendedor deve ser paciente e apresentar todas as vantagens para que seu processo de decisão seja otimizado.

2 – Pede a Opinião de Terceiros

A indecisão constante também pode indicar falta de autoconfiança, o que leva o indivíduo a precisar sempre da opinião de terceiros (aprovação) para decidir se vai ou não comprar alguma coisa. Geralmente o cliente indeciso leva um amigo ou parente para fazer suas compras ou pede a sugestão do vendedor ou de alguém que esteja na loja para se decidir.

3 – Pergunta Mais

Saber todos os detalhes da compra e, especialmente, se pode devolver o produto caso se arrependa, é uma das características dos indecisos. Por isso, sempre fazem um grande número de perguntas de modo a ter todas as informações para tomar sua decisão. O vendedor deve então ter paciência e mostrar convicção ao falar do que vende, de modo a ajudar o cliente indeciso a finalmente fechar a compra.

Sabendo de tudo isso é essencial que o profissional de vendas tenha jogo de cintura para esperar o momento do cliente, saber contornar suas objeções com bons argumentos. Também é muito importante saber ouvir atentamente o que o indeciso tem a dizer, pois em sua fala podem estar às informações que você precisa para entender melhor os seus desejos, medos e necessidades e oferecer exatamente o que o cliente indeciso procura. Fique atento e boa sorte!

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/caracteristicas-de-um-cliente-indeciso/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close