Como-Lidar-com-uma-Pessoa-Bipolar-no-Trabalho-tiago-curcio
Como Lidar com uma Pessoa Bipolar no Trabalho
07/02/2018
Vencendo-o-Medo-de-Trabalhar-tiago-curcio
Vencendo o Medo de Trabalhar
10/02/2018

Como Manter o Equilíbrio nos Momentos Difíceis

Como-Manter-o-Equilíbrio-nos-Momentos-Difíceis-tiago-curcio

Quando estamos diante uma situação delicada buscar manter o equilíbrio colocará você numa posição muito mais favorável do que perder a calma e permitir que o desespero tome conta da sua mente. Sei que num primeiro momento, pode ser realmente um grande desafio permanecer tranquilo em meio às adversidades da vida. Entretanto, saiba que tudo é uma questão de treino, perspectiva e desenvolvimento da sua inteligência emocional e social, algo que é perfeitamente possível de ser alcançado.

 

A Importância de Manter o Equilíbrio

Aprender a manter o equilíbrio é necessário porque evita que se sofra com situações que não tem o poder de mudar ou, ainda, tenha sua percepção afetada pelo medo e pela ansiedade. Nesse sentido, um indivíduo equilibrado que descobre que um familiar está com uma doença grave, por exemplo, consegue manter a sanidade e a calma para ajudá-lo ao invés de se descontrolar e poder gerar ainda mais problemas.

É importante deixar claro que uma pessoa equilibrada não está isenta de sofrer, afinal, o sofrimento é algo que faz parte da vida e leva ao crescimento. A diferença está no fato de que ela sabe lidar com os seus sentimentos de forma positiva, evitando que eles comprometam a sua sensatez. Ser equilibrado envolve conhecer e saber canalizar suas emoções ao seu favor.

Desenvolver a habilidade de controlar as suas emoções fará de você uma pessoa resiliente, que é aquela que consegue se adaptar de acordo com as necessidades, sem perder a sua essência e, principalmente, o equilíbrio. Assim, conseguirá enfrentar todos os obstáculos que surgirem, tanto na área pessoal quanto profissional, o que, certamente, trará inúmeros benefícios para a sua vida.

 

7 Dicas Altamente Eficazes Para Manter o Equilíbrio

Se você é do tipo que perde o equilíbrio facilmente e se desespera quando surge um obstáculo a ser superado, acredite, é possível mudar isso. Evite se guiar pela crença limitante de que nasceu com esse comportamento e assim irá permanecer por toda a vida. Se realmente deseja desenvolver a sua inteligência emocional e, consequentemente, o equilíbrio, basta que faça disso uma meta e, então, comece a realizar mudanças que poderão promover uma grande transformação. Saiba quais são elas e prepare-se para evoluir.

 

1 – Entenda a Origem do Desequilíbrio Emocional

Para se tornar equilibrado é necessário, em primeiro lugar, entender o que te leva ao desequilíbrio. Como sempre digo, o autoconhecimento é o principal caminho para o processo evolutivo dos indivíduos e é através dele que será possível conhecer melhor os seus sentimentos e as suas emoções. Dessa forma, terá a oportunidade de dar um novo significado a eles e aprender a controlá-los, evitando que te tirem do centro.

Em muitos casos, o descontrole emocional é fruto de determinados sentimentos, como é o caso da ansiedade e da insegurança, que podem ter influência tanto de fatores emocionais como de experiências traumáticas, não ressignificadas, no decorrer da vida. Olhar com atenção para si irá possibilitar que entenda o que causa o seu descontrole e descubra o que precisa fazer para se curar. Você é muito mais forte do que imagina e tem total capacidade para assumir o controle da sua história.

 

2 – Tenha uma Motivação

Todos nós precisamos de motivação, ou seja, de razões para agirmos de determinada maneira em prol de nossos objetivos. Então, se deseja manter o equilíbrio emocional, é necessário que tenha razões para tal. Se está passando por uma situação desafiante no trabalho, por exemplo, sua motivação pode ser manter-se firme a fim de superá-la e realizar as suas metas relacionadas à carreira. Ter um propósito é algo realmente transformador e capaz de muitas mudanças positivas.

 

3 – Pratique o Autocuidado

O autocuidado se refere às atitudes que você tem com o objetivo de cuidar da sua mente e, também, da sua saúde, já que ambos estão integrados. Isso inclui realizar atividades prazerosas que te ajudem a relaxar e, também, reconhecer quando for necessário pedir ajuda. Para manter o equilíbrio é necessário se enxergar como o principal agente de mudança da sua vida, a fim de entender e suprir as suas necessidades e, principalmente, respeitar a sua história.

 

4 – Conte Com o Apoio de Pessoas Próximas

Poder contar com o apoio de pessoas que são importantes para ti certamente irá lhe oferecer muito mais força e equilíbrio. Ter com quem se abrir ao viver uma situação estressante fará com que se sinta melhor e tenha a oportunidade de obter uma nova visão sobre o ocorrido. Além disso, apenas o fato de saber que tem alguém ao seu lado que apoia suas decisões ou aconselha quando discorda delas, será bastante reconfortante.

 

5 – Mantenha uma Atitude Positiva

Dizem que o pensamento negativo atrai coisas ruins. A realidade por trás dessa afirmação é que a forma com a qual enxerga a vida irá guiar as suas ações. Dessa forma, ao manter uma atitude positiva, terá muito mais chances de agir da mesma maneira. Vale dizer que ser positivo é completamente diferente de fugir da realidade. Trata-se de saber enxergar o lado bom das coisas e utilizar isso ao seu favor com sabedoria e inteligência.

 

6 – Movimente-se

Corpo e mente estão intimamente ligados, o que faz com que os exercícios físicos sejam extremamente positivos para manter a saúde e o equilíbrio mental. Escolha uma atividade que seja prazerosa e torne-a parte da sua rotina. A endorfina liberada ao realizar exercícios irá lhe proporcionar uma incrível sensação de bem-estar, fazendo com que relaxe e enxergue os momentos difíceis de uma outra forma.

 

7 – Valorize Suas Conquistas

Ao invés de se culpar pelas situações delicadas pelas quais está passando, procure pensar em tudo o que já conquistou, tenho a certeza de que já venceu muitas batalhas e poderá vencer muitas mais. Permita-se reconhecer e valorizar essas conquistas e veja a mágica acontecer. Quando adotar essa atitude, entenderá o seu verdadeiro valor e terá coragem para ir além, mesmo quando as condições não parecem tão favoráveis. Lembre-se que você tem o poder de virar o jogo e o equilíbrio será um poderoso aliado.

Espero que essas dicas te ajudem a desenvolver força e resiliência para que supere todos os obstáculos que surgirem em sua vida. Sua mente tem um poder extraordinário e, através do equilíbrio, você será capaz de se superar e ir além. Lembre-se disso e ouse ir além!

 

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/como-manter-equilibrio-momentos-dificeis/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close