tranquilidade é uma qualidade comum aos indivíduos que buscam viver de maneira equilibrada e sem excessos. Optar por esse estilo de vida e comportamento é positivo porque proporciona diversos benefícios relacionados ao bem-estar e à saúde de uma forma geral. Se você deseja saber como ser uma pessoa mais calma e aprender a lidar positivamente com as suas emoções, continue acompanhando este artigo.

10 Dicas de Como Ser uma Pessoa Mais Calma e Centrada

Muitos associam a imagem de uma pessoa calma a alguém sem atitude e que aceita tudo com extrema passividade. Contudo, é importante dizer que ser tranquilo não é o mesmo que deixar de agir, mas sim se comportar de forma centrada, sem se tornar refém de suas próprias emoções. Se é isso o que deseja para a sua vida, coloque as dicas a seguir em prática e comece hoje mesmo a se transformar.

1 – Reconheça a Origem das Suas Emoções

Para ser calmo, é necessário aprender a lidar com as suas emoções e, para isso, é fundamental que reconheça a origem de cada uma delas. O que te deixa feliz? O que faz com que se sinta ansioso, irritado, nervoso? Descobrir as respostas para esses questionamentos fará com que se conecte cada vez mais consigo mesmo e saiba como utilizar os seus sentimentos com sabedoria e serenidade. Contudo, é importante que saiba que isso é um processo que leva tempo e que deve te acompanhar por toda a vida.

2 – Atente-se aos Seus Julgamentos Internos

Muitos indivíduos sentem um grande medo de serem julgados pela sociedade e, com isso, deixam de perceber que eles são os primeiros a se julgarem. Para descobrir se esse é o seu caso, comece a se atentar aos seus pensamentos em relação a si. Como você se trata ao cometer um erro? Compreende e age da mesma maneira que faria se estivesse falando com um amigo querido ou se coloca como alguém desprezível? Aprenda a ouvir a sua voz interior e saberá identificar a forma com a qual se trata.

3 – Pratique a Autocompaixão

O próximo passo é começar a se tratar com mais carinho, praticando a autocompaixão. Afinal, se continuar se tratando de forma ríspida, irá se sentir cada vez mais incapaz. Se amar é fundamental, porque ninguém que não goste de si mesmo se sentirá motivado a aprender e a evoluir. O desejo de querer ser a sua melhor versão e adotar uma postura mais calma e centrada apenas se transformará na sua realidade se acreditar na sua capacidade de ir além.

4 – Organize a Sua Rotina

Se, para você, rotina é sinônimo de tédio e de excesso de regras, saiba que ter um planejamento pode te proporcionar uma grande sensação de tranquilidade. A intenção não é a de que tenha uma vida completamente engessada, mas sim que consiga fazer um uso mais eficaz do seu tempo e possa realizar cada atividade com calma. Então, ao ter uma semana produtiva, poderá desfrutar dos momentos de folga com maior liberdade para fazer o que desejar.

5 – Pratique Atividades Físicas

Praticar atividades físicas não faz bem apenas para o corpo e também é excelente para manter o equilíbrio emocional. Isso porque, enquanto você se exercita, seu cérebro libera os neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Por esse motivo, muitos continuam na sua rotina de exercícios mesmo quando estão passando por situações delicadas, porque encontram neles o equilíbrio para se manterem mentalmente fortes.

6 – Fale Sobre o Que Sente

Guardar o que sente por muito tempo pode fazer com que acabe extravasando em momentos inadequados, te levando a agir de forma contrária ao que acredita. Portanto, o melhor a fazer para evitar que isso aconteça é se abrindo, seja com um amigo em quem confie ou mesmo com um profissional. Assim, além de se sentir mais leve ao compartilhar seus sentimentos, poderá compreender melhor a situação enquanto fala sobre ela. Se preferir, registre os seus desabafos em um diário, porque a escrita também é uma forma poderosa de colocar para fora o que está te afligindo.

7 – Durma o Suficiente

A privação do sono pode fazer com que uma pessoa se sinta irritada, o que certamente irá se refletir em seu comportamento. Por isso, para que seja uma pessoa mais calma, é essencial que cuide para que durma o suficiente para descansar e renovar as energias para o dia seguinte. Se atentar ao conforto do ambiente, evitar ingerir café e outras substâncias estimulantes à noite e adotar um horário fixo para deitar e se levantar são algumas medidas que irão te ajudar a ter um sono de qualidade.

8 – Aceite o Que Não Tem o Poder de Mudar

Se desgastar por coisas que não estão ao seu alcance mudar fará com que perca a calma inutilmente e acabe desperdiçando suas energias em algo que em nada irá acrescentar em sua vida. Dessa forma, é importante que aprenda a aceitar com serenidade tudo aquilo que não pode alterar e escolha se concentrar nas coisas que pode transformar. Lembre-se que você não pode mudar o comportamento do outro, mas tem todas as condições para mudar a sua forma de lidar com ele.

9 – Seja Grato

Quando se está frente a um grande desafio é fácil se deixar levar por crenças limitantes. Entretanto, se deseja vencê-las, pode recorrer a um antídoto poderoso, que é a gratidão. Através dela aprenderá a dar mais valor para as coisas boas ao seu redor do que para os problemas. Experimente, comece a anotar todos os dias pelo menos três motivos que tiver para agradecer e então verá o quanto esse pequeno gesto fará com que adote uma visão muito mais positiva em relação à sua vida.

10 – Viva o Agora

Por fim, a última dica para que seja uma pessoa mais calma é que comece a se concentrar no momento presente, deixando o passado e o futuro onde estão. É necessário ressaltar que essa é uma mudança que exige persistência, porque não é do dia para a noite que deixará de ocupar os seus pensamentos com o que já passou ou com o que ainda nem aconteceu. Contudo, se mantiver o foco e sempre chamar a sua mente para o agora, isso se tornará cada vez mais parte do seu comportamento.

Ser uma pessoa calma é importante porque, ao adotar essa postura, aprenderá a enxergar os problemas de uma forma muito mais positiva. Além disso, irá influenciar todos ao seu redor, dando início a um círculo virtuoso de serenidade e sabedoria.

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/como-ser-uma-pessoa-mais-calma/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close