A frustração é um sentimento que ninguém deseja sentir, pois envolve ser impedido de atingir a satisfação, que é o que todo ser humano deseja. Quando uma pessoa vai a uma entrevista de emprego, por exemplo, espera ser selecionada, se o resultado não sai como o esperado, se sente frustrada porque o seu desejo não se concretizou. Isso acontece com frequência na vida de todos, já que não é sempre que nossas vontades são atendidas, por essa razão é importante aprender a lidar com a frustração, para evitar que ela se torne motivo para desânimo e desistência.

Entenda o que é frustração

Como disse anteriormente, a frustração é uma emoção que ocorre em situações em que uma pessoa é impedida de alcançar algo que deseja, o que pode ser desde preparar uma receita na cozinha quanto ser aprovado em um processo seletivo para uma vaga de emprego. A diferença entre os tipos de situação é a intensidade com a qual a frustração se manifesta, normalmente, quanto mais importante é o objetivo, maior ela é.

É importante dizer que a frustração não é necessariamente ruim, ela pode funcionar como um indicador de problemas e, através do incômodo que causa, motivar a mudança. No entanto, é importante tomar cuidado para que não se transforme em um ciclo vicioso de raiva, estresse e ressentimentos, porque isso faz com que o indivíduo se afunde cada vez nesse sentimento, abrindo mão de seus objetivos por se julgar incapaz.

Basicamente, a frustração acontece quando suas ações não trazem o resultado esperado, o que pode ser motivado tanto por fontes externas quanto internas. As fontes externas são as circunstâncias da vida, transformações inesperadas, perdas, entre outras. Já as fontes internas são fruto de autocobrança excessiva, falta de confiança em si mesmo ou ter dois ou mais objetivos que são conflitantes.

7 Dicas para lidar com a frustração positivamente

Não temos como eliminar a frustração das nossas vidas, até porque se trata de um sentimento fundamental para o nosso desenvolvimento, entretanto, é importante aprender a lidar positivamente com ela, para que se transforme em autoconhecimento e motivação, não em desânimo e desistência. Veja, a seguir, algumas dicas poderosas que poderão te ajudar nisso.

1 – Descubra a fonte da sua frustração

Em primeiro lugar, encontre a fonte da sua frustração, por mais que pareça claro, reflita a respeito, assim, poderá identificar detalhes que poderiam ser ignorados. Quanto mais entender o que está acontecendo, mais clareza terá para saber como agir. Se apenas se deixar levar pelo sentimento, sem se questionar, perderá a oportunidade de aprender as lições envolvidas e deixará de encontrar soluções que sejam verdadeiramente eficazes.

2 – Faça algo agradável

Quando estiver se sentindo frustrado por algo que aconteceu, tire um momento para si, para relaxar e pensar em outras coisas. Se distrair é uma ótima escolha para acalmar os ânimos e, em seguida, conseguir pensar em como solucionar o problema em questão sem o peso gerado pelas emoções. Caso tenha algum hobby, recorra a ele, se não tiver, encontre alguma atividade que te ajude a mudar o foco e relaxar.VOCÊ É FELIZ?

3 – Mantenha um registro com suas realizações

Adote o hábito de registrar todas as suas realizações diárias, assim, terá o controle do que fez ao longo da semana, do mês e do ano, o que é ótimo para deixar de olhar apenas para os problemas e saber valorizar suas conquistas. Essa é uma estratégia simples e eficaz para driblar a tendência natural da mente de dar maior ênfase para as falhas e fortalecer sua autoconfiança.

4 – Identifique seu estado desejado

Para alcançar um objetivo, é preciso saber exatamente o que deseja, desse modo, procure refletir sobre o seu estado desejado, deixando de lado as pressões externas para focar apenas na sua essência. Com essas respostas em mãos, ficará mais simples se planejar para definir novas estratégias e tentar novamente. O importante é sempre seguir em frente e não desistir enquanto aquele objetivo ainda fizer sentido para você.

5 – Aprenda a se adaptar às mudanças

Essa dica é específica para a frustração gerada por fontes externas, que são aquelas que não podemos mudar. Então, se não é possível mudar a situação, mude você e suas atitudes. A adaptação é uma habilidade das pessoas inteligentes e maduras que sabem que reclamar não irá levá-las a lugar algum. Quanto mais flexível você for, mais longe irá conseguir chegar em tudo o que desejar.

6 – Acredite no seu potencial

Por mais que o resultado obtido não seja o que esperava, acredite no seu potencial. Lembre-se que todo ser humano está sujeito a falhar, assim como as circunstâncias podem atrapalhar os planos de qualquer pessoa. Evite se colocar como uma vítima da situação, assuma a sua responsabilidade, busque aprender com o ocorrido para colocar as lições em prática na próxima tentativa, isso vai fazer toda a diferença.

7 – Busque outras formas de chegar ao resultado desejado

Se o seu planejamento não trouxe o resultado que esperava, altere-o, assim como um comandante altera a rota do navio quando percebe que é necessário. Como bem disse o grande gênio Albert Einstein, loucura é fazer sempre as mesmas coisas e esperar obter resultados diferentes. Portanto, se algo deu errado, veja no que falhou, obtenha outras perspectivas, reinvente-se, assim poderá encontrar alternativas que resultem no que espera.

Desapegue da perfeição na primeira tentativa, se dedique, dê o seu melhor, mas evite esperar as condições perfeitas, apenas faça. Se der errado e a frustração vier, respire fundo e lembre-se de que você pode fazer qualquer coisa depois de praticar por diversas vezes. Acertar na primeira, além de ser raro, te impede de evoluir e aperfeiçoar suas habilidades para obter um resultado ainda melhor.

Jamais permita que a frustração seja motivo para que desista, desafie a si e as circunstâncias, ouse fazer diferente, experimentar, falhar, aprender, evoluir. Assim, irá trilhar um caminho fantástico de evolução que te levará ao topo.

Aproveite para deixar seu comentário abaixo a respeito do assunto e compartilhar o artigo em suas redes sociais!

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/como-voce-lida-com-a-frustracao/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close