Muitas vezes, temos atitudes que não concordamos, mas ainda assim as repetimos seguidas vezes. Uma pessoa que deseja emagrecer, por exemplo, mesmo que desaprove um episódio de exagero ao comer, pode, no dia seguinte, voltar a fazer a mesma coisa. Isso acontece porque esses comportamentos repetidos são frutos de crenças que existem no inconsciente e que acontecem mesmo com a desaprovação da razão.

Grande parte das ações que temos em nosso dia a dia são frutos do inconsciente, é ele que nos controla durante a maior parte do tempo. Por isso dizemos que existem coisas que realizamos no automático, porque há algo dentro de nós que mostra como devemos agir. Nesse sentido, quando se deseja mudar um tipo de comportamento, é preciso olhar para dentro de si, porque é lá que a transformação acontece.

Os comportamentos repetidos são obstáculos para a mudança

Pense bem, se todos conseguissem ter controle sobre o próprio comportamento, não haveria pessoas com problemas para comer de modo mais saudável, economizar para adquirir um bem, realizar trabalhos dentro do prazo e tantas outras situações que são desafiadoras para muitos. Se a mente consciente fosse a grande responsável pelas escolhas, possivelmente todos conseguiriam agir exatamente do modo como gostariam, sem nenhum esforço ou guerra interna.

A verdade é que não é assim que as coisas acontecem, para colocar fim a um comportamento repetido é preciso olhar além dele e entender o que está por trás. Se você, por exemplo, gostaria muito de poupar para comprar um carro, mas não consegue parar de gastar com itens supérfluos, como roupas e sapatos que não precisa, é necessário entender o que te leva a ter tal atitude. Talvez, seja a ansiedade se manifestando através do ato de comprar, a necessidade de se vestir e ter o que os outros têm para se sentir aceito e mais uma série de possibilidades.

Enquanto esse comportamento repetido não for analisado com atenção e sua causa não for identificada, o objetivo ficará cada vez mais distante. Ainda citando o exemplo anterior, não adianta parar de ir ao shopping para não gastar, porque acabará encontrando outras maneiras de fazer compras. Para resolver o problema é preciso tratar sua raiz, porque é assim que se encontra soluções efetivas para que o obstáculo seja definitivamente superado.

7 Dicas para colocar fim aos comportamentos repetidos

Existem algumas atitudes que podem ajudar a colocar fim aos comportamentos repetidos. Vale lembrar que não se trata de uma receita pronta, principalmente porque se trata de um processo que leva tempo para ser realizado, e sim de ações que irão te auxiliar a superar o que está causando transtornos para sua vida, veja quais são elas.

1 – Busque a origem do comportamento repetido

Como disse anteriormente, para colocar fim a um comportamento que vem repetindo, é necessário entender qual é a sua origem. Chegar a essa resposta pode não ser tão simples, mas é o tipo de esforço que vale a pena, porque é aí que está a chave para a sua libertação. Para isso, é preciso buscar nas profundezas do seu eu as necessidades que possam estar causando a ação que está te incomodando.

2 – Mantenha um diário

Escrever é um ato extremamente poderoso e que pode contribuir com o fim dos comportamentos repetidos. Desse modo, experimente manter um diário, em que irá relatar suas experiências e emoções. Assim, terá um registro da forma como está se comportando, algo que também te ajudará a entender qual é o fator gerador disso, além de poder se conhecer melhor, o que é extremamente positivo.

3 – Seja gentil consigo mesmo

Em qualquer fase do processo, é extremamente importante que seja gentil consigo mesmo. Se julgar e se culpar por ter repetido determinado comportamento não te ajudará em nada, pelo contrário, pois fará com que se sinta cada vez menos capaz de vencê-lo. Portanto, deixe os julgamentos de lado e se acolha, porque é assim que irá se fortalecer para seguir adiante.

4 – Defina pequenas metas para alcançar

Ter um norte, uma direção para seguir, é bastante motivador e te ajudará a evitar os comportamentos repetidos. Porém, é interessante que defina metas que consiga alcançar em menos tempo, para que não acabe desanimando pelo caminho. Se deseja juntar dez mil reais, por exemplo, separe essa meta em dez etapas, assim, a cada mil reais alcançados estará mais inclinado a continuar, o que poderá ajudar a evitar gastos desnecessários.

5 – Questione-se antes de seguir um padrão de comportamento

Você sabe que tem o objetivo de juntar dez mil reais, mas passa por uma vitrine, vê um produto que chama sua atenção e quase que automaticamente entra na loja para comprar. Nesse caso, o melhor a fazer é parar e refletir se aquilo irá realmente valer a pena, afinal, realizar a compra fará com que fique um pouco mais longe da sua meta. Questionar-se ajuda a evitar os impulsos gerados pelos comportamentos repetidos.

6 – Pratique atividades físicas

Muitos comportamentos repetidos geram um prazer momentâneo a quem os realiza e, por isso, é tão desafiador se livrar deles. Uma forma interessante de evitá-los é encontrando outras formas de satisfação, como é o caso das atividades físicas. Por mais que, muitas vezes, seja penoso se animar para se exercitar, a sensação depois de concluir é maravilhosa, experimente e irá comprovar isso.

7 – Considere procurar ajuda especializada

Por último, pode ser positivo procurar algum tipo de ajuda, de acordo com o tipo de necessidade que tem. Caso o comportamento repetido esteja te prejudicando de alguma maneira e sinta que não está conseguindo vencê-lo sozinho, o apoio psicológico pode se mostrar necessário. Já nos casos em que precisa de auxílio para alcançar um objetivo, poder contar com o suporte de um Coach certamente fará toda a diferença.

Você não precisa repetir padrões de comportamento prejudiciais por toda a vida, pois é perfeitamente possível superá-los e se libertar deles. Para isso, é preciso que procure se conhecer, identifique o que está gerando essas atitudes e, então, trabalhe essas questões dentro de si. Acredite, você é capaz de se transformar e se tornar uma melhor versão de si mesmo.

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/comportamentos-repetidos-o-que-nos-mostram-saiba-mais/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close