Relacionamentos saudáveis, sejam eles familiares, amorosos, de amizade e até mesmo profissionais, dependem de alguns fatores e no artigo de hoje falarei a respeito de um deles: a confiança. Sem ela, as pessoas envolvidas não conseguem se entregar verdadeiramente, compartilhar seus sentimentos e se mostrar como realmente são. Sem entrega, as relações ficam rasas e perdem o seu verdadeiro significado.

Entenda a importância da confiança para os relacionamentos

Relacionamentos próximos, do tipo que se tem com o cônjuge, pessoas da família e os melhores amigos, são marcados por intimidade. Ninguém conhece mais uma pessoa do que esses entes queridos que convivem com ela de perto. É um tipo de relação em que há ajuda mútua, troca de confidências, gestos de carinho e, também, desentendimentos, que são naturais de acontecer entre seres humanos, mesmo aqueles que possuem grande proximidade.

Tudo isso apenas torna-se possível porque existe confiança, sem ela, um não teria coragem de se abrir com o outro, contar sobre seus sentimentos mais íntimos, pedir ajuda, mostrar sua vulnerabilidade, aprender, ensinar, enfim, ser quem é sem tabus e inseguranças. Quando uma pessoa não confia na outra, as relações não evoluem e ficam sempre estagnadas.

Agora, deixando o lado pessoal de lado para falar de relações profissionais, a confiança também é importante, tanto entre colegas de trabalho, quanto parceiros de negócios, entre clientes e empresas, alunos e professores. É preciso que um confie no outro para trabalhar de forma colaborativa em um projeto, fechar parcerias, comprar produtos ou contratar serviços, compartilhar conhecimento. Sem a crença de que a outra parte é digna de credibilidade, nada disso acontece.

A confiança é a base que solidifica quaisquer relacionamentos.

5 Motivos pelos quais a confiança é importante nos relacionamentos

Para entender o valor da confiança na prática, veja cinco motivos pelos quais ela é essencial em todos os tipos de relacionamento.

1 – Traz segurança

Quando uma pessoa confia na outra, sente-se segura ao lado dela, o que explica o motivo pelo qual é tão reconfortante estar ao lado dos entes queridos em momentos delicados. Você sabe são indivíduos que realmente querem o seu bem e torcem pela sua felicidade.

2 – Sem confiança não há amor verdadeiro

O amor verdadeiro, aquele sentimento puro de desejar o bem ao outro e querer estar perto dele, apenas acontece quando existe uma relação de confiança. Qualquer coisa que se diferencie disso é apenas paixão.

3 – Facilita o perdão

Quando alguém em quem confiamos comete um erro e nos magoa, embora isso possa gerar muito sofrimento, o perdão acaba acontecendo com mais facilidade. Isso porque a relação de confiança nos leva a realmente acreditar que o outro se arrependeu e dará o seu melhor para que o ocorrido não se repita.VOCÊ É FELIZ?

4 – Dá força para superar desafios

O fato de confiar nas pessoas que estão ao seu lado, é extremamente fortalecedor quando é preciso superar um desafio. O mesmo também se aplica a desafios profissionais, poder contar com o suporte de uma equipe de confiança faz toda a diferença.

5 – Mantém a individualidade das pessoas

Em se tratando de relacionamentos pessoais, como amoroso e de amizade, a confiança permite que se mantenha a individualidade, que é um ponto essencial para manter laços saudáveis e equilibrados. Em um casamento, por exemplo, quando um confia no outro, as cobranças deixam de existir e a vida se torna muito mais tranquila.

Dicas para melhorar a confiança nos relacionamentos

Depois de entender que a confiança é a chave para bons relacionamentos, confira dicas para fortalecer esse laço tão importante.

1 – Seja sempre sincero com as pessoas

Sinceridade e confiança são conceitos que andam lado a lado, afinal, é através da primeira que as pessoas terão a certeza de que é realmente digno da confiança delas. Por isso, não tenha medo de ser quem você é, de ser fiel aos seus valores e expressar suas opiniões, mas, claro, sempre cuidando do modo com o qual fala, o que faz toda a diferença. Dá para ser sincero sem ser rude e magoar os outros.

2 – Evite agir movido por impulsos

Uma ótima maneira de evitar quebrar os laços de confiança que tem com outras pessoas é começar a pensar antes de agir. Afinal, nem sempre os impulsos que nos movem seguem os nossos valores e o que acreditamos ser o certo, por isso, é tão importante fazer essa pausa para pesar as consequências e se certificar se realmente deve prosseguir ou recuar.

3 – Tenha empatia

A empatia é, basicamente, o exercício de se imaginar passando pela mesma situação que o outro e, assim, tentar mensurar como ele se sente. Adotar esse hábito é ótimo para fortalecer a confiança nos relacionamentos porque, antes de cometer qualquer ato que possa quebrar esse laço, irá se colocar no lugar da pessoa que será impactada por ele e verificar se gostaria que ela fizesse o mesmo contigo.

4 – Comunique-se com clareza

A comunicação é mais uma ferramenta de grande relevância para a manutenção da confiança nos relacionamentos. Quando duas pessoas conversam e expressam o que sentem, fica muito mais fácil para ambas definir como devem ou não agir. Em um relacionamento amoroso, por exemplo, as duas partes precisam entrar em um consenso sobre o que pode ou não magoar a outra, criando suas próprias regras.

5 – Cuide dos seus relacionamentos

Por último, é sempre importante lembrar que relacionamentos são humanos, vivos e, por isso, devem ser sempre cuidados. Se deseja que seu namoro, casamento, amizade ou relação familiar seja harmoniosa, precisa cuidar, demonstrar o que sente e, principalmente, mostrar-se sempre digno da confiança das pessoas, porque essa é a mais poderosa prova de amor que existe.

Confiar nas pessoas que ama é tão importante quanto confiar em si. Busque conhecer os outros e a si mesmo, essa é a chave para construir laços poderosos de confiança que contribuirão para relacionamentos plenos e felizes.

Aproveite para deixar seu comentário abaixo contando como anda a sua confiança em relação aos outros e compartilhar o artigo em suas redes sociais, levando a reflexão adiante!

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/confianca-a-chave-para-bons-relacionamentos/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close