Quem é o administrador moderno? O que ele faz de diferente? Como administra uma empresa? Quando falamos em gestão de empresas é fato que as características de um administrador são decisivas para que o gerenciamento do negócio seja efetivo e congruente com o que deseja conquistar.

De maneira geral vemos na figura do administrador um profissional que tem grandes responsabilidades. Para isso precisa ter visão sistêmica e cuidar do funcionamento pleno da organização no que tange tantos os seus processos técnicos como humanos. Também é aquele que deve buscar soluções para os problemas, identificar e eliminar os gaps e criar estratégias eficientes para a empresa crescer cada vez mais.

Por tudo isso e mais um pouco, podemos dizer que os desafios do administrador moderno são muitos e, que eles aumentam à medida que a competitividade empresarial aumenta também. Sendo assim, é essencial estar preparado para todas estas mudanças e movimentos, ter um desempenho acima da média e que realmente permita administrar um negócio e fazê-lo ter sucesso em todos os sentidos.

15 Características do Administrador Moderno

A melhor forma de se adaptar ao meio é entender quais são as suas exigências e traçar planos efetivos para gerenciar a empresa da melhor maneira possível. Para isso, é importante desenvolver algumas características, vamos conhecê-las então:

Flexibilidade – nada de ficar dando murro em ponta de faca. O administrador moderno sabe bem que é importante reconhecer logo quando uma ação ou estratégia não surtiram os efeitos desejados. Isso demonstra sua flexibilidade, abertura para o novo e que entende quando é hora de dar um passo adiante e partir para novas ideias.

Timing – tempo é dinheiro e dinheiro perdido não volta fácil. Portanto, é preciso ter timing para reconhecer as boas oportunidades e aproveitá-las na hora e do jeito certo. Isso é o que torna as empresas competitivas – a capacidade de avaliar as situações e sempre tirar o melhor proveito delas.

Comunicação efetiva – ontem, hoje e sempre ter uma comunicação efetiva é e sempre será um diferencial competitivo do administrador moderno, uma vez que saber comunicar-se de forma positiva com sua equipe, colegas, parceiros e clientes; é fundamental para que os resultados sejam alcançados. Isso compreende saber negociar, dar e receber feedbacks, delegar as tarefas corretamente, apresentar sua ideias com clareza e ter a habilidade de ser entendido.

Valoriza a equipe– valorizar e reconhecer o trabalho da equipe é uma das características do administrador moderno. Este líder entende que as pessoas são o principal combustível da empresa e, como tal, merecem ser estimuladas, patrocinadas, ser foco dos investimentos da organização e reconhecidas por seu desempenho e comprometimento com os resultados.

Lidera pelo exemplo – a liderança pelo exemplo é uma das principais habilidades do gestor atual, uma vez que mais do que nunca, os liderados buscam exemplos positivos, ou seja, líderes que, mais que falar possam realmente ser referência naquilo que pregam e, em todos os sentidos, profissionais congruentes com seus discursos.VOCÊ É FELIZ?

Liderança Servidora – Para ser um administrador moderno e eficiente, você precisa ser capaz de liderar seus funcionários de maneira eficiente e servidora. A liderança servidora é fazer aquilo que sua equipe faz, ou seja, ensinar e executar. Liderar pelo exemplo. Muita responsabilidade vem com ser um lider, e ser capaz de liderar uma equipe é necessária.

Experiência – Se você não tem experiência em trabalhar em um ambiente profissional e liderar uma equipe, será difícil se tornar um administrador. Uma ótima maneira de ganhar experiência em um papel de gerenciamento é ser voluntário, seja dentro de seu campo ou com uma organização sem fins lucrativos. Peça para ajudar a gerenciar e produzir eventos, seja arrecadando dinheiro para uma organização ou organizando um evento.

Comunicação assertiva – Ser capaz de se comunicar com sua equipe é necessário quando se é um administrador eficiente. Isso não significa apenas comunicar deveres e expectativas de trabalho, ou seja, ouvir sua equipe e trabalhar com ela para produzir resultados dentro do ambiente de trabalho onde você lidera. 

Conhecimento – Todo administrador tem que ter conhecimento e ser bom no que faz. Isso é fator obrigatório para administrar qualquer negócio. Existe diversos cursos espalhados por aí e pela internet que garantem essas habilidades. Uma pós-graduação ou curso de coaching também são grandes investimentos. Você também pode obter um certificado em gerenciamento de projetos, empreendedorismo, ética ou gerenciamento de recursos humanos.

Organização – Se você não é um administrador organizado, com certeza seus colaboradores não serão. Um líder lidera pelo exemplo. Existem muitos cursos pela internet que pode te ajudar nisso. Outra opção é adquirir um aplicativo de planejamento pessoal em seu smartphone para te ajudar a lembrar de seus compromissos e tarefas a serem concluídas diariamente. 

Gerenciamento de tempo – Outro fator importante para ser um administrador de sucesso é o gerenciamento de tempo. Se você chega atrasado todos os dias, ou atrasa seus compromissos, seus funcionários podem pensar que é aceitável atrasar-se. O gerenciamento de tempo também é importante quando se trata de priorizar seu dia, certificando-se de que você tenha tempo para se comunicar com seus funcionários e atingir metas durante a semana.

Confiabilidade – Um administrador precisa ser confiável. Isso significa estar disponível para seus funcionários, fazer as coisas que você disse que faria e apoiar sua equipe, no entanto, necessário.

Delegar tarefas – Se você não souber delegar projetos e tarefas, seu papel como administrador será muito mais difícil. Não tenha medo de pedir a seus colaboradores que ajudem a concluir uma tarefa. Você pode achar que é mais fácil fazer tudo sozinho, mas isso aumentará mais tarefas a sua agenda. Permita que seus funcionários façam o que foram contratados para fazer. 

Confiança – Para ser um administrador eficaz, você precisa estar confiante em suas habilidades, experiência e decisões. Isso não significa que você precisa ser arrogante ou sentir que é melhor do que seus funcionários. Mas você está em um cargo de administrador por uma razão, então tenha orgulho e seja uma inspiração para sua equipe.

Respeito pelos funcionários – Se você não respeita seus funcionários, definitivamente haverá tensão em seu local de trabalho. Esteja ciente de seu tempo e habilidades, seja capaz de ouvir e se comunicar com eles, e seja propagador de conhecimento e orientação.

Estas são algumas das características do administrador moderno, das coisas que ele prega e faz diariamente nas empresas e que tem lhe ajudado a se tornar uma referência a ser seguida por seus liderados e conquistar resultados extraordinários com sua equipe.

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/caracteristicas-administrador-moderno/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close