A comunicação interna é um elemento essencial para o sucesso de empresas de qualquer segmento, seja de pequeno, médio ou grande porte. Quando bem desenvolvida, ela pode evitar problemas de entendimento de processo, agilizar a resolução de falhas e sustentar bons relacionamentos interpessoais.

A lista de benefícios de uma comunicação interna bem aplicada pode ser ainda maior do que essa que acabamos de te mostrar. Apesar de ser vantajosa, o seu desenvolvimento é trabalhoso, constante e ainda exige a dedicação das áreas de comunicação, marketing, recursos humanos (RH), departamento pessoal (DP), gestão e até proprietários.

Para entender mais sobre a importância desse tipo de comunicação e como ela pode ser elaborada é só continuar lendo esse artigo!

O que é comunicação interna

Em primeiro lugar, vamos explicar o conceito do nosso tema central deste artigo. A comunicação interna de uma organização é um eficiente instrumento de gestão que permite à administração transmitir informações importantes a todos os colaboradores de forma segura, organizada e objetiva.

A linguagem ideal

Como os comunicados são transmitidos para todo o quadro de funcionários, é essencial que as mensagens sejam feitas com uma linguagem que possa ser entendida pela maior parte do público-alvo. Afinal, o entendimento da mensagem é fundamental para evitar situações indesejáveis.

Quais são os 7 principais benefícios

A comunicação interna é indispensável para a consecução dos objetivos das empresas, justamente por conta de sua eficiente atuação em diversos segmentos da empresa. No entanto, é necessário estar atento aos canais escolhidos para cada mensagem, seguindo um plano de comunicação previamente concebido.

Ou seja: não adianta mandar comunicados esporádicos sobre ações de cultura organizacional e esperar que todos se adequem às ideias prontamente. Como com a comunicação externa, é preciso criar uma estratégia para a comunicação interna.

Como já dissemos acima, a lista de benefícios de uma comunicação interna bem desenvolvida e aplicada corretamente é imensa. Por isso, agora vamos mostrar os principais pontos. Confira:

  1. Criação de um canal de comunicação eficiente em que o funcionário pode confiar;
  2. Sustentação de bons índices de clima organizacional;
  3. Fácil aderência à cultura organizacional;
  4. Clareza dos procedimentos internos;
  5. Resolução de problemas com mais agilidades;
  6. Estímulo à produtividade;
  7. Promoção de bons relacionamentos interpessoais.

Quais são os principais tipos de comunicação interna

A comunicação interna acontece por diversos canais de endomarketing. Para fins operacionais, veja quais são os mais utilizados e o que eles significam em um contexto empresarial:

  • Intranet: para quem ainda não conhece, a intranet é a rede interna da empresa que permite compartilhamento e interação de todos da empresa em um espaço exclusivo. Esse é o espaço digital em que a organização pode transmitir informações oficiais, além de promover ações educacionais e de interação entre colaboradores.
  • E-mail corporativo: o e-mail é um dos principais meios de comunicação na maioria das empresas hoje em dia. Ele serve tanto para a resposta de demandas para clientes internos, quanto externos. A organização pode usar esse canal para informar sobre regras, mudanças e eventos oficiais. O interessante do e-mail é a possibilidade de inserir mídias diferentes como vídeos, GIFs, imagens e PDFs, além do tradicional texto. Aliás, é muito bacana que os desenvolvedores da comunicação se preocupem em trazer materiais diferentes para os leitores. Outro ponto para destacar, é a possibilidade de poder construir e mandar um e-mail de dispositivos móveis, agilizando processos.
  • Videoconferências: nem sempre é possível reunir todas as pessoas para uma reunião. Nesses casos, é possível fazer uma videoconferência usando o Google Hangout, o Skype ou outras ferramentas. Assim, não é preciso gastar muito dinheiro com ligações telefônicas ou esperar que todos estejam no mesmo espaço físico para tomar decisões importantes.
  • Telefone: esse meio é essencial para trocar informações rápidas e até resolver problemas com mais rapidez. Ainda mais se a internet cair. Outro ponto importante da utilização do telefone é a sua evolução por meio dos dispositivos móveis. Hoje em dia, com apenas um celular é possível fazer ligações; mandar SMS e mensagens por aplicativos como o Whatsapp ou Telegram; enviar e-mails; escrever artigos no aplicativo no Word ou Google Docs; tirar fotos; gravar vídeos; e muitas outras ações que podem ser usados como instrumentos de trabalho. ara alguns tipos de cargo, é preciso que o funcionário tenha um celular profissional além do pessoal, pois a interação com o dispositivo móvel é muito grande.
  • Aplicativos de conversa: a troca de mensagens profissionais por aplicativos como o Whatsapp e o Telegram já estão inseridos no cotidiano dos colaboradores de muitas empresas. Além de trocar textos, os serviços digitais permitem a gravação de vídeos e áudios na hora e a importação de arquivos em diversos formatos como PDF, vídeo, áudio, Excel e mais.
  • Quadro de avisos: o tradicional quadro de avisos ainda é importante para o dia a dia de diversas organizações. As informações que merecem atenção dos colaboradores são colocadas em um espaço comum em que todos têm o costume de conferir regularmente.
  • Relatórios: os documentos que mostram os indicativos da qualidade de vida no trabalho, clima organizacional e otimização de processos podem ser transmitidos por meio de relatórios constantes enviados por e-mail.
  • Reuniões e seminários internos: a convocação de funcionários para a participação em reuniões e seminários internos é importante para que todos se sintam parte da corporação. Para que essas ações sejam efetivas, é essencial que os temas envolvam os processos, resultados e indicadores ligados ao trabalho dos participantes.
  • Jornal interno, revista interna, televisão corporativa, estação de rádio corporativa: apesar de não serem mais meios de comunicação tão comuns por conta do advento dos canais digitais, para muitos segmentos do mercado, estes canais ainda têm papel de destaque. Além de transmitir informações importantes, eles podem passar os valores associados à empresa, passar detalhes do que é a cultura organizacional e ainda incentivar a interação de colaboradores.

Você já conhecia todos esses meios de comunicação interna? Tem algum que a empresa em que você trabalha já aplica bem?

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/conheca-os-tipos-de-comunicacao-interna-nas-empresas/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close