Por que é Importante Conhecer as Fraquezas de uma Empresa? - tiago curcio
Por que é Importante Conhecer as Fraquezas de uma Empresa?
06/12/2017
Conheça os Princípios e Benefícios da Liderança Positiva - tiago curcio
Conheça os Princípios e Benefícios da Liderança Positiva
09/12/2017

Conheça a Pirâmide do Conhecimento e os Seus Quatro Pilares!

Conheça a Pirâmide do Conhecimento e os Seus Quatro Pilares! - tiago curcio

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/piramide-do-conhecimento-e-os-seus-quatro-pilares/

O conceito da Pirâmide do Conhecimento, também chamado de Hierarquia DIKW, é muito relevante para quem busca desenvolver um trabalho organizado e com bons resultados. Basicamente, trata-se de um sistema hierárquico em que existem quatro pilares: Dados, Informação, Conhecimento e Sabedoria.

A mensagem principal que esse sistema nos passa é que, em cada passo proposto por este sistema de aprimoramento, estamos caminhando para obter sucesso a partir do uso correto dos nossos conhecimentos acumulados.

O Conceito da Pirâmide do Conhecimento

Essa pirâmide é um esquema que nos apresenta os passos necessários para atingir a sabedoria na atividade que estamos desenvolvendo. Seguir a hierarquia proposta por este esquema é uma forma de converter os dados que colhemos sobre um determinado tema em soluções para os nossos problemas.

Para que fique mais claro, é importante conhecer em detalhes cada item da pirâmide, começando pela base rumo ao topo. Não se deve inverter a posição de nenhum item, pois é a sequencialidade que faz com que o indivíduo atinja a sabedoria necessária à sua evolução e crescimento.

Os Quatro Pilares da Pirâmide do Conhecimento

Para entender melhor como podemos aplicar este conceito em nosso aprimoramento é importante compreender quais são as suas bases e os princípios que norteiam cada uma delas. Veja os pilares do conhecimento:

1º Pilar: Dados –

O item que está na base da pirâmide tem ligação com números, imagens e outros fatores que nos permitem compreender melhor algum tema. Observe que nessa fase temos apenas dados que ainda não nos dizem muito, mas que visualmente já nos trazem alguma informação que será decodificada mais à frente.

2º Pilar: Informação –

Tendo os dados da base da Pirâmide do Conhecimento, podemos relacioná-los de maneira a obter as informações contidas neles. Este item somente é possível a partir do anterior, basicamente nessa ferramenta vamos interligando as camadas para que elas adicionem mais conteúdo à seguinte, se complementem e façam sentido.

3º Pilar: Conhecimento –

Nessa etapa é possível tirar conclusões a respeito das informações que foram obtidas na camada anterior por meio dos dados. O conhecimento que se tem a respeito de um tema é o que nos torna aptos a trabalhá-lo com mais assertividade e a conectar com os demais saberes que acumulamos.

4º Pilar: Sabedoria –

Aqueles que têm o conhecimento acerca de algum tema adquirem, então, a sabedoria de entender quando usar essa riqueza em seu favor. Ser sábio é saber qual o melhor momento de usar as suas informações, algo que se torna possível a partir dos dados que foram coletados e de sua interpretação ao longo da pirâmide do conhecimento e, claro, da sua maturidade para compreender o timing certo.

Criando Estratégias Profissionais por meio da Pirâmide do Conhecimento

A forma de trabalho proposta pela Pirâmide do Conhecimento nos permite desenvolver melhores estratégias profissionais. Pode ser um método interessante para utilizar com a sua equipe para realizar os mais variados projetos. Digo isso porque este é um esquema hierárquico que permite passar por todas as etapas que tornam o trabalho final embasado e bem realizado.

Como tal, é um poderoso aliado do bom desenvolvimento de toda ação e um apoio ao sucesso. E ai, gostou de saber mais sobre a Pirâmide do Conhecimento? Então aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais!

 

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/piramide-do-conhecimento-e-os-seus-quatro-pilares/

 

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close