O Que é Constelação Sistêmica e Seu Papel no Desenvolvimento Profissional - tiago curcio
O Que é Constelação Sistêmica e Seu Papel no Desenvolvimento Profissional?
10/01/2018
Conheça as Principais Características do Transtorno Opositor Desafiador - tiago curcio
Conheça as Principais Características do Transtorno Opositor Desafiador
13/01/2018

Conheça a Terapia da Aceitação e Compromisso

Conheça a Terapia da Aceitação e Compromisso - tiago curcio

Terapia da Aceitação e Compromisso – TAC é uma abordagem mais recente no campo da Psicologia, mas que já tem um bom histórico de contribuições para a compreensão do comportamento dos indivíduos em relação a diferentes situações. O conceito foi desenvolvido por Steven C. Hayes, professor de Psicologia da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, em 1987, e defende que às crenças e atitudes das pessoas estão relacionadas à interpretação da sua própria história.

Mas O Que é a Terapia da Aceitação e Compromisso?

Os estudos de Hayes a respeito do comportamento humano começaram na década de 80, culminando na publicação do primeiro Manual da ACT: “Acceptance and Cometimento Therapy: An Experiential Approach to Behavior Change” algo como – “Aceitação e Terapia de Cometimento: Uma Abordagem Experiencial para Mudança de Comportamento”.  Estas pesquisas também foram realizadas com a colaboração dos pesquisadores, Kelly Wilson e Kirk Strosahl, no ano de 1999. Esta margem de tempo longa nos permite compreender que houve uma investigação profunda a cerca desta abordagem.

O papel dessa terapia é compreender a forma como o indivíduo se porta e reage diante de diferentes situações, levando em consideração seu ambiente e a história da sua existência. Essa terapia estabelece que as reações são provenientes das histórias vividas por cada ser humano. Trata-se de um tipo de terapia com foco na individualidade de cada um, ou seja que trata particularmente as necessidades da pessoa, de maneira que obtém excelentes resultados.

Você é a História que Conta da Sua História!

Neste sentido, como especialista em desenvolvimento humano e Coaching, comungo da mesma ideia de Steven C. Hayes, pois como sempre digo e repito aos meus alunos e coachees – nós somos a história que contamos da nossa história. Ou seja, a forma como interpretamos os acontecimentos de nossa vida impactam diretamente na forma como somos, pensamos, agimos e em nossos resultados. Portanto, se deseja ter uma vida diferente, mais plena e feliz, é preciso ressignificar a forma de enxergar o mundo e dar um significado novo e mais positivo para ela.

Como é o Processo da Terapia da Aceitação e Compromisso
Eliminação do Sofrimento Que Restringe

A base dessa terapia está em transformar o sofrimento que faz com que o indivíduo tenha restrições  em sua vida. Embora no veneno esteja o antídoto, a dor é um sentimento, às vezes, difícil de racionalizar, o que impede que as pessoas lidem mais positivamente com os seus incômodos e façam de suas experiências fontes de crescimento e aprendizado. Como reflexo desta dificuldade, com o passar do tempo, esse sentimento de angústia, aflição e amargura pode se transformar numa constante, estado este onde a pessoa admite uma ideia equivocada como sua verdade absoluta e fica presa a ela.

Conheça o Hexágono da Flexibilidade Psicológica

O tratamento da TAC consiste em usar o chamado Hexágono da Flexibilidade Psicológica. Este por sua vez, apresenta seis ações que ajudam na eliminação do sofrimento presente no inconsciente da pessoa, aquele que faz com que, mesmo sem perceber, o ser humano repita ideias e comportamentos que lhe trazem dor emocional. A intenção ao trabalhar estes aspectos é ajudar o indivíduo a que possa eliminar seus sabotadores e, assim, conseguir ter melhor jogo de cintura nas diferentes situações da vida. Neste sentido, os seis pontos que formam esse hexágono são:

Avaliação do Momento Presente ( Aqui e Agora)

Consiste em fazer com que o paciente compreenda que o que já passou não volta mais e que o momento presente é diferente, inclusive, do que está por vir no futuro. A intenção é que tenha uma visão mais positiva do que ainda pode acontecer.

Aceitação do problema

Muitas pessoas evitam determinadas situações do cotidiano ( pessoas, coisas, datas ou lugares, por exemplo) porque estas lhe causam extremo sofrimento ou uma lembrança ruim de algo que gostariam de esquecer, mas não conseguem. Porém, não temos como evitar 100% que sentimentos ruins nos acometam e não adianta fugir dos contextos que nos fazem sentir assim. É essencial aceitar as situações que nos fazem sentir tristes, buscar entendê-las e, especialmente, nos libertarmos das sensações negativas que nos trazem. É preciso seguir em frente!

Estabelecimento de Valores

Durante a Terapia da Aceitação e Compromisso, o indivíduo é convidado a trabalhar no seu autodescobrimento, de maneira a estabelecer os valores  e metas que lhe são importantes e que o farão seguir em frente na busca por suas realizações pessoais e profissionais. Os valores são os norteadores dos seus comportamentos e, os alvos, aquilo que de positivo a pessoa deseja conquistar ao superar suas limitações emocionais.

Ações Comprometidas

A partir do momento em que se estabeleceram os valores e as motivações, é fundamental que haja 100% de comprometimento da pessoa para com o resultado que deseja alcançar. Isto consiste em assumir um compromisso real e ter ações positivas na intenção positiva de chegar ao estado desejado planejado para si. Os comportamentos precisam estar alinhados com esses norteadores e caminhar juntos com as mudanças desejadas.

Desfusão Cognitiva

Nessa etapa da Terapia da Aceitação e Compromisso é necessário fazer a separação do que é pensamento e do que é realidade. Existem muitas ideias que funcionam como uma defesa do inconsciente para evitar determinado tipo de sofrimento e que surgem exatamente no momento em que a pessoa mais precisa se posicionar e ser firme e forte. Portanto, é necessário desarmar essa autodefesa limitadora e encarar a realidade de forma mais segura e positiva.

Eu Como Contexto

Por último, está à fase em que o indivíduo deve se afastar dos seus pensamentos para se dar conta de que ele não é o que pensa. É como se ele tivesse que olhar-se de fora para dentro para perceber como sua forma de pensar e agir interfere em seus resultados e felicidade. O ser humano é o que ele percebe que acontece ao seu redor, o que inclui os sons, sentimentos, sensações e imagens. Conhecer esta realidade é uma forma de se ajudar a construir algo novo e muito melhor

Gostou de conhecer melhor os fundamentos da TAC –  da Terapia da Aceitação e Compromisso? Então, aproveite e compartilhe esse poderoso artigo com seus amigos e passe estes importantes conhecimentos adiante.

 

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/conheca-a-terapia-da-aceitacao-e-compromisso/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close