Para muitos, falar sobre dinheiro é um tabu, como se fosse um assunto ruim, de interesse apenas de pessoas gananciosas. A verdade é que não precisa ser assim, aliás, é até saudável que não seja, afinal de contas, trata-se de algo que faz parte das nossas vidas e que nos permite adquirir bens e serviços necessários para nossa sobrevivência. E a melhor forma de superar crenças limitantes relacionadas ao dinheiro é através do desenvolvimento da inteligência financeira, que nada mais é do que a habilidade de lidar com ele de modo positivo, tanto para administrá-lo, quanto para evitar se tornar um escravo dele.

A Relação Entre a Inteligência Financeira e uma Vida Equilibrada

Para ter uma relação saudável com o dinheiro é preciso encontrar o equilíbrio entre considerá-lo a coisa mais importante do mundo e lidar com ele de modo indisciplinado, sem dar a importância necessária. O ideal é considerar os aspectos financeiros com a seriedade necessária, mas sem fazer disso o centro da sua vida. Assim, torna-se possível usufruir das facilidades oferecidas pelo dinheiro com responsabilidade, porém, sem considerar os números um meio de classificar pessoas e situações.

É necessário deixar claro que ter o desejo de se desenvolver profissionalmente para viver de modo mais confortável não é errado e nem sinal de ganância. É perfeitamente possível utilizar esse ímpeto inclusive como uma motivação para evoluir e alçar voos mais altos. A questão é que essa vontade de melhorar a situação financeira precisa ter um significado além do dinheiro, porque é isso que dará sentido para cada ação realizada.

5 Motivos Para Desenvolver a Inteligência Financeira

Aprender a lidar de modo mais positivo com o dinheiro poderá lhe proporcionar uma série de benefícios. A seguir, falarei sobre cinco deles, que considero os mais relevantes. Leia cada um com atenção e perceba o quanto desenvolver a inteligência financeira é positivo.

1 – Ter Mais Liberdade Para Fazer Escolhas

Quando uma pessoa aprende a lidar de modo inteligente com o seu dinheiro, ela passa a ter controle sobre ele e ganha liberdade para fazer escolhas. Para que entenda melhor essa relação, imagine um profissional liberal, que é aquele que exerce sua função sem vínculo empregatício com uma empresa. Em vez de precisar atender muitos clientes por depender do dinheiro que recebe, ele tem a possibilidade de, por exemplo, tirar férias, passar menos tempo no seu escritório, estar mais com a família e assim por diante.

2 – Preparar-se Para Situações Importantes da Vida

Existem certas situações da vida que são um pouco mais dispendiosas, como, por exemplo, se casar, ter filhos, comprar uma casa, fazer uma faculdade, entre outras. Quando se tem um planejamento financeiro organizado, passar por todas essas coisas torna-se mais simples, já que o indivíduo já possui a quantia necessária para tal, tem uma parcela dela ou sabe exatamente o que precisa fazer para consegui-la. Assim, com a parte prática encaminhada, pode se dedicar com mais afinco a outros aspectos da situação.

3 – Ter Reservas Para Emergências

Não temos como prever quando uma situação de emergência vai acontecer, como, por exemplo, o carro estragar, um familiar apresentar um problema de saúde, um acidente acontecer. Para situações como essa é sempre importante estar financeiramente preparado, principalmente para evitar contrair dívidas e conseguir se concentrar nas soluções com tranquilidade, sem a preocupação de como irá arcar com os custos. E construir essa reserva é uma das principais medidas adotadas por pessoas que desenvolvem sua inteligência financeira.

4 – Poder Realizar Sonhos e Viver Experiências

O dinheiro não serve apenas para comprar bens, ele pode proporcionar experiências que tornam a vida mais significativa. Ter a oportunidade de viajar e conhecer novos lugares, fazer cursos que agreguem à carreira, poder proporcionar mais conforto aos entes queridos e mais uma série de coisas. Tudo isso dá outro valor ao dinheiro, fazendo com que deixe de ser representado por meros números e se transforme em vivências, amadurecimento e amor.

5 – Planejar-se Para Ter um Futuro Mais Tranquilo

Viver o presente em plenitude é importante, porém, é necessário tomar decisões com equilíbrio, para que seja possível também se preparar para ter um futuro tranquilo. Financeiramente falando, é interessante que se crie uma reserva para longo prazo, para que possa desfrutar da chamada melhor idade com mais conforto, cuidar da saúde, sem depender unicamente do programa de previdência oferecido pelo governo.

5 Passos Para Desenvolver Sua Inteligência Financeira e Ter uma Vida Mais Equilibrada

Existem diversas maneiras de gerenciar o seu dinheiro e ter acesso aos cinco motivos que citei anteriormente. E a melhor forma de encontrar o caminho ideal é desenvolvendo a sua inteligência financeira, para que aprenda a tomar boas decisões e, assim, alcançar os seus objetivos. Os 5 passos a seguir te ajudarão nessa missão, confira!

1 – Entenda Como as Suas Finanças Estão Atualmente

Antes de iniciar qualquer processo de mudança, é fundamental que analise como as coisas estão caminhando atualmente. Em se tratando de finanças, é necessário que considere quanto ganha, quanto gasta e com o que gasta. Com essas informações em mãos poderá definir os pontos que precisa melhorar e aqueles que já estão indo bem.

2 – Identifique as Suas Prioridades Financeiras

Se deseja usar o seu dinheiro com inteligência, é importante que saiba quais são as suas prioridades. Tem o desejo de poupar para comprar um imóvel, alcançar sua independência financeira, morar fora do país? Liste todos esses objetivos e pense neles ao tomar decisões que envolvam aspectos financeiros.

3 – Elimine Todos os Gastos Que Não Estiverem de Acordo Com Seus Objetivos

Com a sua lista de prioridades financeiras em mãos, é hora de fazer um paralelo com as informações obtidas através do primeiro passo. Se, por exemplo, deseja comprar um imóvel à vista daqui dois anos, precisará repensar os gastos que são dispensáveis, como viajar todo final de semana ou comprar roupas com frequência.  

4 – Adquira Conhecimento Sobre Finanças

Em se tratando de finanças, existe um universo de conteúdo que pode te ajudar a lidar de modo mais inteligente com o seu dinheiro. Fazer cursos, ler livros, assistir vídeos sobre o tema no YouTube, contratar os serviços de um Coach Financeiro, são exemplos de atitudes que podem agregar e muito para o desenvolvimento da sua inteligência financeira.

5 – Invista o Seu Dinheiro Com Inteligência

Independente de qual seja a sua situação financeira, é fato que ganhar dinheiro é um processo que envolve esforço, trabalho e dedicação. Então, nada mais justo do que pensar bem antes de aplicar o seu dinheiro, seja em um fundo de investimento ou adquirindo um produto. Evitar agir por impulso certamente te ajudará a tomar decisões com mais sabedoria.

Como bem disse Billy Graham, quando uma pessoa adquire a atitude correta em relação ao dinheiro, isso a ajudará a endireitar quase todas as outras áreas de sua vida. Pense nisso!

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/desenvolva-sua-inteligencia-financeira-veja-5-motivos/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close