Quando você ouvir falar sobre desenvolvimento profissional, tenha em mente que este é um processo que deve ser constante e focado no progresso em âmbito pessoal e profissional. Por isso, este e tantos outros artigos que eu escrevi batem na tecla da importância de você se atualizar a todo o momento. Esse tipo de exercício é essencial para que você encontre todas as oportunidades, cave seu espaço e não perca nenhuma chance que aparecer para você. 

Se você acredita que ainda não trabalha muito bem o seu autodesenvolvimento, não fique preocupado, Muitos profissionais, com experiência de mercado ou não, podem passar por esse tipo de fase. Não há problema nisso. O problema só começa se você se considera bom o suficiente para não continuar aprendendo e evoluindo. Para te ajudar nesse processo de amadurecimento, selecionei  15 dicas que vão te ajudar a alcançar seus objetivos profissionais e a conquistar o desenvolvimento necessário para aumentar suas chances de ser mais bem- sucedido. Continue lendo e inspire-se!

15 dicas para conquistar o seu desenvolvimento profissional

Confira agora quais são as 15 recomendações que separei para que você evolua o tempo todo. Acompanhe:

  1. Estude sempre: todo profissional que deseja crescer na carreira deve investir tempo e intelecto nos estudos, buscando agregar o maior número de conhecimentos técnicos e experiências práticas ao seu repertório de atuação. Isso fará toda diferença em seu desempenho e pode te levar a atingir níveis cada vez melhores em sua profissão. Além de aprimorar o seu conhecimento técnico, é importante otimizar o seu comportamento. Conte com o coaching para abrir sua mente em relação a isso e exercitar o melhor do autoconhecimento.
  2. Tenha metas e objetivos: definir aonde você quer chegar profissionalmente é muito importante para que você sempre suas metas em mente. Mais do que isso, é preciso determinar quais são os passos para conquistar plenamente esses objetivos.
     
  3. Mantenha o foco: para conquistar promoções, chegar a postos de liderança e ter reconhecimento financeiro e profissional é essencial que você se mantenha focado em atingir resultados acima da média e que te levem além da zona de conforto.
  4. Networking em constante construção: crie e sustente bons relacionamentos interpessoais no trabalho e fora dele. Isso vale para os amigos pessoais, de estudos ou do trabalho. Esses relacionamentos interpessoais são essenciais para que você compartilhe conhecimento e experiências, além de pedir ou dar ajuda quando preciso.
  5. Comunicação assertiva: quem melhor se comunica também tem mais chances de expressar bem e de desenvolver uma carreira bem-sucedida. Ser um profissional que se expressa bem faz toda diferença em reuniões, negociações, na hora de dar feedbacks, apresentar ideias e projetos, pois sua persuasão e oratória lhe ajudam a ser ouvido e pode chamar a atenção, positivamente.
  6. Determinação a todo o momento: não basta querer, tem que “tirar a bunda da cadeira”, levantar cedo e ir trabalhar. Ser determinado é fazer sua parte, buscar progresso contínuo, ser curioso, estar atento a tudo, e ter sempre o avanço da carreira em mente.
  7. Resiliência: todos os dias nós erramos e acertamos, somos desafiados a encontrar soluções para os problemas e a superar as dificuldades comuns no ambiente de trabalho. Desenvolva sua resiliência e busque ser forte frente aos desafios e superá-los com maestria. 
  8. Inteligência emocional em qualquer tipo de cenário: muito conectado à dica acima, é essencial que você controle suas emoções e busque usá-las a favor do crescimento em sua carreira. Não se deixe levar por sentimentos negativos como raiva, inveja, tristeza. Busque ser um profissional assertivo e se guie por emoções positivas, sempre com parcimônia e coesão. Esse é outro ponto em que o coaching pode ser bem útil, pois o método ensina você a exercitar a inteligência emocional, uma forma bem assertiva de gerenciar seus sentimentos em diversos tipos de situação.
  9. Automotivação: não espere que alguém te diga que você é capaz para começar a agir. Desenvolva sua automotivação no trabalho, acredite em si mesmo e mantenha o foco nas suas metas. Você deve ser a sua maior motivação.
  10. Tenha mentores como exemplos: os mentores são profissionais referências, que motivam pelo exemplo e que podem ajudar com seus conselhos e experiências no crescimento profissional também. Por isso, busque pessoas próximas de você para te inspirar ou mesmo referências em livros, biografias de homens e mulheres extraordinários na sua carreira.
  11. Dedique-se com regularidade: os seus resultados profissionais estão diretamente relacionados ao nível de sua dedicação. Por isso, não meça formas e dê o seu melhor para crescer em sua profissão e expandir suas chances de conquistar o sucesso.
  12. Domine outras línguas: esta é uma das competências que ainda fazem grande diferença na vida dos profissionais. Saber inglês, espanhol e outros línguas abre portas e é um diferencial competitivo que agrega muito ao currículo. Invista no aprendizado e domine outros idiomas fluentemente.
  13. Aprenda a se relacionar com ética e respeito: você já deve ter ouvido que um profissional é contratado por suas competências técnicas e demitido por seus comportamentos, não é verdade? Por isso, aprenda a se relacionar positivamente com seus colegas, líderes e liderados. Seja honesto, justo, ético, respeite as pessoas, conviva com as pessoas que foge do comum e construa bons relacionamentos interpessoais.
  14. Respeite as diferenças: assim como você, todos os demais profissionais possuem crenças e valores diferentes e isto influencia diretamente em seu perfil profissional. Busque respeitar as diferentes formas de ver o mundo e também exigir quando deve ser respeitado.
  15. Aprenda a dar e receber feedbacks: a crítica construtiva, com certeza, é uma poderosa forma de crescimento, pois nos traz um retorno sobre nossas ações, comportamentos e resultados, reconhece os nossos pontos fortes e aquele onde precisamos melhorar. Encare este mecanismo de forma positiva e aprenda a dar e receber feedbacks assertivamente. Novamente, o coaching pode ajudar muito neste ponto, pois o método possui as técnicas ideais para você trabalhar o seu autoconhecimento de forma estratégica. Não espere mais, invista na formação que vai ajudar você a potencializar extraordinariamente os seus resultados profissionais e dar um up em sua carreira. 

Agora que você já tem essas 15 dicas para alcançar os seus objetivos, é hora de começar a agir. Coloque as recomendações em ´práticas e siga em frente. Aproveite para compartilhar essas ideias que leu por aqui nas suas redes sociais. 

Boa sorte, pessoa querida!

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close