Todo começo de ano é a mesma coisa para a maioria das pessoas: é hora de fazer a lista de metas que deseja alcançar durantes os próximos 12 meses. Mais do que simplesmente definir quais serão os objetivos, é preciso determinar quais são as ações que precisam ser realizadas para que eles sejam cumpridos dentro do prazo. Além disso, é essencial manter um acompanhamento do que está sendo feito. Já pensou chegar a julho sem ter cumprido com nenhum dos passos para alcançar suas metas? 

Considerando o cotidiano agitado e a possibilidade de surgirem situações criadas por agentes externos, é bem complicado seguir com 100% das metas. Apesar disso, não é impossível. É preciso que você esteja empenhado em conseguir  e se esforçar todos os dias para isso. Fique tranquilo, estou aqui para te ajudar exatamente nisso!

Qual é o primeiro passo?

Um plano de metas é a primeira parte da construção do seu sucesso, pois, para chegar aonde você quer, é importante saber quais são seus caminhos e possibilidades e os passos até lá. Na prática, isso quer dizer que para sua vida pessoal avançar e seguir na direção que deseja, você precisa ter clareza do que verdadeiramente quer e almeja conquistar neste sentido. 

Para você ter uma ideia do que estou falando, confira alguns exemplos de metas pessoais: 

  • Acumular dinheiro para viajar para o exterior;
  • Realizar um intercâmbio para aprender outra língua;
  • Fazer uma especialização;
  • Comprar sua casa própria
  • Comprar o primeiro carro;
  • Fazer a festa do seu casamento para 200 convidados;
  • Mudar hábitos alimentares; 
  • Passar a fazer atividades físicas com regularidade;
  • Cuidar melhor de sua saúde física e psicológica;
  • Encontrar um novo emprego;
  • Tornar-se um coachee;
  • Melhorar as relações familiares ou amorosas. 

Você já colocou alguns dos exemplos acima como metas pessoais ou profissionais para você? Se você definiu outros tipos de objetivo e gostaria de compartilhar, é só escrever nos comentários depois de ler este artigo. 

6 dicas práticas para montar seu plano de metas pessoais

Para conquistar qualquer coisa na vida é preciso ter empenho, foco e dedicação. Confira 6 dicas importantíssimas para se considerar na hora de definir as metas. 

1 – Crie prazos possíveis: é preciso planejar com estratégia, agir, ter constância nas ações e, especialmente, prazos bem definidos e possíveis de serem cumpridos. Ou seja, não vale estabelecer que deseja comprar uma casa em um ano, se você não ganha o suficiente para fazer isso em 12 meses. Para isso, é preciso refazer as contas e determinar o tempo que precisa, considerando o salário atual. Quem sabe você precisa de 24 meses. Assim, você pode colocar como meta uma parcela do salário que você colocará em uma poupança para conseguir cumprir com objetivo em 2 anos. 

2 – Sinta-se animado com o que determina para sua vida: na prática, isso quer dizer que sempre que você definir uma meta, faça isso de forma motivada, determinada e focada e não apenas por fazer. Caso contrário, no primeiro dia você já irá desistir. Encontre um sentido para as suas coisas, para as suas causas e se guie por este desejo interior de realizar seus alvos. Este motivador vai te ajudar a manter os olhos no objetivo e não se perder no meio do caminho.

3 – Registre tudo que puder: outra boa estratégia ao definir seus alvos é escrever, seja no bloco de notas do seu computador ou celular, em uma agenda ou em um caderninho. Deixe a lista sempre à mão, ou melhor, à vista. Assim, você usa suas próprias palavras como incentivo. 

4 – Defina o passo a passo detalhadamente: enumere suas metas, determinando em cada uma delas como, quando, com quem, onde e por quê você vai realizá-las. Entenda o que considerar em cada uma dessas etapas:

  • Como: ações que devem ser realizadas para você atingir seu anseio, tais como estudar inglês, economizar dinheiro, cuidar de sua saúde.
  • Quando: prazo com mês e ano.
  • Onde: local, país, cidade em que deseja estar e realizar seu alvo.
  • Com quem: as pessoas que fazem parte de sua meta ou que podem te ajudar a realizá-la.
  • Por quê: quais são os benefícios, melhorias, vantagens e mudanças que o alcance desta meta pessoal vai trazer à sua vida.
  • Responda estas questões e se achar pertinente, acrescente mais informações que considerem importantes para motivá-lo ainda mais a agir. 

5 – Acompanhe seus resultados: é fundamental que você confira se você está seguindo todos os passos para cumprir com as suas metas. Do contrário, você só vai se dar conta que muito não está pronto quando chegar ao prazo final. Crie uma notificação na sua agenda do celular para que você confira o andamento dos seus objetivos uma vez por mês, por exemplo. Caso a sua meta seja mais agressiva, faça um cronograma mais detalhado para que você não deixe de cumprir com nenhum passo. 

6 – Estude mais: caso sinta que existe algo bloqueando você e limitando as suas mudanças e melhorias, minha dica final é investir em coaching. Este é método mais rápido e efetivo para realizar suas metas pessoais, evoluir, desenvolver suas competências e habilidades e conquistar grandes resultados. Usando técnicas eficazes, o coach vai te ensinar a exercitar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento, essenciais para que você progrida todos os dias. No fim das contas, tudo que você aprender sobre si mesmo será um incentivo para que você alcance o alto desempenho na sua vida pessoal e profissional. 

Tem mais alguma recomendação que não está nessa lista? Escreva nos comentários para que todos nós aprendamos com você!

Agora que você já conferiu como elaborar um plano de metas pessoais de forma assertiva, é hora de começar a criar o seu. E não precisa esperar o fim ou o início do ano para isso. A qualquer momento que você sentir que a sua vida precisa tomar um rumo para assertivo, você pode fazer o seu planejamento e começar a colocá-lo em ação.

Boa sorte nessa jornada, pessoa querida! E se você quiser ajudar outras pessoas a fazerem seu próprio plano de metas é só compartilhar este artigo nas suas redes sociais. 

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/dicas-de-como-definir-um-plano-de-metas-pessoais/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close