Estar com amigos nos momentos de lazer é maravilhoso, conversar, rir, relembrar situações passadas. Entretanto, é muito importante ter uma relação de liberdade com essas pessoas e nunca de dependência, para que seja algo que agregue e não que preencha vazios. Para isso, é essencial que descubra como se divertir sozinho e saiba apreciar a sua própria companhia, sentindo-se bem e feliz estando sozinho ou ao lado dos seus entes queridos.

Falar a respeito desse tema é necessário porque estar só é um tabu para muita gente. Para constatar isso basta que observe a quantidade de pessoas que costuma ver sozinhas no cinema ou em um restaurante, por exemplo, que costuma ser bem baixa. O resultado dessa cultura que vê a solidão como algo ruim são indivíduos que temem a própria companhia e que preferem se manter em relacionamentos ruins apenas por medo de estarem sós.

Solidão ou Solitude? Você Escolhe Como Irá Se Sentir

Almoçar sozinho e poder escolher o restaurante, o prato e o horário em que irá fazer a sua refeição sem consultar ninguém. O que essa situação representa para você: solidão ou liberdade? Saber apreciar os seus momentos a sós é possível e, inclusive, bastante saudável do ponto de vista emocional, pois demonstra independência. Lembrando que ser independente nada tem a ver com ser autossuficiente, e significa apenas não depender de um terceiro para se sentir bem.

É exatamente esse o ponto que diferencia solidão e solitude. Enquanto a primeira palavra se refere ao sofrimento de se estar sozinho, a segunda está ligada ao prazer de apreciar a própria companhia. E a única pessoa capaz de determinar como você irá se sentir, é você mesmo. Experimente olhar mais para si, se descobrir e aprender a gostar tanto dos seus momentos a sós quanto daqueles quando está ao lado de seus amigos e familiares, faça isso e liberte-se.

10 Dicas de Como Se Divertir Sozinho e Desfrutar da Sua Liberdade

Existem muitas maneiras de se divertir sozinho e você poderá descobrir várias delas experimentando. Aqui, compartilharei algumas para que comece a se familiarizar com a sua própria companhia e aprenda a apreciá-la.

1 – Saia Para Dar um Passeio

Quem disse que você precisa ter companhia para fazer um passeio agradável? Aliás, se tiver um animal de estimação poderá levá-lo para dar uma volta, garanto que será ótimo tanto para você quanto para ele. Outras opções incluem caminhar no parque, ir ao shopping ou mesmo andar pelo seu bairro. Lembre-se que tem total liberdade para escolher onde ir, então, desfrute disso.

2 – Faça Trabalhos Manuais

Fazer trabalhos manuais é terapêutico, pois é uma maneira de se desligar das preocupações e se concentrar no momento presente. Mesmo que nunca tenha feito nada parecido, permita-se começar. Na internet é possível encontrar com facilidade diversos tutoriais que mostram o passo-a-passo de projetos bastante interessantes, tanto de peças decorativas quanto utilitárias.

3 – Coloque uma Música Animada e Dance

Apenas ao ler o título desse tópico imagino que muitos irão se surpreender e pensar: “Imagina! Eu nem sei dançar!”. Se você pensou isso, saiba que a minha sugestão é que dance aí mesmo, na sala da sua casa e não que se inscreva para integrar o Balé Bolshoi. Então, pouco importa se sabe ou não as técnicas da dança profissional, porque o objetivo aqui é exatamente se divertir.

4 – Faça Pesquisas na Internet

Grande parte das pessoas utiliza a internet para trocar mensagens, acessar e-mails e redes sociais, deixando de lado uma parte muito interessante, as pesquisas. Abra seu navegador, acesse o Google e digite algum assunto que tenha curiosidade de saber mais, qualquer coisa. A origem de um esporte, de um produto, a história de alguém que admire. Faça isso e veja o quanto ampliar seus conhecimentos pode ser divertido.

5 – Assista Vídeos no YouTube

Ainda citando a internet, outra possibilidade bastante interessante que ela oferece é o YouTube, que conta com uma infinidade de vídeos, sobre os mais diferentes assuntos. Então, se costuma acessar o site para ver os mesmos canais, experimente conhecer outros, buscando por coisas que sejam do seu interesse. Aproveito e convido você a conhecer o meu canal, onde compartilho dicas e insights para uma vida melhor.

6 – Cozinhe Algo Saboroso

Outra forma bastante interessante de se divertir sozinho é se aventurar na cozinha, preparando um prato especial. Ah, e assim como no tópico da dança, não me venha dizer que não sabe cozinhar. Lembre-se que você pode realizar tudo o que desejar, basta que se dedique e entenda que uma habilidade apenas pode ser desenvolvida através da prática.

7 – Maratone Sua Série Preferida

Uma vantagem de estar sozinho é poder escolher o que irá assistir sem ter a preocupação de o filme ou série agradar outra pessoa. Dessa maneira, aproveite seu tempo livre para fazer uma verdadeira maratona de episódios da sua série preferida. Caso queira comentar com alguém, poderá perguntar se algum amigo também assiste ou fazer isso em fóruns da internet.

8 – Escreva Sobre o Que Está Sentindo

Estar só também se mostra como uma excelente oportunidade para se conectar consigo mesmo e se conhecer. Para isso, você pode pegar papel e caneta e começar a escrever sobre o que está sentindo, como em um diário. Além de ter a oportunidade de entender melhor os seus sentimentos, irá se sentir muito mais leve ao colocá-los para fora.

9 – Faça um Planejamento Com Seus Objetivos

Mais uma opção interessante que envolve escrita é aproveitar para fazer um planejamento para realizar os seus objetivos. Para começar, faça uma lista de tudo aquilo que deseja, então, selecione aqueles que são mais importantes, para que possa se dedicar a uma coisa de cada vez. Depois disso, defina as estratégias e prepare-se para começar a agir.

10 – Aproveite Para Relaxar

Por fim, você pode aproveitar seus momentos a sós para relaxar, da maneira que achar mais agradável. Pode ser ouvindo suas músicas preferidas deitado em uma rede, lendo um livro, fazendo um dia de spa na sua casa. São muitas as opções, escolha aquela que mais fizer sentido para você e cuide de si com carinho, depois disso, verá como suas energias irão se renovar.

Ao aprender a apreciar a sua própria companhia, a presença de outras pessoas virá para agregar, para tornar maravilhoso aquilo que, por si só, já é bom. Experimente!

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/dicas-como-se-divertir-sozinho-aprender-apreciar-sua-propria-companhia/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close