relacionamento interpessoal é basicamente a relação entre duas ou mais pessoas considerando o contexto onde vivem, que pode ser pessoal ou profissional. O artigo de hoje irá indicar recomendações de como ter um bom relacionamento interpessoal no trabalho. Esta capacidade, também chamada de inteligência social, é decisiva para a construção de convívios positivos em todos os âmbitos da vida.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, algumas pessoas são mais propensas a desenvolver um bom relacionamento interpessoal. De acordo com o estudo, esta chave do sucesso é o genótipo GG, presente nos indivíduos mais extrovertidos, simpáticos e hábeis para sentir, ouvir e se comunicar.

Quem não possui esta habilidade, não precisa se preocupar! Vale destacar que é possível aprender a se relacionar melhor. Para isso, é necessário desenvolver novos comportamentos, ter atitudes positivas e estar aberto aos outros e a novas experiências. Quer saber como? É só continuar lendo o texto!

Confira 10 dicas para construir bons relacionamentos

Veja aqui algumas orientações que podem ser bem efetivas para criar relacionamentos interpessoais bacanas:

  1. Aprenda a se comunicar: avalie se a maneira como você expressa suas ideias é clara para o público-alvo. Não adianta falar a linguagem “tecniquês” com colaboradores que não são da sua área, por exemplo. Se uma pessoa não entende o que você falou não é porque ela burra, é simplesmente porque você não falou a mensagem correta. Os relacionamentos legais acontecem em ambientes em que a comunicabilidade é assertiva e fluida, em que a conversa é realizada no mesmo tom de voz e as pessoas sentem que são mutuamente ouvidas.
  2. Aprenda a ouvir na essência: escute além das palavras e se relacione de maneira não verbal com as pessoas. Muitas vezes, sem que o outro nos diga algo, percebemos que algo está errado. E é a partir daí que podemos oferecer nosso apoio.
  3. Seja cordial: dar ou responder a um bom dia, agradecer por uma gentileza ou favor, faz toda a diferença para quebrar o gelo e demonstrar abertura para se relacionar, além de demonstrar ser uma pessoa educada. Não se esqueça de as gentilezas e as “palavrinhas mágicas” contribuem fortemente para tornar o clima organizacional mais harmonioso.
  4. Sorria mais: lembre-se de que o corpo fala. Isso significa que uma cara fechada, por melhor que você seja, pode causar uma má impressão e afastar as pessoas. Sorria mais, retribua sorrisos e mostre outro lado seu.
  5. Respeite o espaço alheio: evite ser invasivo e simpático “demais”. Mostre que está disponível, mas nada de ficar forçando a barra para que a pessoa aceite conversar ou receber uma ajuda sua.
  6. Exercite a gratidão: não há nada pior para os relacionamentos do que a ingratidão. Se alguém lhe ajudou em um momento de necessidade, retribua com gratidão e respeito. Se puder, faça o mesmo e ajude esse indivíduo quando ele precisar.
  7. Alimente a boa confiança: seja um ser humano de confiança, com quem um amigo pode compartilhar seus segredos e saber que não serão revelados. Do mesmo modo, alimente relações de confiança e amizade recíprocas.
  8. Suspenda julgamentos: às vezes o que impede de nos aproximar de alguém é o pré-julgamento que fazemos da pessoa. Evite fazer especulações e abra-se para o que outro tem a oferecer. Vai ver você encontra uma pessoa muito querida!
  9. Aprenda a perdoar: todos erram, inclusive você. Todos merecem uma segunda chance. Exercite dar e pedir perdão e se livre de mágoas e rancores destrutivos.
  10. Alimente emoções positivas: amor, compaixão, respeito a si e pelo outro, bom humor e lealdade são aspectos que colaboram diretamente para os bons relacionamentos interpessoais. Cultive-os!

Infelizmente, não existe fórmula mágica para criar e sustentar relacionamentos interpessoais positivos. O que existe é a sua força de vontade em conhecer a si mesmo para entender quais são as características que contribuem para o desenvolvimento dessas relações e quais são aqueles que não ajudam em nada.

Gostou? Compartilhe com um amigo e deixe seu comentário =)

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/dicas-para-um-bom-relacionamento-interpessoal/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close