música-que-acalma---Blog-Tiago-Curcio
10 Músicas Para Acalmar os Nervos
09/11/2018
Superação---Blog-Tiago-Curcio
Do Zero ao Ápice – Acredite em suas Potencialidades!
12/11/2018

Do Que Você Tem Medo? Enfrente Cada um Deles

Você-tem-medo-de-que----Blog-Tiago-Curcio

Sentir medo é algo que faz parte da natureza humana, afinal é através dele que acionamos nosso sinal de alerta e nos afastamos de situações perigosas. Contudo, esse sentimento se torna prejudicial quando passa a tomar conta de grande parte das ações de um indivíduo, impedindo que ela cresça e se desenvolva. Então, aproveito este momento para te perguntar: do que você tem medo e como isso influencia em sua vida? Continue acompanhando e entenda quais são as razões para enfrentar cada um deles.

Do Que Você Tem Medo? Liberte-se e Ouse Ir Além!

O medo tem duas faces, uma positiva e outra negativa, e a principal diferença delas está na dosagem. O medo de sofrer um acidente de carro, por exemplo, faz com que grande parte das pessoas dirija com maior atenção e prudência. Por outro lado, o excesso dele pode fazer com que muitas não tenham nem ao menos coragem de saírem de suas garagens. Perceba que de algo positivo esse sentimento se torna ruim, porque impede alguém de agir.

Em grande parte dos casos o medo está ligado a pensamentos irracionais e, para vencê-los, é importante se questionar para enxergá-los com racionalidade. Experimente fazer uma lista com todas as situações que te causam medo, então, se pergunte qual é a razão para que cada uma delas te amedronte. Ao buscar essas respostas estará colocando luz dentro de si e aproximando-se cada vez mais da cura para o que sente.

Vale ressaltar que vencer um medo é, sim, bastante desafiador, porque requer, acima de tudo, coragem, autoconhecimento e força. Contudo, todos nós temos todas as condições necessárias para superar essa barreira, e isso inclui você. Para isso, é necessário que acredite no seu potencial, olhe para dentro de si, busque as respostas necessárias para entender o que acontece em seu interior e ouse ir além.

7 Dicas Poderosas Para Enfrentar os Seus Medos e Vencê-los

Todas as pessoas que você admira e considera corajosas já tiveram que superar os seus medos, simplesmente porque isso acontece com todos os seres humanos. Agora chegou a sua vez de encarar cada um dos seus receios e resolvê-los dentro de si. Coloque cada uma das dicas a seguir em prática e inicie o seu processo de libertação.

1 – Torne-se Consciente em Relação aos Seus Medos

Antes de tomar qualquer tipo de atitude para superar os seus medos, é importante que se torne consciente em relação a eles. Reconheça para si mesmo que eles existem e que estão, de alguma maneira, atrapalhando o seu desenvolvimento e a sua felicidade. Tentar abafá-los apenas fará com que se tornem mais intensos, portanto, olhe para cada um deles para que escolha o melhor caminho a seguir. Saiba que ter coragem de encará-los já é vencer metade da batalha.

2 – Identifique as Emoções Que Estão Associadas aos Seus Medos

Depois de obter uma imagem clara em relação aos seus medos, identifique as emoções que se relacionam com eles. Ao passar por uma das situações que lhe amedrontam, o que sente? Irritação, nervosismo, enjoos, pense em quais sensações experimenta nessas ocasiões. Ao identificá-las, poderá entender melhor o que as alimenta e, assim, obter uma visão mais ampla sobre o que está se passando em seu interior. Lembre-se que se trata de um processo de autoconhecimento e não de autojulgamento, portanto se respeite e seja gentil consigo.

3 – Desconecte-se das Emoções Que Sente

É bastante comum vermos pessoas afirmando coisas do tipo: sou muito nervosa ou sou insegura. Saiba que esse mero detalhe pode estar contribuindo com o domínio que os seus medos estão exercendo sobre você. Por isso, é fundamental que entenda que você não é nervosa, insegura ou qualquer outra coisa, mas sim passa por momentos que fazem com que se sinta dessas maneiras. Então, substitua o “eu sou”, por “eu estou”, para que se torne consciente de que se trata de um estado que é passageiro e que pode ser superado.

4 – Entenda a Origem das Emoções Relacionadas aos Seus Medos

É preciso chegar até as origens das emoções que estão associadas ao medo, pois é nesse ponto que a verdadeira transformação começa. Por que você se sente irritado, triste ou assustado quando está em uma situação de medo? Qual é a verdadeira origem de cada uma dessas sensações? Muitas vezes, essas emoções estão associadas a situações vividas da infância e que ficaram registradas no subconsciente, contribuindo com a formação de medos irracionais.

5 – Use Exercícios de Respiração Para Se Acalmar

A maneira como respiramos tem uma grande influência em relação à forma com a qual nos sentimos. A respiração ofegante ou a chamada falta de ar fazem com que a quantidade de oxigênio que chega ao sangue seja ineficaz, o que pode atrapalhar o raciocínio e alterar os hormônios responsáveis pelo bem-estar. Por tudo isso, fazer exercícios de respiração é uma ótima alternativa para se acalmar em diversas situações do dia a dia, principalmente naquelas que geram algum tipo de estresse.

6 – Anote os Seus Pensamentos Para Entendê-los Melhor

Registrar os seus medos é uma ótima maneira de ter um maior controle sobre eles. Por isso, é interessante que tenha um diário para fazer anotações relacionadas à forma como se sente. Considere os agentes geradores de medo, o contexto, o que sentiu, como superou. Quanto mais informações escrever, melhor irá entender o que acontece em seu interior e, além disso, terá um local para consultar em momentos de dúvida e insegurança.

7 – Conte Com o Apoio de Outras Pessoas

Por fim, poder contar com o apoio de pessoas queridas certamente irá te ajudar nesse processo. Vale lembrar que, em casos específicos, de medos intensos e que envolvem a sua segurança, vale a pena procurar ajuda de profissionais especializados. O medo de dirigir que citei no início de artigo, por exemplo, pode ser vencido através de treinamentos com pessoas preparadas para lidar com condutores que possuem traumas e inseguranças.

Independente de qual seja o seu medo, não desista de lutar e mostrar para si que é mais forte do que ele. Portanto, confie em si, acredite no seu potencial de enfrentá-los e ouse ir além!

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/do-que-voce-tem-medo-enfrente-cada-um-deles/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close