5 Estratégias Para Administrar seus Pontos de Melhoria - Blog Tiago Curcio
5 Estratégias Para Administrar seus Pontos de Melhoria
12/01/2019
O Que é a Síndrome do Filho do Meio - Blog Tiago Curcio
O Que é a Síndrome do Filho do Meio?
18/01/2019

Dormir Cedo – Fazendo a Diferença na Sua Qualidade de Vida

Dormir Cedo - Blog Tiago Curcio

Que horário você costuma ir se deitar? Saiba que dormir cedo é um hábito que pode promover uma grande mudança em sua vida, porque irá te estimular a também acordar mais cedo e começar o seu dia com mais energia. Afinal, desfrutar desse descanso diário de forma satisfatória é essencial para manter a saúde em dia, ter disposição para realizar as suas obrigações e ser feliz.

Os Benefícios de Dormir Cedo

Ao optar por dormir mais cedo, uma pessoa está se dispondo a seguir uma rotina, o que é ótimo para ter uma vida mais produtiva e saudável. Além disso, ao acordar mais cedo, terá mais tempo para despertar com tranquilidade, tomar o seu café da manhã, ler o jornal, praticar uma atividade física ou realizar qualquer outro tipo de ritual que te ajude a começar o dia de forma positiva.

O sono representa um terço de 24 horas, mas é capaz de influenciar um dia inteiro. Para comprovar isso, basta que se lembre de uma ocasião em que tenha dormido mal, certamente passou a manhã e a tarde seguintes sonolento, desatento e cansado. Dessa maneira, ao dormir cedo irá evitar esse tipo de situação, pois terá tempo suficiente para descansar e recuperar as energias.

Embora exista a indicação de dormir uma média de oito horas diárias, é importante se atentar às necessidades do seu corpo. Caso perceba que consegue acordar com disposição dormindo um pouco menos e que isso não está te atrapalhando, tudo bem. Na dúvida, consulte o seu médico, pois ele poderá dizer se o seu descanso está sendo o suficiente.

Dicas Para Dormir Cedo e Ter Dias Mais Produtivos

Depois de saber mais a respeito dos benefícios de dormir cedo, confira dicas que irão te ajudar a adotar esse hábito que irá te proporcionar mais produtividade e qualidade de vida.

1 – Adapte-se aos Poucos

Para começar a dormir mais cedo é necessário fazer uma adaptação gradativa, pois se hoje simplesmente se deitar antes de horário de costume irá passar horas entediado e sem sono. Nesse sentido, o ideal é começar se deitando cerca de 15 minutos antes e, também, programar o despertador com o mesmo período de antecedência. Então, a cada dois ou três dias ir aumentando o tempo até chegar no seu horário desejado. Assim, você evitará sentir sono durante a fase de adaptação, pois ela irá acontecer de maneira gradual.

2 – Mantenha o Pensamento Positivo Antes de Dormir

O primeiro pensamento que se tem pela manhã é referente ao último que se teve na noite anterior. Portanto, é fundamental que vá dormir com o pensamento positivo, de que o dia seguinte será incrível e muito produtivo. Se for acontecer algo importante, como uma apresentação de um novo projeto ou uma entrevista de emprego, por exemplo, mentalize que dará o seu melhor para que tudo corra bem. Assim, irá despertar com a mente focada em coisas boas.

3 – Elimine as Preocupações da Sua Mente

Ficar pensando nas coisas que tem para resolver no dia seguinte apenas farão com que o sono demore mais para chegar. Por isso, adote o hábito de anotar as coisas que precisa se lembrar, assim estará retirando-as da sua mente para que realmente possa relaxar. Outra forma interessante de desacelerar é fazer exercícios de respiração ou meditar, assim o seu corpo e o seu cérebro irão se desligar mais rapidamente para que adormeça e descanse.

4 – Crie um Ambiente Aconchegante

O ambiente em que se dorme tem uma grande influência na qualidade do sono. Os pontos mais importantes a serem considerados são: bloqueio da luz, silêncio e conforto. A luz da televisão, da janela ou de um abajur pode comprometer o descanso, assim como barulhos e um colchão que não seja confortável. Por isso, lembre-se de conferir cada um desses detalhes no seu quarto, para que consiga relaxar verdadeiramente e acordar cedo com energia e disposição.

5 – Evite Utilizar a Função Soneca do Despertador

Até que se acostume completamente à nova rotina e desperte naturalmente, será necessário utilizar um despertador. Se tem o costume de fazer uso frequente da função soneca, que adia o toque para dez ou vinte minutos depois, é importante que evite fazer isso. A partir do momento em que o seu relógio ou celular tocou a primeira vez, você já despertou e não voltará a um estado profundo em apenas alguns instantes. Então, todo esse tempo acaba sendo desperdiçado, portanto, prefira logo se levantar e começar o dia.

6 – Saia da Cama e Tire o Pijama

Outro costume que muitos possuem é acordar e continuar na cama, procrastinando a hora de realmente levantar. Se a sua intenção é iniciar o seu dia mais cedo, também evite fazer isso. Assim que o despertador tocar, se espreguice, pois é importante alongar o corpo, e levante-se. Lembre-se de tirar o pijama mesmo que for ficar em casa, pois assim irá realmente adquirir a consciência de que o dia começou. Ficar pensando que precisa se levantar e trocar de roupa irá te desanimar, por isso, apenas faça.

7 – Defina uma Rotina Matinal

Por fim, é importante que defina uma rotina matinal, para que desfrute desse tempo com qualidade e o esforço de dormir mais cedo valha a pena. Escolha atividades que façam você se sentir bem e que te proporcionem energia. Talvez ir a uma academia de ginástica ou se exercitar em casa, correr, caminhar, meditar, praticar ioga ou mesmo realizar tarefas como preparar o seu almoço para levar ao trabalho, organizar a sua casa, estudar.

Independente das atividades que for realizar ao acordar, é importante transformá-las em hábitos, para que tenha uma real motivação para acordar. Afinal, se for para se levantar mais cedo e passar esse tempo mexendo no celular ou fazendo coisas que não agregam em nada para a sua vida, o seu esforço deixará de fazer sentido.

Você já tinha pensado em começar a acordar mais cedo para ter dias mais produtivos? Se tem esse desejo, evite alimentar pensamentos de que não irá conseguir, apenas comece e verá que é capaz disso e de muito mais.

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/dormir-cedo-fazendo-diferenca-na-sua-qualidade-de-vida/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close