como manter equilíbrio em momento difícil - coaching -casule
Como Manter o Equilíbrio nos Momentos Difíceis
28/05/2018
pensamento obsessivo - Blog Tiago Curcio
Não Fique Estagnado com Pensamentos Obsessivos
01/06/2018

Encontrando a Nossa Paz Interior

Encontrando a Nossa Paz Interior - coaching - casule

A expressão paz interior se refere ao estado de tranquilidade que as pessoas atingem quando conseguem viver a vida de forma tranquila, sem sentimentos como a tensão ou a ansiedade. Estar em paz consigo mesmo envolve, principalmente, o bem-estar emocional, algo que é conquistado através do autoconhecimento e da consciência sobre quem é. Ter paz interior não significa ausência de problemas, mas sim saber lidar com eles de forma positiva e sem perder o controle sobre seus sentimentos e ações.

10 Dicas Poderosas Para Encontrar a Paz Interior

Todo ser humano ter o direito de ser feliz e encontrar a sua paz interior. Contudo, esse estado de plenitude precisa ser conquistado dia a dia, através de atitudes positivas que têm como objetivo por fim às crenças limitantes e bloqueadoras que a mente, por vezes, cria. A cada vez que você repete o pensamento de que não irá conseguir e não é capaz de realizar algo, fica mais distante de realizar seus sonhos e encontrar seu equilíbrio emocional.

A boa notícia é que nunca é tarde para mudar o seu comportamento e adotar um mindset renovado e poderoso, capaz de te levar a adquirir autoconfiança e inteligência emocional, fatores de grande importância para chegar ao estado de paz anterior. Aplique as 10 dicas a seguir no seu dia a dia e comece a desfrutar da sua vida de forma plena e positiva.

1 – Aceite o Que Não Pode Mudar

Ao invés de sofrer com situações que não tem o poder de mudar, aprenda a aceitá-las. Assim, poderá canalizar as suas energias para as coisas que estão ao seu alcance alterar. Isso não é sinal de comodismo, mas sim de inteligência, afinal, se preocupação trouxesse algum tipo de solução, ninguém precisaria agir. Lembre-se sempre de se lembrar de nunca se esquecer de se lembrar de que se o mundo não mudar; você pode transformar sua forma de enxergá-lo.

2 – Faça Afirmações Positivas

Da mesma forma que a mente é capaz de registrar afirmações limitantes como “eu não sou capaz”, também é possível levá-la a acreditar no contrário, reprogramando o cérebro. Adote o hábito de fazer afirmações positivas sobre si, como “eu sou capaz e vou conseguir”, “eu me amo”, “minha mente está tranquila”. Acreditar em si e no seu potencial de ir além é o primeiro passo para viver essas afirmações na prática.

3 – Sorria!

Como você se sente quando uma pessoa sorri para você? Tenho a certeza de que se sente muito bem. O sorriso é um gesto de carinho capaz de estimular mecanismos de recompensa do cérebro da mesma forma quando se saboreia um doce delicioso. Até mesmo quando estamos falando ao telefone é possível perceber quando quem está do outro lado da linha sorri. Então, se não tem o costume de sorrir, adote esse hábito e veja o quanto ele é transformador.

4 – Pratique a Gratidão

De forma involuntária, a mente humana costuma dar maior ênfase para problemas do que para as coisas boas. Entretanto, é possível alterar isso de forma consciente, passando a exercer a gratidão por tudo de bom que acontece. Todos nós temos pelo menos um motivo para sermos gratos todos os dias. Procure se atentar para isso e, até mesmo, registrar em um bloco de anotações. Assim, sempre que começar a se sentir desanimado terá um lembrete de quantas maravilhas já aconteceram em sua vida.

5 – Faça Exercícios de Respiração

O corpo é controlado pela mente que, por sua vez, é controlada pela respiração. A forma como o seu cérebro recebe oxigênio tem um impacto muito grande sobre a maneira como se sente. Pessoas ansiosas, por exemplo, costumam ter a respiração mais curta, o que faz com que o sentimento de inquietação e medo do que pode acontecer se torne ainda maior. Por isso, comece a fazer exercícios de respiração e verá os benefícios que isso pode te trazer. Meditar é outra forma de aprender a controlar o ar e se sentir mais tranquilo.

6 – Exerça o Perdão

A mágoa e o rancor são sentimentos nocivos que impedem que a paz se instaure no interior das pessoas. É preciso fazer uma verdadeira faxina interna para descartar tudo aquilo que não agrega e apenas serve para fazer você se sentir mal. Pense nas pessoas que te magoaram e considere a situação. Acha que realmente vale a pena continuar conservando esse tipo de sentimento? Exercer o perdão é libertador, experimente!

7 – Assuma a Responsabilidade Sobre Suas Ações

Qualquer pessoa se sente feliz ao agir da forma correta, contudo, falhar faz parte e não deve ser motivo de vergonha para ninguém. Assuma a responsabilidade sobre suas ações, sejam elas positivas ou não. Errar não é sinal de fraqueza, mas sim de coragem por ter tentado. Ao invés de se culpar, concentre-se em absorver o aprendizado e recomeçar, se reinventar, fazer diferente.

8 – Demonstre Seus Sentimentos

Você costuma demonstrar o que sente para seus amigos e familiares? Entendo que cada pessoa tem a sua forma de ser e nem todas gostam de fazer demonstrações públicas de afeto. Contudo, cada indivíduo pode, à sua maneira, demonstrar o quanto aqueles com os quais convive são especiais e importantes. Emane amor e bons sentimentos e atraia isso de volta para a sua vida.

9 – Seja Honesto Consigo Mesmo

Evite se deixar levar pelas armadilhas do autoengano e seja sempre honesto consigo mesmo. Encare os desafios de frente e busque soluções, mostrando que é mais forte do que eles. Além disso, procure sempre viver de forma coerente, praticando o que diz, assim será uma pessoa muito mais confiante e segura de quem é. Ser honesto consigo mesmo é essencial para manter essa mesma postura em relação aos outros.

10 – Tenha um Propósito de Vida

Ter um propósito irá te mover para se tornar uma pessoa cada vez melhor. Para descobrir qual é o seu, reflita a respeito da sua vida, de como ela está atualmente, e de como quer que ela esteja no futuro. Transforme esses sonhos em metas e faça delas o seu foco. Contudo, é importante que seus objetivos sejam realistas e congruentes, para que não se frustre por não conseguir realizá-los ou se sinta desconectado da sua missão. A sensação de estar trabalhando em prol de uma causa maior traz uma sensação incrível de satisfação e paz. Encontre seu propósito e viva o seu chamado!

Espero que as dicas que compartilhei tenham feito sentido para você e te inspirem a ir em busca da sua paz interior. Ao sentir-se bem consigo mesmo irá descobrir o tamanho do seu poder de realização. Lembre-se que as mudanças acontecem sempre de dentro para fora e as respostas que busca estão dentro de ti. Siga em frente pelo caminho da bondade, gratidão, verdade, amor, lealdade e justiça e encontre verdadeiramente a sua paz interior!

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/encontrando-nossa-paz-interior/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close