como-viajar-gastando-pouco-tiago
Como viajar gastando pouco? (Vídeo Completo)
05/09/2018
O que significa Coach - Tiago Curcio - Coach - Casule
O que significa Coach?
08/09/2018

Entenda o que é Salário Bruto e Salário Líquido

salário bruto e liquido - Tiago Curcio - coach - casule

Você está satisfeito com o salário que recebe hoje? Acha que o valor é justo? Já pensou em maneiras de aumentar sua renda? Já planejou em formas de conquistar uma remuneração melhor no local em que trabalha?

Fiz essas perguntas diretas no início do artigo já para indicar que o tema de hoje é dinheiro. Esses questionamentos são importantes, pois o trabalho deve ser fonte de satisfação profissional e pessoal e ainda proporcionar retorno financeiro compatível com as necessidades básicas do ser humano. Quando esse equilíbrio não acontece é provável que o colaborador produza menos, tenha menos interesse pela organização e até comece a buscar por um novo emprego.

Pense antes de agir

Se, ao refletir sobre as perguntas que fiz no começo do texto, você concluiu que precisa de um salário melhor, então é hora de começar a pensar seriamente sobre o assunto. Nunca é tarde para mudar, não é mesmo? Só que antes de pedir por um aumento ou buscar por um novo emprego com uma remuneração maior, é essencial compreender quais são as diferenças entre salário líquido e salário bruto. Só dessa maneira, você saberá ao certo qual é o valor ideal para negociar a reposição salarial. Continue lendo para entender as diferenças entre esses conceitos de salários.

Descubra quais são as diferenças entre salário bruto e salário líquido

É fundamental entender todas as linhas do holerite. Então, agora vou explicar dois conceitos super importantes para você entender mais sobre o seu salário. Confira:

O que é salário bruto?

É o montante que a empresa pagaria sem nenhum desconto, ou seja, o valor que foi acordado entre as partes. Entretanto, como é preciso incluir os descontos obrigatórios, tais como o imposto de renda e o INSS e, em alguns casos, o pagamento em coparticipação em plano de saúde da empresa ou empréstimos consignados. Concluindo: o montante que chega ao seu bolso já está alterado, pois as contribuições já ficam retidas na fonte.

O que é salário líquido?

Basicamente, o que sobra depois de todos os descontos citados acima é exatamente o seu salário líquido. Lembre-se de que essa é a quantia real que você recebe todo mês. Supondo que você receba 3 mil reais no seu contracheque e a sua conta só chegue 2.500. Os 500 reais foram descontos.

Planejamento financeiro

Agora ficou mais fácil de entender o que é salário bruto e líquido, não é mesmo? É extremamente importante que você entenda qual é a diferença entre o que você ganha e o que você recebe, assim é possível ajustar suas finanças de acordo com a sua realidade. Dessa forma você consegue controlar os gastos e desenvolver um planejamento financeiro pessoal que lhe permita viver bem com o seu salário sem criar complicações ou dívidas.

Isso não quer dizer, porém, que você deva se conformar em ganhar pouco e trabalhar muito. Busque alternativas, fale com seu gestor e defenda as possibilidades de um aumento para você. Se a sua empresa não demonstrar nenhuma ação neste sentido, repense e considere buscar uma alternativa melhor.

Outra solução para aumentar seus rendimentos líquidos é investir numa atividade nas horas vagas e começa a empreender. Sei bem que nem sempre o trabalhador ganha o que precisa para sobreviver e ter qualidade de vida. Porém, use sua criatividade, pense em alternativas e não deixe que a falta de dinheiro limite e traga problemas para você. Faça seu salário e mude sua vida!

Como o coaching pode ajudar sua carreira

Uma alternativa muito interessante para quem busca argumentos para conseguir um aumento salarial ou de cargo é mostrar que é um profissional que está em constante evolução. Seguindo essa linha de pensando, o coaching chega como uma excelente forma de transformação e educação contínua. O método tem as ferramentas certas para empoderar o profissional e o encaminhar para um patamar de alto desempenho e de destaque no mercado de trabalho.

Para quem trabalha no setor comercial ou de vendas, eu recomendo a formação Coaching em Vendas do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), que é ideal para potencializar habilidades como a inteligência emocional, persuasão e planejamento estratégico. Além disso, o conteúdo exclusivo ensina sobre: o exercício do autoconhecimento; a criação da auto liderança; a sustenção do autodesenvolvimento diário; o aumento da capacidade de ouvir na essência; a construção de um campo de relacionamento sincero e de confiança entre a empresa e o cliente; o crescimento da agilidade durante a tomada de decisões; o desenvolvimento da visão sistêmica; e muito mais!

Logo após obter esses conhecimentos por meio de ensinamentos práticos e teóricos, o coachee já poderá aplicá-los com tranquilidade. E, é claro, a empresa sentirá essas mudanças de forma positiva. São alterações significativas como o crescimento substancial do engajamento da equipe, a retenção de talentos, aumento de produtividade, otimização de resultados, aperfeiçoamento de processos e melhor gestão do tempo. Após ler tudo isso dá para perceber como esse curso é ótimo para profissionais de qualquer área que desejam ter alta performance, não é mesmo?

Outra informação interessante do IBC para contribuir com a sua evolução profissional e pessoal é a Leader Coach Training (LCT), muito efetiva na capacitação de líderes. Em uma soma das melhores ferramentas de coaching no tema de liderança, esse curso apresenta um treinamento de curto prazo que traz resultados assertivos e positivos para a vida e a carreira do colaborador. Por consequência, também traz boas mudanças para quem convive na vida pessoal ou que trabalha com ele.

Você sabia que, de acordo com pesquisas realizadas pelo International Coach Federation (ICF) e pela Universidade de Harvard (Estados Unidos), mostram que 48% das empresas que usam o coaching como forma de desenvolver a liderança? Hora de saber mais sobre o Leader Coach Training! O profundo conteúdo desse curso aborda assunto como os quadrantes da liderança; o desenvolvimento de uma nova filosofia de obtenção de resultados; como aperfeiçoar suas formas de comunicação; como fazer uma gestão eficiente do tempo e das atividades; como desenvolver equipes e reter talentos; como aumentar a qualidade de vida no trabalho; como melhorar o clima organizacional; e muito mais.

Invista na sua obtenção de conhecimento e na sua carreira! Não deixe que a sua falta de informação incomode: corra atrás de informações e também em formas de fazer com que a sua história profissional fique cada vez mais recheada. Não deixe que o seu medo ou falta de interesse atrapalhe a sua evolução. Corra atrás dos seus sonhos, pessoa querida!

Aproveite para incentivar os seus amigos ao compartilhar esse texto!

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/entenda-o-que-e-salario-bruto-e-salario-liquido/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close