Como Identificar as Características de um Cliente Indeciso - coaching - casule
Como Identificar as Características de um Cliente Indeciso?
09/05/2018
Medo de Não Ser Bom o Suficiente – coaching - casule
Medo de Não Ser Bom o Suficiente – Entendendo Este Tipo de Comportamento
12/05/2018

Era da Distração – Como Podemos Nos Desconectar?

Era da Distração – coaching - casule

Estamos na era digital, em que os smartphones se tornaram um acessório que nos acompanha em todos os lugares e, com eles, podemos realizar diversas atividades apenas tocando na tela. Com isso, estamos conectados a todo o momento e recebendo inúmeras notificações de aplicativos diariamente, com destaque para o e-mail e as redes sociais. Porém, o que traz muitas facilidades também acaba se tornando uma distração, fazendo com que muitos deixem de viver o momento presente por estarem conectados a todo o momento com a internet.

Motivos Para Se Desconectar

Você já parou para pensar no quanto nós somos privilegiados por termos acesso a tantas facilidades? Antigamente, quando uma pessoa precisava verificar o saldo da sua conta ou fazer uma transferência bancária, precisava ir até o seu banco. Hoje, basta acessar o aplicativo e resolver tudo isso em questão de minutos. O mesmo vale para fazer o pedido de uma refeição em um restaurante, fazer compras, conversar com pessoas que estão distantes. Isso é maravilhoso e um motivo mais do que justo para sermos gratos.

Porém, da mesma forma que torna a nossa vida melhor, quando em excesso, a tecnologia pode fazer com que deixemos de viver o momento presente. Nesse sentido, há o risco de se perder a oportunidade de viver cada experiência em plenitude para ficar com os olhos fixos em uma tela. Além disso, é necessário lembrar que esse excesso também pode comprometer a produtividade e, até mesmo, oferecer riscos, já que muitos acidentes no trânsito são causados por motoristas que desviaram a atenção para olhar o celular.

Os motivos que citei são mais do que justos para que cada um de nós repense a sua relação com a tecnologia. Com organização e bom senso é possível passar um tempo nas redes sociais sem prejudicar os momentos em família, correr riscos no trânsito ou perder os prazos no trabalho. O segredo está em manter o foco em cada atividade que estiver realizando, vivendo cada momento em atenção plena.

Dicas Para Evitar as Distrações Causadas Pela Tecnologia

Depois de entender a importância de desconectar para conseguir dar o seu melhor em tudo o que fizer, é hora de conferir algumas dicas que vão te ajudar a utilizar a tecnologia de forma positiva. Lembre-se que no veneno está o antídoto, então, é possível encontrar o equilíbrio e usar todas essas facilidades que o mundo moderno nos oferece para o bem.

1 – Defina Horários Para Checar o E-mail e as Redes Sociais

As notificações irão chegar a todo o momento, então, se você for pausar o que está fazendo a cada vez que o seu celular tocar, dificilmente conseguirá se concentrar. A melhor maneira de resolver essa questão é silenciar o aparelho e definir horários para checar suas mensagens. Defina um padrão, como verificar as notificações durante cinco ou dez minutos a cada duas ou três horas. Você verá como irá conseguir se dedicar muito mais para as suas atividades e passará a utilizar o seu tempo com mais eficácia.

2 – Mantenha o Foco nas Suas Prioridades

Enquanto estiver dirigindo, caminhando ou passando um tempo com a família e amigos, concentre sua atenção nisso. A sua vida é muito valiosa para ser arriscada porque ficou lendo mensagens enquanto dirigia ou andava pela rua. O mesmo vale para a presença das pessoas que ama que são tão importantes quanto você. Sempre que estiver vivendo algo, pense em qual é a sua prioridade naquele momento e, então, evite se distrair com o celular.

3 – Desabilite as Notificações Sonoras

A menos que esteja esperando uma mensagem importante e que precisa ser lida e respondida na mesma hora, desabilite as notificações sonoras dos seus aplicativos de e-mail e redes sociais. Mantenha isso mesmo que não esteja no trabalho. Assim, evitará se desconcentrar quando estiver fazendo uma refeição, conversando com alguém, lendo um livro, dormindo. Permita-se desconectar para viver cada momento em plenitude.

4 – Saia de Grupos Que Não Agregam

Os aplicativos de mensagens permitem a criação de grupos, o que é uma função muito útil quando é necessário compartilhar informações com diversas pessoas simultaneamente. Entretanto, muitos criam esses grupos e adicionam membros de forma desordenada, sem considerar se o indivíduo realmente quer participar ou se agregará algo de positivo às conversas. Faça uma varredura no seu celular e apague os contatos e grupos que não te acrescentam. Assim, estará otimizando as suas notificações e, consequentemente, o seu tempo.

5 – Incentive as Pessoas a Desconectarem Também

Uma cena típica do mundo atual: amigos estão em uma mesa em um restaurante e, um, pega o celular. Então, os outros se sentem à vontade para fazerem o mesmo. Quando percebem, todos estão com os olhos fixos na tela, deixando de aproveitar aquele momento tão especial. Por isso, ao invés de incentivar as pessoas a se conectarem, faça o contrário. Combine com amigos e familiares de todos deixarem seus aparelhos de lado, para que possam conversar; rir e desfrutar da presença uns dos outros sem interferências digitais.

6 – Valorize o Contato Pessoal

A tecnologia encurta distâncias e possibilita que pessoas que moram em lugares distantes conversem e, assim, amenizem a saudade. Contudo, muitos acabam utilizando essa função para substituir o contato pessoal, deixando de se encontrar com aqueles que amam para trocar mensagens. Quando quiser conversar com um amigo ou familiar ou mesmo parabenizá-lo pelo seu aniversário, faça isso pessoalmente sempre que for possível. Um abraço sempre vai valer muito mais do que qualquer mensagem, pense nisso.

7 – Faça Bom Uso da Internet

A internet nos oferece um universo de possibilidades, muitas boas e outras nem tanto. Então, além de aprender a desconectar quando necessário, comece a escolher melhor o conteúdo que consome na rede, para que o tempo que passar conectado seja produtivo e agregue valor para a sua vida. Pare de seguir celebridades que apenas fazem com que se sinta inferior, por exemplo, ou dar tanta ênfase a notícias ruins. Escolha acompanhar pessoas que compartilhem conhecimentos; passem mensagens positivas e que, a cada postagem, te inspirem a ser melhor.

Assuma a responsabilidade por suas escolhas e aprenda a utilizar a tecnologia ao seu favor. Assim, conseguirá desfrutar dos benefícios que a era digital tem a oferecer sem comprometer os momentos que precisam da sua atenção. Conecte-se com o seu melhor e o melhor das pessoas à sua volta, face a face, troque energias positivas e tenha uma vida além do celular. Lembre-se disso e mantenha o equilíbrio sempre!

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/era-distracao-como-podemos-desconectar/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close