Muitas pessoas blindam seus carros, revestindo-os com uma camada interna de aço, como uma forma de protegê-los de possíveis ataques. No campo emocional, fala-se em blindagem da mente, que nada mais é do que uma metáfora para se referir a uma mentalidade forte e que não se abala com pensamentos, acontecimentos ou comentários negativos. Ter a mente blindada é o mesmo que ter inteligência emocional, reconhecer as próprias emoções e saber lidar com elas de maneira positiva, respondendo aos acontecimentos em vez de simplesmente reagir a eles.

Continue acompanhando para saber mais a respeito da chamada blindagem da mente e do que precisa fazer para se tornar uma pessoa com o pensamento forte e inabalável.

A importância da blindagem da mente nos dias atuais

Os avanços da tecnologia mudaram totalmente a dinâmica da sociedade e impactaram a vida de todos. O trabalho, os relacionamentos, a forma com a qual tarefas são realizadas, tudo se transformou. Os dias continuam tendo as mesmas 24 horas que tinham no passado, contudo, a grande quantidade de informações as quais temos acesso faz com que pareçam mais curtos.

Outro ponto a ser destacado é que, se antes enfrentávamos comparações apenas em situações específicas, hoje, se não tomarmos cuidado, passamos o tempo todo nos comparando através das redes sociais. Fulano parece mais feliz, sicrano mais bem-sucedido, beltrano mais bonito. Se a mente não estiver suficientemente forte, corre-se o risco de se deixar inferiorizar por algo que não faz sentido, afinal, somos todos seres únicos e comparações nunca são justas.

Se antes ter uma mentalidade forte já era importante, hoje, isso se tornou fundamental. Reconhecer e gerenciar as próprias emoções, saber quais são os seus valores e aplicá-los em suas ações, ter clareza sobre qual é o seu propósito, tudo isso faz parte de uma mente blindada e inabalável. É através da clareza em relação a esses aspectos que se torna possível tomar decisões com confiança e optar por caminhos de modo consciente, sem permitir que influências externas atrapalhem.

7 Dicas para blindar a mente e construir um mindset vencedor 

Se você deseja ter uma mente blindada, precisa adotar certas medidas que irão te ajudar a fortalecer o seu mindset. Essa mudança irá te proporcionar uma série de benefícios, que irão impactar positivamente em todas as áreas da sua vida, confira!

1 – Conheça os seus valores essenciais

Quais são as coisas que considera mais importantes em sua vida? Pare e reflita sobre isso, porque são esses valores essenciais que deverão guiar as suas escolhas. Pode ser que tenha como prioridades os relacionamentos, a saúde e a segurança financeira, ou a carreira, a família e a felicidade. Não existem respostas certas e sim aquelas que são as certas para você. Faça uma lista com três a cinco itens e use-a para se basear ao tomar decisões.VOCÊ É FELIZ?

2 – Abrace a dor sem reagir a ela

A dor faz parte da vida e não há como fugir dela, entretanto, transformá-la em sofrimento, aí sim, é uma questão de escolha. Se algo acontece e lhe causa tristeza, você tem a opção de acolher aquele sentimento e esperar que ele passe ou tentar lutar contra ele, tornando-o maior. Por essa razão, aceitar o que sente é o melhor a ser feito, pois terá o tempo que precisa para assimilar o ocorrido e se fortalecer através da experiência.

3 – Aprenda a lidar com mudanças

Como diria o filósofo Heráclito, a única coisa que nunca muda é que tudo muda, essa é uma das maiores verdades da vida. Nesse sentido, se acostumar a lidar com o novo é um passo essencial para blindar a mente, para que mudanças não sejam sinônimo de instabilidade. Quanto menos se apegar às coisas, mais fácil será para lidar com as transformações que, invariavelmente, irão acontecer.

4 – Saia da zona de conforto

Por falar em mudanças, além de aprender a lidar com elas, é interessante que as abrace e, até mesmo, as busque ao fazer suas escolhas. Evite permanecer sempre no mesmo lugar, apenas porque parece mais confortável, porque a longo prazo isso pode te causar muitos problemas. Entenda que é no desconforto que se cresce, se desenvolve e se fortalece a mente.

5 – Saiba ver o lado bom das coisas

Tudo na vida tem o seu lado bom, aprender a enxergar isso irá te fortalecer e evitará que esmoreça frente a um problema por pensar que não há nada a ser feito. E é importante dizer que, ao adotar essa postura, você não estará se agarrando em ilusões e sim se dando a oportunidade de olhar além, tanto para se sentir mais confiante quanto para identificar soluções.

6 – Seja paciente

A ansiedade é um grande obstáculo para uma mente forte porque impede que uma pessoa se concentre no momento presente e, assim, faça escolhas de modo consciente, considerando todos os pontos envolvidos. Por essa razão, a paciência é tão importante de ser cultivada por aqueles que desejam ter o pensamento forte. Saber esperar os resultados das próprias atitudes é tão importante quanto agir.

7 – Zele pela sua autoestima

Ter autoestima significa apreciar a si mesmo como um todo, o que inclui a aparência, mas principalmente a essência. Uma pessoa que gosta de quem é se sente muito mais forte e confiante, assim, comentários de terceiros sobre ela não a abalam simplesmente porque não são importantes.

Se você sente que a sua autoestima não é boa, pense nos motivos que te levam a se ver dessa forma. Será que não está se cobrando demais? Se comparando com pessoas que possuem trajetórias totalmente diferentes? Experimente se olhar através de uma visão mais amorosa e gentil, a mesma que direciona aos seus entes queridos. Reconhecer as suas qualidades te dará mais motivação para melhorar outros pontos e evoluir cada vez mais.

Autoconhecimento, autoconfiança, autoestima e inteligência emocional são os pilares da mente blindada. Se você se conhecer verdadeiramente, confiar no seu potencial, apreciar a sua essência e souber gerenciar as suas emoções, nada poderá te abalar e te desviar do seu propósito.

Se este conteúdo fez sentido para você, compartilhe-o em suas redes sociais para levar a informação adiante!

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/falando-sobre-blindagem-mente/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close