Ir à falência é uma situação que nenhum empreendedor deseja, porém, é algo que pode acontecer, seja por um problema econômico no país, uma falha administrativa ou outras questões. Se está passando por isso, saiba que não é o fim, você não é o primeiro e nem será o último a enfrentar esse desafio. Inclusive, grandes nomes como Steve Jobs, Walt Disney e o brasileiro Flávio Augusto já viram suas empresas quebrarem e conseguiram dar a volta por cima. Continue acompanhando e saiba o que fazer para aprender com essa experiência e se reerguer.

7 Passos para se recuperar de uma falência e se reerguer

Decretar falência é algo extremamente delicado, afinal, envolve reconhecer que é hora de encerrar uma história, porém, isso não significa que novas histórias não poderão ser escritas. Veja, a seguir, sete passos que te ajudarão a contornar essa situação e dar a volta por cima.

1 – Avalie o que deu errado e aprenda com isso

Essa é a melhor postura a se assumir sempre que cometer um erro, independente de que área da vida for. Se lamentar e ficar se culpando não te levará a parte alguma. Entenda que, por mais que ninguém busque isso, falhar é natural, aconteceu agora e continuará acontecendo. Cabe a você decidir o que fará com essa experiência, se irá utilizá-la para aprender e evoluir ou para se prostrar e desistir dos seus sonhos. Espero sinceramente que escolha a segunda opção, pois você é capaz de se levantar dessa queda e fazer desse obstáculo um degrau para o seu sucesso.

2 – Cuide da sua saúde mental

Quando um empreendedor enfrenta um processo de falência, tende a ficar com a autoestima abalada. E é claro que é natural sofrer esse luto, afinal, isso não deixa de ser uma perda e faz parte sentir esse baque. Contudo, cuide para que essa fase não se estenda por muito tempo, pois é preciso reagir e começar a definir os próximos passos. Uma ótima maneira de se fortalecer é estar entre seus entes queridos, desabafar sobre seus sentimentos e angústias e, se preciso, buscar ajuda profissional.

3 – Planeje-se financeiramente considerando o estado atual

Se possui uma reserva para emergências e não tem outro tipo de renda no momento, é hora de utilizá-la. Se não tem, será preciso se planejar para se manter até que se restabeleça profissionalmente. Comece listando os seus custos fixos, em seguida, veja quais pode riscar da lista. Então, pense em como pode fazer para buscar esse valor, o que pode ser através da venda de equipamentos e outros itens que não usa mais, trabalhos como freelancer, motorista de aplicativo, enfim, são diversas as possibilidades. Encontre aquelas que mais se encaixarem com as suas condições e aptidões.

4 – Defina quais são seus objetivos daqui para frente

Uma atitude importante é definir quais serão os seus objetivos daqui para frente. Pretende abrir outro tipo de negócio, tentar reabrir o negócio anterior corrigindo os erros ou mesmo ter um emprego tradicional? Reflita com calma para que chegue à melhor resposta. Ouça os conselhos das pessoas que te querem bem e torcem pelo seu sucesso, mas lembre-se que a palavra final deve ser sempre sua. Afinal de contas, de nada adiante direcionar a sua vida para um caminho que agrade terceiros e desagrade você.

5 – Crie um fundo para emergências

Se não tinha o hábito de poupar para emergências, aproveite para colocar essa primeira lição da falência em prática. Tanto empresas quanto pessoas físicas precisam ter um fundo para recorrer caso algum problema surja. Essa é uma segurança que se tem para evitar que um custo inesperado se torne o início de uma sequência de dívidas. Para isso, comece a considerar um aporte mensal para criar essa sua reserva e, assim, evitar passar por apertos financeiros no futuro.

6 – Evite permitir que o medo te paralise

Quando se sofre um grande baque, é natural sentir certo receio de tentar novamente. Entretanto, é preciso que se lembre da sua infância, quando uma queda não fazia com que desistisse de tentar andar. Lembre-se que, hoje, você sabe exatamente quais foram os erros que fizeram você cair, portanto, use isso a seu favor e construa dentro de si a confiança que precisa para se reerguer e continuar sua jornada, independente de qual caminho tenha escolhido.

7 – Saiba ser teimoso e flexível quando necessário

Essa é uma lição bastante poderosa que o CEO da Amazon, Jeff Bezos, costuma dar. Para ele, quando se equilibra teimosia e flexibilidade é possível enxergar os momentos em que é necessário insistir e tentar novamente ou mudar certos detalhes de um projeto e se adaptar ao cenário. Embora ele seja um grande empresário, esse ensinamento é válido também para quem tem um pequeno negócio. Afinal de contas, nem sempre desistir é a melhor escolha, assim como também é preciso saber quando é hora de parar de tentar e mudar a rota.

Recuperar-se de uma falência é algo que pode levar tempo, afinal, também não foi do dia para a noite que o negócio quebrou. Portanto, seja paciente, se esforce, aprenda com cada erro e acredite que conseguirá superar tudo isso. Se optar por abrir um novo empreendimento, pesquise ao máximo o segmento em que deseja atuar, saiba quem são os clientes em potencial, os concorrentes, quanto mais informações tiver, melhor poderá se preparar, aumentando as suas chances de sucesso.

Existe uma citação fantástica de Henry Ford que pode te inspirar muito neste momento. Ele disse que o fracasso é, simplesmente, uma oportunidade de começar de novo, mas, desta vez, com mais inteligência. Então, aproveite toda a bagagem que essa experiência te proporcionou e use-a para se empoderar, se capacitar e, principalmente, reconhecer que evoluiu e está mais preparado para os desafios que virão.

Assim como tantos empresários que hoje são reconhecidos pelo seu sucesso, mas que já faliram no passado, você também irá dar a volta por cima e se orgulhará de cada tropeço e cada passo dado.

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/falencia-nao-fim-possivel-dar-volta-por-cima/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close