Como Deixar de Ser Carente e Recuperar sua Autoestima - tiago curcio
Como Deixar de Ser Carente e Recuperar sua Autoestima
15/01/2018
A Dimensão Espiritual do Coaching - tiago curcio
A Dimensão Espiritual do Coaching
19/01/2018

Falta de Paciência? Saiba Como Lidar Com Ela

Falta de Paciência_ Saiba Como Lidar Com Ela - tiago curcio

Numa escala de 0 a 10, como anda a sua paciência? Tem se irritado com as pessoas com as quais convive ou em situações do cotidiano, como a fila do banco ou o trânsito? A verdade é que algumas situações podem ser irritantes para qualquer indivíduo, contudo, alguns se mostram mais sensíveis a elas. Se você está sofrendo com a falta de paciência, saiba que isso pode ser sinal de que há algo que precisa ser analisado com atenção para evitar que se torne um problema mais grave.

O Que é Ser uma Pessoa Paciente?

Em primeiro lugar, é necessário deixar claro que ser uma pessoa paciente é diferente de ser excessivamente tolerante. Ter paciência não é o mesmo do que aceitar tudo de forma passiva, mas sim saber aguardar o momento certo para as coisas acontecerem. Como bem disse Benjamin Franklin – “aqueles que têm paciência conseguem o que desejam”, e essa frase não se refere a esperar que as coisas caiam do céu, mas sim a agir e saber construir os resultados.

Um indivíduo paciente é aquele que sabe viver o momento presente em sua plenitude, sem alimentar anseios desnecessários em relação ao futuro. Irritar-se com a demora da fila do banco não vai fazer com que ela ande mais rápido. Então, a atitude mais inteligente é aproveitar o momento para fazer algo positivo, que pode ser ler um livro, checar as mensagens do celular ou, mesmo, bater papo com desconhecidos. Ser paciente é não desperdiçar energia com situações que não podem ser mudadas.

Os Sintomas da Falta de Paciência

De vez em quando, sentir-se impaciente com situações do cotidiano é natural, afinal ninguém é de ferro. O problema acontece quando se torna algo frequente, gerando crises de estresse e desentendimentos com pessoas próximas, como familiares e colegas de trabalho, por exemplo. A falta de paciência causa uma sensação de irritabilidade constante, até mesmo com coisas banais que geralmente passariam despercebidas.

Em casos mais graves, um indivíduo que está sem paciência pode ter ataques de fúria, oferecendo riscos para si e aqueles com os quais convive. Por isso, é muito importante se atentar aos sinais para buscar entender a raiz do problema em encontrar soluções. Se uma mudança de hábitos não for o suficiente, é necessário buscar ajuda médica para que seja determinado o tratamento mais adequado.

Dicas Para Ter Mais Paciência no Dia a Dia

Se a sua falta de paciência não tiver origem patológica, é possível promover uma mudança na sua atitude e adotar um estilo de vida mais tranquilo. Viver com mais leveza irá te ajudar a enxergar as coisas sob uma perspectiva mais positiva, o que te tornará uma pessoa mais resiliente e flexível, características tão valorizadas nos dias atuais. Veja, a seguir, algumas dicas para se tornar mais paciente.

1 – Descubra o Que Tira a Sua Paciência

Por mais que o trânsito possa ser naturalmente estressante, ele apenas conseguirá abalar de forma significativa um indivíduo que está com algum outro problema. Então, procure pensar na razão para se sentir assim, pode ser ansiedade, insegurança, excesso de responsabilidades e mais uma infinidade de motivos. Ao se voltar para si, conseguirá se conhecer e entender o que causa cada emoção. Dessa forma, aprenderá a assumir o controle sobre o que sente, inclusive a sua paciência, e poderá solucionar os problemas que te afligem.

2 – Faça Exercícios de Respiração

Pode parecer que uma coisa não tem ligação com a outra, mas saiba que a forma como você respira pode dizer muito sobre os seus níveis de paciência. Quando sentir que está começando a perder a calma, pare e comece a se atentar para a sua respiração, expirando e inspirando o ar profundamente durante alguns minutos. Esse simples gesto fará com que o oxigênio chegue até o seu cérebro com mais eficácia, ajudando a reverter o seu estado mental.

3 – Mantenha uma Rotina de Exercícios Físicos

Já falei por diversas vezes em outros artigos a respeito da importância dos exercícios físicos, pois eles realmente podem trazer inúmeros benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente. Em se tratando de irritabilidade, a prática de atividades físicas regulares é uma excelente válvula de escape para o estresse e a ansiedade, fatores que costumam minar a paciência dos indivíduos. Aproveite esse momento para focar apenas em você, deixando os problemas de lado.

4 – Realize Atividades Relaxantes e Prazerosas

Quais são as atividades que você mais gosta de fazer? Pode ser ler um livro, ouvir música, dançar, meditar, assistir filmes e séries, não importa o que seja, basta que lhe agrade. Aproveite seus momentos de folga para realizar esse tipo de atividade, isso te ajudará a relaxar a mente. Vale lembrar que é importante manter o celular longe em alguns momentos, para que possa descansar verdadeiramente e focar naquilo que está fazendo.

5 – Treine a Sua Paciência

Ao decidir adotar a paciência como parte do seu estilo de vida, será necessário mudar hábitos. Para que essa mudança dê certo, é importante que se empenhe e aprenda a importância de viver o aqui e o agora, sem ansiar excessivamente pelo futuro. Ser paciente é uma questão de treino, então, sempre que perceber que está perdendo a calma, pare, respire e pense em algo positivo. Dessa forma, pouco a pouco, conseguirá aprender a se controlar e concentrar as suas energias naquilo que é realmente necessário.

6 – Pense Antes de Agir

Sempre que a falta de paciência parecer que vai te dominar, pare e pense antes de agir. Gritar com alguém no trânsito ou falar com um colega de forma ríspida podem gerar problemas maiores e fazer com que seja mal interpretado. Então, muitas vezes, o melhor a se fazer é procurar manter a calma para decidir como agir com tranquilidade e total consciência sobre os seus atos. Aproveite e faça, também, o exercício da empatia, colocando-se no lugar do outro para entendê-lo melhor.

A paciência é uma das maiores virtudes que um indivíduo pode ter, seja para lidar melhor com os outros ou para saber esperar a hora certa para as coisas acontecerem. Adotar uma postura mais paciente irá te proporcionar qualidade de vida, melhores relacionamentos e mais tranquilidade. Fique calmo e siga em frente!

Copyright: 577966033 –

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/falta-de-paciencia-como-lidar-com-ela/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close