O chamado home office, que nada mais é do que o profissional trabalhar a partir de sua casa, já é realidade para uma parcela significativa da população mundial. Existem aqueles que optam por essa modalidade por serem autônomos e outros que são contratados por empresas e se dividem entre o escritório e o home office, em determinados dias da semana, ou permanecem fixos em suas casas.

Os profissionais que já estão habituados ao home office, possivelmente já têm suas estratégias para se manterem produtivos em casa. Contudo, outros que estejam precisando lidar com essa realidade pela primeira vez, podem se sentir um pouco confusos sobre como se adaptar ao trabalho sem terem que ir até outro local. Se esse é o seu caso, continue acompanhando para conferir dicas que te ajudarão a aumentar a produtividade nessa nova modalidade.

10 Dicas para se manter produtivo no home office

Acordar, se arrumar, tomar o café da manhã e sair para ir ao trabalho, essa é a rotina de grande parte dos profissionais. Porém, existem aqueles que seguem praticamente os mesmos passos, com o diferencial de não precisarem sair de casa e sim irem até o cômodo que destinaram para ser seu home office.

Por se tratar de uma rotina e um ambiente totalmente diferente de uma empresa, é importante adotar algumas medidas para evitar que as distrações do lar comprometam a produtividade, como as que verá a seguir.

1 – Mantenha a mesma disciplina com horários de quando ia até a empresa

Existem pessoas que pensam que trabalhar em casa é viver sem regras, mas a realidade é totalmente diferente, pois, se não houver uma disciplina em relação aos horários, a produtividade vai por água abaixo. Nesse sentido, procure ter o mesmo cuidado que tinha quando precisava enfrentar o trânsito para ir trabalhar. Coloque o despertador para tocar com tempo suficiente para que acorde, tome seu café da manhã e se prepare para iniciar o expediente.

2 – Peça a colaboração das pessoas que moram na mesma casa que você

Se você mora com mais pessoas, precisará conversar com elas e explicar que precisa que colaborem e evitem te chamar todo o tempo ou realizar atividades que gerem muitos ruídos. Colocar esses limites é preciso porque, se começar a abrir exceções, quando chegar o final do dia irá perceber que não conseguiu fazer quase nada do que precisava. Explique que, quando terminar seu trabalho, poderá dar toda a atenção que desejarem.

3 – Determine horários para fazer pausas ao longo do dia

Existem pessoas que acabam extrapolando os horários e, simplesmente, não sabem a hora de parar de trabalhar. Fazer isso em ocasiões específicas, como quando realmente há uma grande demanda a ser cumprida em um curto espaço de tempo, é até compreensível. Contudo, é preciso tomar cuidado para que isso não se torne um hábito, pois pode prejudicar gravemente a sua saúde. Fazer pausas ao longo do dia é essencial para renovar as energias e manter a mente produtiva.

4 – Torne o ambiente propício ao trabalho

O local em que irá trabalhar precisa ser preparado para tal. Se for possível, defina um cômodo para isso, em que possa fechar a porta e isolar o barulho gerado pelos outros moradores da casa. Atente-se à iluminação, organização e todos os detalhes que possam influenciar no seu conforto ao longo do dia. Acredite, um ambiente desorganizado e escuro pode comprometer sua produtividade e bem-estar.VOCÊ É FELIZ?

5 – Atente-se à ergonomia no espaço de trabalho

Um fator que não pode ser deixado de lado no home office é a ergonomia, ou seja, o conforto para que possa se concentrar sem causar danos ao corpo. Verifique se tem cadeiras e mesas com as especificações corretas. Improvisar usando cadeiras da cozinha não é o ideal, já que são assentos que não foram feitos para que uma pessoa permaneça horas sentada. O mesmo vale para a mesa, que precisa ter uma altura que permita que seus olhos fiquem de frente para a tela do computador.

6 – Evite permanecer de pijama

Parece tentador sair da cama e ir direto para a mesa de trabalho sem tirar o pijama. Porém, essa não é uma ideia muito indicada, visto que pode comprometer o ânimo e a produtividade. Prefira acordar, tomar um banho e vestir roupas adequadas para o trabalho, dá para fazer isso sem comprometer o conforto. Isso se torna ainda mais necessário no caso de profissões que envolvem videoconferências com colegas de trabalho e clientes.

7 – Faça suas refeições nos horários corretos

Da mesma forma que quando está na empresa tem horários para tomar café e almoçar, isso também precisa ser mantido no home office. Afinal, seu corpo continua tendo as mesmas necessidades. Portanto, respeite os horários das refeições, aproveite que está em casa para cozinhar e se alimentar de modo saudável e equilibrado.

8 – Elimine as distrações

Uma coisa é fato: em casa existem mais distrações do que em um escritório. Entretanto, isso não precisa ser motivo de preocupação, desde que saiba eliminá-las do seu ambiente de trabalho. Televisão, rádio e notificações das redes sociais devem ser mantidos desligados. O único tipo de som que não atrapalha são aqueles criados especificamente para ajudar na concentração.

9 – Tenha acesso à internet de alta velocidade

Não existe home office sem internet, pois é através dela que profissionais de todas as áreas conseguem se comunicar com seus pares de trabalho, clientes, parceiros de negócios, além de realizarem mais uma série de tarefas. Desse modo, é muito importante que verifique a conexão que tem em casa e veja se a velocidade atual é capaz de suprir suas necessidades.

10 – Utilize aplicativos de gerenciamento de projetos

Uma ótima maneira de se manter organizado em relação às tarefas que precisa cumprir e seus prazos é usar aplicativos de gerenciamento de projetos. Trello, Asana, KanbanFlow e Bitrix24 são alguns exemplos. Grande parte deles oferece versões gratuitas, que são mais básicas, e pagas, com mais funcionalidades. Verifique qual está mais de acordo com o que precisa e mantenha a organização no trabalho.

É totalmente possível manter a produtividade no home office. Inclusive, se tiver disciplina, pode ser ainda mais produtivo em casa do que dentro de uma empresa, já que se trata de um ambiente em que você pode controlar as distrações, além de se cansar menos por não precisar se deslocar todos os dias.

Aproveite para compartilhar essas dicas com amigos que também estejam em busca de meios de aumentarem a produtividade no home office!

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/home-office-dicas-aumentar-produtividade/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close