razão e fé - Tiago Curcio -coach - casule
Razão e Fé – Uma Depende da Outra? Ou São Traços Individuais?
03/09/2018
como-viajar-gastando-pouco-tiago
Como viajar gastando pouco? (Vídeo Completo)
05/09/2018

Insatisfação Pessoal – Evite-a o Quanto Puder

Insatisfação-Pessoal---Tiago-Curcio---Coach---Casule

Uma pessoa satisfeita é aquela que se sente feliz consigo mesma e suas escolhas, porque reconhece o seu valor e age de acordo com a sua verdadeira essência, o que se reflete em forma de ânimo, dedicação e produtividade. O comportamento contrário, marcado pelo desânimo e a falta de motivação, é a insatisfação pessoal e acontece, entre outros motivos, quando um indivíduo faz escolhas que não condizem com o que deseja o seu eu interior ou exerce sobre si uma cobrança exagerada.

Os Principais Sinais da Insatisfação Pessoal

Em uma escala de 0 a 10, o quanto se considera verdadeiramente satisfeito com a sua vida? Saiba que é normal ter uma ou outra insatisfação, inclusive isso pode ser até positivo para estimular a busca pelo desenvolvimento e evolução, contudo, é importante se manter sempre atento para que o incômodo em relação a um único elemento não se generalize.

Veja, a seguir, os principais sinais da insatisfação pessoal.

Problemas Para Se Concentrar: quando não há um real interesse pela atividade que se está realizando, é normal ter problemas para manter o foco. Isso vale para profissão, estudos, tarefas domésticas e qualquer outra que seja necessário executar com frequência.

Isolamento Social: um indivíduo que está insatisfeito com alguma área importante de sua vida tende a se isolar e passar mais tempo em casa, recusando companhias. Esse é um ponto de atenção porque a solidão pode intensificar o descontentamento e transformá-lo em um círculo vicioso.

Desmotivação: a parte mais desafiadora de uma atividade que exige maior esforço é começar e é nesse ponto que a motivação se mostra essencial, porque é ela que dá o gás para que se possa iniciar algo. Como o indivíduo insatisfeito não encontra motivo para agir, acaba se mantendo cada vez mais inerte.

Cansaço: o cansaço não é apenas uma sensação que se experimenta após realizar muito esforço e também está ligado ao bem-estar mental. Uma pessoa que está descontente com a sua vida pode se mostrar cansada durante a maior parte do tempo, simplesmente porque não possui ânimo e energia para agir.

Procrastinação: como a sua vida não está lhe oferecendo estímulos suficientes para que se mantenha energizada e com vontade de agir, a pessoa insatisfeita tende a postergar suas atividades. E este é outro ponto que pode prolongar ainda mais esse estado e intensificá-lo.

7 Dicas Para Vencer a Insatisfação Pessoal e Ir Além

Caso tenha se identificado com um ou mais sinais da insatisfação pessoal, saiba que você pode vencer esse desafio e transformá-lo em uma grande oportunidade para se conhecer melhor, resolver suas questões internas e ir além. Coloque as dicas a seguir em prática e prepare-se para superar essa fase de uma vez por todas.

1 – Reconheça o Seu Valor

A primeira atitude a ser tomada para vencer a insatisfação pessoal é reconhecer o seu valor, o seu potencial, suas qualidades, pontos de melhoria, enfim, a sua essência por inteiro. Assim, se tornará consciente a respeito do fato de que é um ser único e, por isso, não deve nunca se comparar com os demais, se sentindo inferior ou superior. Além disso, ao se conhecer, se sentirá mais seguro para tomar decisões que te aproximem da satisfação e do contentamento.

2 – Faça Pequenas Mudanças na Sua Vida

Não são apenas as grandes transformações que podem trazer melhorias para a sua vida, pois as mudanças mais sutis também têm esse poder. Adotar hábitos mais saudáveis em relação à alimentação e à prática de atividades físicas, melhorar sua relação com o dinheiro, estar ao lado de pessoas positivas, evitar pensamentos negativos, são alguns exemplos de pequenos detalhes capazes de te trazer muita satisfação.

3 – Veja o Lado Bom da Vida

Quando se está insatisfeito, parece que tudo ao redor dá errado e isso acontece porque a mente está mais focada nos problemas do que em qualquer outra coisa. A melhor maneira de vencer isso é se forçando a enxergar o lado positivo que há em tudo. O fim de um ciclo, por exemplo, não precisa ser visto como algo terrível, mas sim como uma oportunidade de iniciar uma nova etapa. Sempre existe algo a ser apreciado, basta que saiba identificar.

4 – Descubra o Que Te Faz Feliz

Cada indivíduo tem os seus gostos, sonhos, anseios e descobrir isso é fundamental para que seja possível buscar a satisfação pessoal. Nesse sentido, procure voltar a sua atenção para si, para que possa encontrar em seu interior essas respostas e saiba o que te faz feliz. O ser humano precisa realizar coisas que lhe sejam prazerosas, o que pode estar relacionado à profissão, a um hobby, serviços voluntários ou qualquer outro tipo de atividade.

5 – Trace Metas Para Realizar

Uma das maneiras mais eficazes de se manter motivado é traçar metas para conquistar os seus objetivos. Assim, ao invés de passar anos pensando que gostaria de realizar determinado projeto e se lamentar por não conseguir, irá definir estrategicamente os passos para que ele se torne realidade. Então, irá deixar a lamentação de lado para dar espaço à ação, o que irá te motivar todos os dias a dar o seu melhor até chegar onde deseja.

6 – Valorize as Pequenas Coisas

Não são apenas as grandes conquistas que podem te proporcionar satisfação, pois diversos pequenos elementos que estão ao seu redor também têm esse poder. Ter uma cama quente para dormir, uma família amorosa, a oportunidade de ver a beleza da natureza, estar vivo. Se tornar consciente em relação a tudo isso e agradecer irá transformar a sua forma de enxergar a sua existência e, certamente, te proporcionar grandes doses de contentamento.

7 – Assuma o Controle Sobre a Sua Vida

Por fim, evite se colocar como uma mera vítima e culpar elementos externos pelos seus insucessos. Prefira assumir a sua responsabilidade e entender exatamente o que pode fazer para transformar a realidade que lhe incomoda, porque você é capaz disso. Então, antes de apontar os defeitos dos outros ou do mundo, comece em você as mudanças que deseja ver e irá se surpreender com os resultados.

A insatisfação é uma sensação bastante ruim, que pode levar a um indivíduo a perder o gosto pela vida, mas que pode ser vencida e utilizada como uma força motriz para que se possa ir além. Acredite no seu poder infinito de ação e realização e nada será capaz de te deter.

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/insatisfacao-pessoal-evite-o-quanto-puder/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close