Dicas-Poderosas-Para-Se-Fazer-uma-Apresentação-em-Inglês-coaching-casule
Dicas Poderosas Para Se Fazer uma Apresentação em Inglês
24/03/2018
lidando com pensamento intrusivo - psicologia - casule
Lidando Com Pensamentos Intrusivos
13/04/2018

Mudança Interior – Por Onde Começar e Até Onde Ir?

Mudança-Interior-–-Por-Onde-Começar-e-Até-Onde-Ir-coaching-tiago-curcio

Existem momentos da vida que nos levam a desejar uma grande mudança. Independente da motivação e da área que se deseje transformar, a mudança interior deve ser sempre o primeiro passo. Afinal, tudo nasce dentro de nós para que depois possa ser externalizado. Por isso, as transformações que desejamos ver no mundo devem começar internamente. Isso vale para carreira, relacionamentos amorosos ou familiares e a vida de uma forma geral.

O Papel da Mudança Interior Para Promover a Transformação Exterior

Qual é o motivo da sua insatisfação? Quais são os pontos da sua vida que sente que precisa mudar? Refletir a respeito disso é essencial para iniciar o seu processo de mudança interior. Afinal, por mais que sejam situações que pareçam externas, a forma com a qual lida com elas tem uma grande influência em relação à forma como se sente. Se o seu casamento está passando por uma crise, por exemplo, não adianta culpar o seu cônjuge e permanecer de braços cruzados. É fundamental que a transformação comece dentro de você.

Vamos comparar a vida com um jogo de futebol, quando um técnico muda a sua estratégia, os jogadores são orientados a fazerem o mesmo, pois para jogarem realmente juntos e vencer eles precisam se adaptar e mudar sua forma de fazer o jogo. Esta é uma metáfora que evidencia o poder de transformação que cada um de nós possui e o quanto isso é capaz de nos ajudar a atingir grandes resultados. Por isso, ao invés de se lamentar porque as circunstâncias e as outras pessoas não mudam, comece e faça a sua parte. Concentre suas energias naquilo que pode mudar e veja o quanto será capaz de ir além.

Dicas Poderosas Para Começar uma Mudança Interior

Se está em dúvida a respeito de como começar a sua mudança anterior, vai gostar de conferir e colocar em prática as dicas que preparei.

1 – Se Conheça e Identifique os Pontos Que Deseja Mudar

Se está se perguntando por onde começar uma mudança interior, saiba que o primeiro passo é se conhecer, para que consiga identificar os pontos que precisam ser aperfeiçoados e transformados. Comece a se observar, descubra o que te deixa feliz, o que te entristece e como se sente em relação aos elementos que fazem parte da sua vida, como trabalho, família, finanças, relacionamentos amorosos, amigos e a sociedade de uma forma geral.

As lembranças de experiências passadas também são de grande valor para um processo de mudança interior. É uma forma inteligente de usar o passado como aprendizado e não para se culpar ou se punir. Lembre-se de situações que foram marcantes e dos sentimentos que elas causaram em você. Assim, conseguirá organizar as peças do seu quebra-cabeça e começar a se enxergar com maior clareza e iniciar seu processo interno de autotransformação.

2 – Tome a Responsabilidade Para Si

Elimine ideias do tipo “a vida é injusta”, “não tenho sorte”, “as pessoas não colaboram”, “tenho que me conformar com o meu destino”. Responsabilizar terceiros ou as circunstâncias pelo que acontece contigo é o mesmo que se colocar sempre como uma vítima, alguém que não tem como mudar sua própria realidade. Ao invés de culpar os outros, comece a assumir a responsabilidade, assim tomará consciência de que tem o poder de mudar o que está comprometendo o seu bem-estar e limitando seu sucesso.

Independente do que esteja te incomodando, se é a sua situação financeira, o seu trabalho, a sua forma física ou qualquer outra coisa, assuma a responsabilidade e pense no que pode fazer para mudar. Então, essas insatisfações serão transformadas em metas, motivação e poderão, inclusive, te ajudar a definir estratégias assertivas para alcançá-las. Lembre-se que as respostas para a mudança estão sempre dentro de você, para acessá-las é importante que faça alguns auto questionamentos utilize estas respostas ao favor das mudanças que deseja promover em sua vida.

3 – Estabeleça Metas Para o Processo de Mudança

estabelecimento de metas é essencial, pois é o primeiro passo para grandes transformações, sendo também indispensável para realizar um processo de mudança que seja realmente sustentável e compatível com aquilo que deseja mudar e conquistar. Viver sem ter metas é o mesmo que viajar sem saber exatamente o destino para onde se deseja chegar. Isso vale tanto para metas relacionadas ao mundo externo, como conseguir um emprego melhor ou abrir um negócio, por exemplo, quanto para mudanças de comportamento, como ser mais confiante, melhorar a autoestima, aprender a controlar as emoções.

Ter alvos possibilitará que os seus objetivos se tornem mais palpáveis, o que servirá como motivação para que se mantenha firme no caminho para chegar até eles. Além disso, é uma forma de se organizar para que tome melhores decisões, seja mais produtivo e canalize suas energias de acordo com o que deseja realizar. Saiba onde quer chegar para não correr o risco de se contentar com qualquer destino.

4 – Adote um Mindset Vencedor

As crenças limitantes são aquelas ideias que fazem com que se sinta incapaz de mudar. Adotá-las como a sua verdade fará com que se mantenha sempre no mesmo lugar, deixando passar oportunidades incríveis de se desenvolver e evoluir. Nesse sentido, a primeira mudança a ser realizada deve ser no seu mindset, para que comece a acreditar verdadeiramente que é capaz de transformar as suas metas em realidade.

Sabe aquela expressão que diz que se você não acreditar em si mesmo ninguém irá acreditar também? Por mais usual que ela seja, trata-se de uma afirmação verdadeira. É necessário sentir confiança em quem você é para conseguir expressar isso para o mundo. Então, aproveite a primeira dica, que é a do autoconhecimento, para descobrir quais são as suas qualidades, dons e talentos e para começar a acreditar mais na sua capacidade de mudança interior e exterior. Adote crenças construtivas, de que é capaz, é competente e é único e faça delas a sua verdade e o seu combustível para ir além.

5 – Faça da Mudança o Seu Estado Constante

Um dos questionamentos apresentados no título deste artigo é até onde se deve ir com a mudança. A resposta é que, como disse o filósofo Heráclito, a única coisa que não muda é que tudo muda. Nesse sentido, é importante que esteja sempre em busca de mudança, porque assim estará em constante evolução e desenvolvimento. Cada dia nos traz uma oportunidade de aprendermos algo e nos tornarmos melhores, ao abraçar essa realidade você só terá benefícios.

Entendo que, em muitos casos, mudar seja desafiador, porque nos tira da nossa zona de conforto e nos transforma em aprendizes, mesmo quando nos consideramos experientes em outras áreas. Contudo, é através desse desconforto que aprendemos, crescemos e descobrimos que somos capazes de muito mais. Ouse mudar, ouse se transformar, evoluir e ir além e descubra o poder extraordinário que possui. Permita-se!

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/mudanca-interior-por-onde-comecar-e-ate-onde-ir/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close