30 dicas para se organizar no trabalho - Blog Tiago Curcio
30 dicas para se organizar no trabalho
07/12/2018
18 Dicas de Como se Manter Motivado no Trabalho - Blog Tiago Curcio
18 Dicas de Como se Manter Motivado no Trabalho
10/12/2018

O Poder do Elogio

O Poder do Elogio - Blog Tiago Curcio

Como você se sente ao ser elogiado por alguém? Independente de qual tenha sido a sua resposta, tenho a certeza de que descreveu uma reação positiva, afinal é incrível quando alguém reconhece as nossas qualidades e esforços. E, se ouvir palavras boas sobre si é tão gratificante, já pensou em fazer o mesmo em relação às outras pessoas? Ao utilizar o poder do elogio, verá o quanto um feedback desse tipo pode ser transformador e motivar o outro a se tornar ainda melhor.

Falar a respeito desse assunto é importante porque, muitas vezes, deixamos de elogiar alguém que fez algo de bom, e isso acontece por diversos motivos, que incluem principalmente a rotina corrida e a crença de que suas palavras não farão diferença. Com isso, nos tornamos uma sociedade que se manifesta apenas quando é necessário reclamar e nos esquecemos do quanto é importante elogiar e demonstrar gratidão pela vida do outro.

O Poder do Elogio – Palavras Que Podem Mudar o Mundo

Talvez você possa ter achado exagerado esse título, afinal, como dizer a uma pessoa que ela é criativa, organizada ou eficiente pode mudar o mundo? Então, vamos lá, me acompanhe e vou te mostrar o quanto essa afirmação é verdadeira e faz todo o sentido. Cada um de nós é uma parte do mundo, assim, juntos, temos um grande poder de ação e transformação. Se um elogio é capaz de motivar um indivíduo a buscar se tornar melhor, imagine se todos se sentirem assim.

Se João recebeu elogios sobre um trabalho voluntário que realizou para ajudar as crianças carentes da cidade onde mora e se sentiu motivado a continuar com o projeto, imagine se Paula, Fernando e Luiza também forem elogiados por suas ações. Quanto mais pessoas se sentirem encorajadas a continuarem realizando ações positivas e transformadoras, maior e mais poderosa será a corrente do bem formada por elas.

Vale lembrar que isso vale para tudo e não apenas para ações de caridade. Dentro de empresas, por exemplo, quando o líder sabe reconhecer os esforços de seus colaboradores, certamente verá uma grande melhora na qualidade e na produtividade. O mesmo se aplica às famílias, grupos de amigos, vizinhança e à sociedade como um todo. Quanto mais as coisas boas são exaltadas, maiores elas se tornam e, assim, pouco a pouco, pequenos gestos se tornam capazes de transformar o mundo.

Dicas Para Usar o Poder do Elogio e Transformar o Mundo ao Seu Redor

Assim como tudo na vida, é preciso ter cautela para não banalizar o elogio e transformá-lo em algo sem valor. É importante vê-lo como um tesouro, que irá entregar para aqueles que sentir que o merecem. Dessa forma, suas palavras serão realmente significativas e terão o poder de transformar o mundo ao seu redor. Veja, a seguir, 7 dicas que irão te ajudar nessa missão extraordinária.

1 – Tenha Autenticidade ao Elogiar

Um elogio não deve dizer apenas sobre quem o recebe e também sobre quem o oferece. Ouvir palavras genéricas, que poderiam ser ditas para qualquer indivíduo, não é tão gratificante quanto ouvir algo que demonstra ter sido cuidadosamente percebido por outra pessoa. Então, pense com carinho sobre a forma com a qual irá abordar a qualidade que deseja exaltar, nesse caso um detalhe pode fazer toda a diferença.

2 – Descubra o Que Motiva o Outro

As pessoas adoram ser elogiadas por suas paixões, por isso, saber um pouco mais sobre aquele que irá elogiar é bastante interessante. Muitos elogiam com base naquilo que eles mesmos consideram importante, se esquecendo de contemplar e enaltecer o mundo do outro. Por essa razão, é fundamental que utilize a sua sensibilidade para perceber no que deve focar para que as suas palavras sejam verdadeiramente encorajadoras.

3 – Contemple as Qualidades Pessoais

Ser elogiado por alguma habilidade adquirida é muito bom, mas se for pelas qualidades pessoais é ainda melhor. Qualidades como bondade, atenção aos detalhes e força são mais impactantes do que as aquelas que foram aprendidas, como falar em público ou ser um bom profissional, por exemplo. É claro que elogios são sempre bem-vindos, independente do tipo, entretanto, os voltados para a essência da pessoa costumam ser ainda mais especiais.

4 – Seja Específico ao Elogiar

Os elogios muitos gerais podem soar pouco autênticos e, consequentemente, não serem vistos como verdadeiros. Dizer que o prato preparado por alguém está delicioso é um tanto quanto vago, se deseja realmente incentivar, fale que gostou da combinação dos sabores e texturas ou que o temperou caiu perfeitamente bem. Lembrando sempre que é fundamental ser sincero e citar detalhes que condizem com sua opinião.

5 – Elogie Sem Segundas Intenções

O poder do elogio está na sinceridade e na naturalidade, então evite se utilizar dele como uma ferramenta para obter algum tipo de vantagem. Elogiar pode, sim, gerar benefícios a quem o faz, já que a tendência é que se forme um laço positivo entre você e aquele a quem dirigiu as palavras positivas. Entretanto, é fundamental que sua única intenção seja a de mostrar a uma pessoa o quanto ela é boa em algo, pelo simples fato de reconhecer os seus talentos.

6 – Associe Perguntas ao Elogio

Ser elogiado é incrível e saber que a outra pessoa deseja te ouvir é melhor ainda. Desse modo, associar perguntas ao seu elogio pode torná-lo ainda mais especial. Ainda citando o exemplo do prato que está saboroso, poderia terminar com: “qual tempero usou?” ou “como fez para deixar os legumes nesse ponto?”. Lembrando que as perguntas devem ser genuínas e expressar os seus reais interesses em relação ao tema.

7 – Ouça o Que o Outro Disser Após o Seu Elogio

Após elogiar e fazer sua pergunta, dedique-se a ouvir o que o outro diz com toda atenção. Parece óbvio dizer isso, mas a realidade é que grande parte das pessoas não escuta verdadeiramente seus interlocutores e apenas espera a sua vez de falar. É claro que isso não é feito por maldade e sim por um descuido, uma falta de percepção e autoconsciência, mas sempre é tempo de rever atitudes e buscar se tornar melhor.

Gostou do artigo? Aproveite para deixar um comentário com a sua opinião a respeito dos elogios e do seu poder de transformação!

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-poder-do-elogio/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close