As 5 linguagens do amor | tiago curcio
As 5 linguagens do amor
26/09/2018
Comunicações---Tiago-Curcio---Coach---Casule
Exemplos de Comunicação Verbal e Não Verbal
29/09/2018

O Que é a Pranayama?

O que é pranayama? - Tiago Curcio - Coach - Casule

Já falei em diversos artigos a respeito da importância da respiração e de como ela pode influenciar o nosso bem-estar e equilíbrio emocional, e o pranayama tem tudo a ver como esse assunto. Trata-se de um ramo do Raja Yoga, uma modalidade da prática milenar indiana, e que tem como objetivo a busca do equilíbrio por meio do controle da respiração. Continue acompanhando e saiba mais a respeito desses exercícios respiratórios que podem trazer inúmeros benefícios para a sua vida.

Conheça Melhor o Pranayama e os Benefícios Que a Prática Pode Proporcionar

Estamos o tempo todo respirando e assim continuaremos até o fim de nossas vidas, porque respirar é uma função vital. Cada célula do nosso corpo precisa de oxigênio para funcionar corretamente, por isso, não é surpresa que a prática regular de exercícios de respiração pode diminuir os efeitos do estresse sobre o nosso corpo e melhorar a saúde física e mental de uma forma geral.

Na ioga, a respiração é chamada de pranayama, em que prana é a energia que permeia todo o universo em todas as suas formas, a força vital representada pela gravidade, pelo magnetismo, pela energia que vem do sol, pelos corpos, pensamentos e emoções. Já ayama significa controle e disciplina, por isso trata-se de uma prática que visa buscar, através da respiração concentrada e ritmada, o recebimento mais intenso dessa energia poderosa que está em tudo.

Você já parou para pensar como um simples suspiro pode ser calmante no final de um longo dia ou após passar por uma situação de tensão? Agora, imagine o que a prática regular seja capaz de proporcionar. Dentre os principais benefícios do pranayama estão o equilíbrio entre o corpo, a mente e as emoções, e uma melhora significativa de todas as reações químicas e físicas do corpo, que são consequências da estabilidade da mente.

Técnicas de Pranayama Para Começar a Praticar Hoje Mesmo

Existem diversas técnicas de respiração conhecidas por reduzirem o estresse, ajudar na digestão, melhorar o sono e relaxar. Uma grande vantagem é que a maior parte delas pode ser realizada a qualquer hora, basta que tenha um local tranquilo para ficar enquanto pratica. Confira, a seguir, os passos necessários para realizar 3 exercícios de pranayama que irão te ajudar a viver de forma mais equilibrada e plena.

Kapalabhati Pranayama – Respiração do Crânio Brilhante

Este é um exercício que tem como principal objetivo desobstruir as vias nasais e, assim, tornar a respiração mais eficaz. O nome “brilhante” faz referência exatamente à limpeza que esse pranayama realiza. É bastante utilizado para aliviar o congestionamento, o inchaço e melhorar o funcionamento dos pulmões. É um exercício bastante revigorante e que aquece o corpo.

Como Praticar: sente-se de forma confortável e permaneça com a coluna ereta. Comece inspirando brevemente através das narinas e depois expire rapidamente (eliminando o ar pelo nariz), enquanto contrai o abdômen. A expiração é curta e rápida, mas muito ativa, enquanto a inalação é curta e passiva.

Repita o processo 30 vezes, contando suas expirações, e descanse por um minuto, com algumas respirações profundas nesse intervalo de tempo. Caso sinta que está muito cansativo, comece com 15 repetições e aumente gradualmente, conforme for se sentindo à vontade.

Indicações: é uma prática bastante interessante para fazer pela manhã para começar o dia com mais energia. Além disso, você também pode experimentar esse exercício quando estiver se sentindo congestionado ou inchado. Esta técnica deve ser evitada por gestantes e aqueles que possuem problemas de pressão arterial ou cardíacos.

Ujjayi Pranayama – Respiração do Oceano

O Ujjayi é também chamado de respiração do oceano por conta do som que o indivíduo faz ao praticá-lo. É uma técnica bastante utilizada na prática de alguns tipos de ioga, como ashtanga e vinyasa. Tem como principal objetivo incentivar a expansão completa dos pulmões e, por manter o foco sobre a respiração, ajuda também a acalmar a mente.

Como Praticar: sente-se em um local confortável e em que fique com a coluna ereta. Inspire até atingir toda a sua capacidade pulmonar, mantendo os ombros levantados. Prenda a respiração por um segundo, depois abra a boca e contraia a garganta, soltando o ar vagarosamente, como se estivesse sussurrando. O som que você irá fazer será parecido com o de uma onda do mar. É importante sentir o ar no céu da boca enquanto expira. Repita por até 20 vezes.

Indicações: este exercício de respiração pode ser praticado por até 10 minutos e a qualquer hora do dia. Experimente combiná-lo com a prática de posições do ioga, os chamados asanas.

Sitali Pranayama – Respiração Refrescante

Sitali significa refrigeração, o que explica o efeito que este exercício pode ter em sua mente e em seu corpo. Esta prática estimula o alívio do calor através do frescor e, por isso, é bastante útil durante o verão e em locais com o clima quente.

Como Praticar: role a língua até que as bordas externas se toquem, formando um tubo. Se não conseguir, abra a boca de forma que ela fique em um formato oval, mantendo a língua reta. Então, inspire através dela, absorvendo todo o ar que puder. Depois de inspirar, coloque a ponta da sua língua no céu da boca e feche os lábios, sentindo a refrescância e, em seguida, expire pelo nariz. Repita de cinco a dez vezes ou conforme achar necessário.

Indicações: pratique quando estiver sentindo muito calor ou irritado.

Dicas Para Começar a Praticar o Pranayama

Confira algumas dicas rápidas que irão te ajudar a introduzir a prática desses exercícios poderosos em sua rotina.

  • Caso sinta algum tipo de desconforto ou tontura durante a prática, pare imediatamente e volte à respiração normal. Nesse caso, é importante praticar sob a supervisão de um instrutor de ioga.
  • Nunca force ou restrinja a sua respiração, vá aos poucos, pois é através da prática constante que conseguirá realizar os exercícios com cada vez mais perfeição.
  • O pranayama deve ser realizado com muito cuidado e consciência. Por isso, evite se julgar e mantenha o foco na jornada e não no destino. Com o tempo, você começará a notar os benefícios da prática.
  • Mulheres grávidas e pessoas que possuem diabetes, pressão alta ou baixa, problemas cardíacos, epilepsia ou vertigem devem consultar um médico antes de realizar qualquer um desses exercícios.

Os exercícios de respiração são positivos porque permitem que você tire o foco do estresse diário para se concentrar em si mesmo e se conectar com o seu eu interior. Nesse momento, torna-se possível entrar em um estado profundo de clareza, paz e relaxamento. Comece a praticar e veja o quanto respirar em atenção plena pode ser transformador.

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-que-e-pranayama/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close