Insubstituível - blog Tiago Curcio
Reflexão – Você é Insubstituível?
13/06/2018
lição de vida - Blog Tiago Curcio
Lições da Vida – O Que Podemos Aprender Com a História de Pessoas Próximas a Nós?
16/06/2018

O Que é Apego Emocional e Como Controlá-lo?

apego emocional - Blog Tiago Curcio

Em se tratando de um namoro, casamento ou mesmo relação de amizade ou familiar, o apego emocional funciona como uma forma de prisão para algumas pessoas que acabam sendo limitadas pela relação de dependência que estabelecem com outros indivíduos. Por isso, ser demasiadamente dependente torna um fator de limitação ao crescimento pessoal e profissionalmente. Como tal, aprender como se libertar desse apego é essencial para quem deseja voar mais alto com as suas próprias asas e ser mais feliz emocionalmente falando.

O Que é Apego Emocional?

De acordo com algumas definições da Psicologia, o apego emocional é uma relação de dependência em que uma pessoa é manipulada por outra. Esse problema pode ser identificado como Transtorno da Personalidade Dependente e se caracteriza pela criação de uma relação de submissão e apego demasiada por aquele que o subjuga. Algumas características que ajudam a identificar uma situação patológica de apego emocional são:

Busca incessante de conselhos

O indivíduo nessa posição não consegue tomar decisões – mesmo as mais simples do cotidiano – sem pedir conselhos para uma ou mais pessoas.

Tem dificuldade de manifestar que está em desacordo

Uma pessoa que sofre de apego emocional tem extrema dificuldade para demonstrar contrariedade em relação aos demais porque tem medo de ser o indivíduo dissonante do grupo.

Transferência de responsabilidades

Essa pessoa geralmente transfere as responsabilidades pelas áreas mais proeminentes da sua vida para outrem e tudo que acontece é “culpa” dos outros e não sua responsabilidade.

Não toma atitudes

Dificilmente essa pessoa tomará atitudes por si para iniciar o desenvolvimento de projetos.

Como Controlar o Apego Emocional?

Depois de entender o que é apego emocional, se você se identificou com as características citadas acima ou conhece alguém que se enquadra nelas precisa ler as dicas que listei de como exercitar o controle de suas emoções e ações.

Reconheça Que Algo Está Errado

É difícil identificar que algo está errado consigo mesmo, no entanto, observar a forma como você se comporta no dia a dia pode ser uma ótima maneira de descobrir que está sofrendo com o apego emocional demasiado. Sabendo que o problema existe é mais fácil procurar ajuda especializada para iniciar, por exemplo, a psicoterapia e buscar formas de aumentar a sua autoestima (dica seguinte).

Trabalhe a Sua Autoestima

Para que a sua autoestima seja elevada é essencial reconhecer o seu valor e as suas qualidades. Procure estar ciente de quem você é e repetir pensamentos positivos em relação a si. Quem tiver dificuldades de reconhecer suas qualidades pode pedir ajuda para os amigos e familiares nessa tarefa, o mais importante é saber que você é bom o suficiente por si só controlando, assim, o apego emocional.

Controle Sobre Si

O passo mais importante para deixar o apego emocional no passado está em saber como 15. A partir do momento em que você compreende que é dono da sua personalidade e de quem é, pode se manter mais forte diante de situações que desencadeiam a dependência emocional e trabalhar para minimizá-la.

O apego emocional se caracteriza por uma dependência bastante acentuada de um indivíduo em relação a outras pessoas, o que pode acabar privando o mesmo de uma vida mais plena e completa. O controle do problema está em identificar que ele existe; buscar ajuda; reconhecer o seu valor e assumir o controle das suas decisões.

Faça isso por você e permita-se ter uma vida emocionalmente mais equilibrada, sendo a pessoa empoderada que merece ser e mais feliz em suas relações, pois como diz uma velha frase – “A única pessoa que estará ao seu lado à vida inteira é você mesmo. Ame-se!”.

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-que-e-apego-emocional-e-como-controla-lo/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close