envelhecer-com-saude - Blog Tiago Curco
Como Envelhecer Com Saúde Física e Mental
30/06/2018
Rituais (Vídeo Completo)
04/07/2018

O Que é Codependência?

O Que é Codependência? Tiago Curcio

Um relacionamento saudável é aquele em que duas pessoas permanecem unidas por escolha e não por uma necessidade. Contudo, existem situações em que se nota uma relação de codependência, que acontece quando um passa a depender emocionalmente do outro para viver. Entender como isso se manifesta e conhecer suas características é muito importante para identificar esse comportamento em si ou em alguém próximo. Assim, é possível buscar ajuda para superar o problema e levar uma vida plena e feliz.

Entenda Melhor o Que é a Codependência

O termo codependência foi criado por especialistas da área da saúde mental para se referir ao comportamento de pessoas emocionalmente ligadas a um dependente químico. Isso porque perceberam que os familiares desses indivíduos, em muitos casos, apresentavam um grau excessivo de preocupação e tentativa de controle sobre eles.

É importante dizer que não se trata de um transtorno psicológico, mas sim um padrão de comportamento que é bastante nocivo para aquele que o apresenta. Além disso, apesar de essa atitude se originar em uma intenção positiva de ajudar o ente querido, pode acabar agravando o vício e tornar o relacionamento com o indivíduo ainda mais delicado.

Com o passar do tempo, os especialistas perceberam que a codependência não é um problema apenas ligado aos familiares de dependentes químicos e que qualquer pessoa pode apresentar esse comportamento. Nesse sentido, é possível que isso aconteça em relacionamentos amorosos, familiares ou mesmo de amizade, sem a necessidade de a outra parte ter algum tipo de vício ou transtorno psicológico.

Os Principais Sinais da Codependência

As pessoas codependentes costumam apresentar sinais semelhantes entre si dentro de um relacionamento. Saiba, a seguir, quais são os principais deles.

  • Apenas se sentir feliz ou satisfeito quando está fazendo algo relacionado ao outro;
  • Manter o relacionamento mesmo estando ciente de que o parceiro tem comportamentos prejudiciais;
  • Fazer qualquer coisa para agradar o outro, sem se importar do que isso irá custar a si mesma;
  • Sentir uma ansiedade constante por conta do desejo de sempre deixar o outro feliz;
  • Dedicar todo o seu tempo e energia para fazer as vontades do parceiro;
  • Sentir culpa ao colocar as próprias vontades em primeiro lugar e deixar as do outro em segundo plano;
  • Se achar inferior em relação ao outro;
  • Ignorar os próprios valores morais para fazer o que o outro quer.

Essa necessidade de dedicar toda a sua atenção e energia a uma relação, faz com que a pessoa codependente negligencie outras áreas da sua vida, como, por exemplo, carreira, outros relacionamentos, a própria saúde e bem-estar e suas responsabilidades diárias.

Atitudes Importantes Para Superar a Codependência

Caso perceba que está vivendo um relacionamento codependente, o primeiro passo é reconhecer que se manter assim não é saudável nem para você e nem para a outra parte envolvida. A partir dessa consciência, é possível tomar as medidas necessárias para vencer esse sentimento e encontrar o equilíbrio entre querer o bem de quem se ama e cuidar de si. Confira, a seguir, as atitudes a serem tomadas nesse tipo de situação.

1 – Valorize os Outros Relacionamentos

Por mais que tenha um sentimento especial por alguém, lembre-se que a sua vida não se resume a isso e que existem várias outras pessoas que são importantes para você. Dessa forma, procure desfrutar de tempo de qualidade com os seus amigos e familiares, deixando o relacionamento um pouco de lado e vivendo esses momentos na essência. Aproveite para desabafar, trocar experiências e, também, conversar sobre assuntos diversos. Assim, irá mostrar para si mesmo que pode sentir outras formas de amor.

2 – Descubra a Felicidade de Forma Individual

A presença de quem se ama é realmente um motivo de alegria, contudo, para que um relacionamento seja positivo, é necessário que ele venha para somar e não preencher algum tipo de vazio. Por isso, comece a encontrar formas individuais de se realizar, como, por exemplo, definindo metas para a sua vida, fazendo um novo curso, se dedicando aos estudos ou à sua carreira ou praticando um novo esporte, por exemplo.

3 – Reflita Sobre a Codependência

Uma atitude importante para superar a codependência é refletir a respeito de como ela se manifesta em seus sentimentos e comportamento. Quando você começou a se sentir dependente em relação ao outro? Quais são as atitudes dele que mais lhe causam insegurança? Faça esses e outros questionamentos para si e aproveite para se conhecer melhor. Lembre-se que a melhor maneira de resolver conflitos internos é reconhecendo a existência deles.

4 – Escreva Sobre Seus Sentimentos

Uma maneira de tornar o seu processo de autoconhecimento e reflexão sobre a codependência ainda mais eficaz, é escrevendo sobre o que sente, fazendo um verdadeiro diário pessoal. Assim, além de ter a oportunidade de colocar as suas angústias para fora, passará a entender a origem dos seus sentimentos. Então, poderá reagir de maneira mais positiva a cada um deles.

5 – Reconheça o Seu Valor

Um ponto fundamental para vencer a codependência é reconhecer o seu valor. Jamais pense que alguém está fazendo um favor de estar ao seu lado, porque isso não é verdade. Cada indivíduo tem as suas qualidades e características que os tornam especiais, e isso inclui você. Se permita descobrir a pessoa incrível que é!

6 – Converse Com a Outra Pessoa

Por mais que a codependência seja um comportamento apresentado por você, a outra pessoa envolvida também deve ser considerada, principalmente se ela também demonstra ter o mesmo tipo de problema. Portanto, é necessário que conversem a respeito do relacionamento, para que decidam o melhor a ser feito. Evitem manter uma relação a qualquer custo, afinal essa proximidade só vale a pena quando ambos estão felizes.

7 – Procure Ajuda

Caso perceba que a situação está fugindo do controle, busque o apoio de familiares e procure ajuda especializada. Por mais desafiador que pareça se livrar desse padrão de comportamento, saiba que é possível. Um dia irá agradecer por ter tomado essa atitude e ido de encontro ao equilíbrio e à sua liberdade.

A codependência é nociva porque compromete a individualidade e impede que duas pessoas desfrutem de um relacionamento saudável e equilibrado. Por isso, se estiver vivendo uma relação assim, procure ajuda, pois é possível mudar esse padrão. Acredite, pois você será capaz de vencer esse sentimento!

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-que-e-codependencia/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close