Dicas Para Fazer uma Apresentação de Vendas Perfeita - tiago curcio
Dicas Para Fazer uma Apresentação de Vendas Perfeita
03/01/2018
Ideias Para Melhorar a Empresa - tiago curcio
Ideias Para Melhorar a Empresa
06/01/2018

O Que é uma Pessoa Coerente e Por Que Devemos Tê-las Por Perto?

O Que é uma Pessoa Coerente e Por Que Devemos Tê-las Por Perto - tiago curcio

A palavra coerência se refere a algo que é congruente, ou seja, tem lógica, harmonia e conexão entre dois fatos ou ideias. Esse conceito costuma ser aplicado a textos escritos e falados e, também, ao comportamento dos indivíduos. Portanto, se você quer saber o que é uma pessoa coerente e quais são os benefícios de conviver com elas e adotar esse comportamento, continue acompanhando este artigo.

O Que é uma Pessoa Coerente?

Como disse no início, a palavra coerência se refere a algo que tem harmonia entre dois fatos e ideias. Se, por exemplo, eu disser que estou com calor e, por isso, vou vestir um casaco, estou sendo coerente? Posso até imaginar você balançando a cabeça afirmando que não, e está certo em sua resposta. Quando uma ideia entra em conflito com a outra e não a confirma, é sinal de incoerência.

Mantendo esse conceito no âmbito do nosso comportamento, podemos dizer que um indivíduo é coerente quando suas atitudes têm conexão com suas palavras e vice-versa. Uma pessoa que prega a respeito da importância da bondade e se dedica a ajudar o próximo está sendo coerente. Assim como existem outras pessoas que, por sua vez, falam que valorizam a sinceridade, mas não perdem a oportunidade de falar mal de quem quer que seja. Inclusive, os incoerentes têm até um ditado que os representa muito bem, e que diz – “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

Coerência Atrai Confiança

A confiança é algo conquistado com o tempo, pouco a pouco. Quando se conhece uma pessoa, é natural observar suas atitudes, a fim de constatar se estão de acordo com a sua fala. Em se tratando de políticos, por exemplo, uma das maiores reclamações dos eleitores em nosso país diz respeito à incoerência entre o que é dito durante os discursos de campanha para angariar votos e as ações tomadas durante o mandato. A coerência é algo muito valorizado é indispensável para conquistar a confiança da sociedade.

Existe uma expressão que diz “fulano é uma pessoa de palavra” e ela se refere a aqueles indivíduos que mantêm o que falam, pois o fazem com convicção, com base no que acreditam e em seus valores morais. Já em relação aos incoerentes, as pessoas costumam dizer “o que fulano fala não se escreve”, ou seja, dificilmente cumprem o que prometem e, por isso, nunca são levados a sério.

Seguindo essa linha de raciocínio, podemos constatar o quanto a coerência é valorizada e importante. Seja no âmbito social, pessoal ou profissional, o mundo precisa cada vez mais de pessoas assim, que agem de acordo com o que dizem e que inspirem confiança. Ser coerente é ser honesto, consigo mesmo e com os outros.

Quando a Mudança é Necessária

Um ponto extremamente importante a ser tratado em relação a esse tema é que, para ser coerente, você não precisa se manter pensando e agindo da mesma forma durante toda a sua vida. A mudança de ideias e atitudes faz parte do processo de evolução humana, então, permita-se se transformar e buscar ser uma pessoa melhor a cada dia. Evite se culpar por isso, pois mudar não é sinal de incoerência, pelo contrário, representa maturidade, que você tem a capacidade de se reavaliar e a coragem para evoluir.

A chamada coerência adaptativa se refere à mudança de ideia que ocorre através da conquista de novas percepções, experiências e conhecimentos. Se evoluir é algo em que acredita e busca, logo, ao mudar determinada mentalidade e comportamento, estará sendo coerente consigo mesmo.

A Importância Coerência na Carreira Profissional

O mercado está cada vez mais em busca de profissionais coerentes, que vivem na prática todas as características que descrevem no currículo e na entrevista de emprego. Inclusive, os recrutadores costumam fazer perguntas específicas para detectar aqueles candidatos que têm ideias e atitudes incoerentes e que estejam em desacordo com os valores da empresa.

Um comportamento coerente no trabalho se torna ainda mais necessário em cargos de gerência, em que o profissional irá liderar uma equipe de pessoas. Um líder que age de forma diferente daquilo que prega, além de estar dando um mau exemplo, poderá desmotivar o grupo, que não terá confiança nele e, também, se sentirá inferiorizado. Uma atitude considerada banal, como exigir pontualidade e sempre deixar as pessoas esperando, é sinal de incoerência.

Um profissional coerente é aquele que baseia as suas atitudes na ética, na honestidade e em seus valores pessoais. Ao agir dessa forma, você não estará perdendo nada, mas sim conquistando algo que é fundamental para ter uma carreira sólida e de sucesso. Confiança e credibilidade não podem ser comprados e nem adquiridos do dia para a noite, é algo que leva tempo e que vale todo o esforço.

Convite à Reflexão: Você é uma Pessoa Coerente?

Depois de saber mais a respeito do conceito e importância da coerência, te convido a refletir sobre o seu comportamento. De 0 a 10, você se considera uma pessoa coerente? Acredita que está agindo em concordância com os seus pensamentos e sentimentos? Considere suas atitudes como cidadão, no trabalho, com amigos e familiares e, também, em relação às sua crença religiosa, se tiver. A resposta está dentro de você e, para chegar até ela, será necessário buscar o autoconhecimento, para entender a origem do que sente e das suas emoções.

Através dessa reflexão, você poderá chegar a conclusões transformadoras, como, por exemplo, se suas atitudes estão congruentes em relação aos seus sonhos e metas. Se não estiverem, pense no que pode fazer para que elas entrem em harmonia. Faça disso um exercício diário, para se manter sempre coerente de acordo com o que deseja e acredita. Essa atitude simples te ajudará a alinhar suas ações e impulsionar o seu poder de conquistar o que quiser.

A coerência é uma palavra bastante utilizada, mas poucos a vivem na essência. Então, aconselho que procure sempre viver em harmonia com o que pensa, sente e acredita. Isso te dará o suporte para conquistar os seus objetivos, inspirar confiança e ser mais feliz. Aceite o desafio de ser verdadeiro com a pessoa mais importante da sua vida: você. Seja congruente!

Copyright: 576267694 – https://www.shutterstock.com/pt/g/anyaberkut

Fonte:http://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-que-e-uma-pessoa-coerente-por-que-devemos-te-las-por-perto/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close