Qual-Deve-Ser-a-Postura-de-um-Líder-Atual--coaching-casule
Qual Deve Ser a Postura de um Líder Atual?
05/03/2018
Busca de nome nos registros do site
Qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas?
09/03/2018

Opinião dos Outros – Até Onde Devo Me Importar?

Opinião-dos-Outros–Até-Onde-Devo-Me-Importar-coaching-casule

Em uma escala de 0 a 10, o quanto você se preocupa com a opinião dos outros e a considera ao tomar decisões? Parar de considerar o que terceiros pensam em relação à sua própria vida é um grande desafio para muitos, mas é necessário para que se exerça algo muito importante: a liberdade de ser quem é e de agir de acordo com seus valores e convicções. Existem situações em que ter essa preocupação pode até ser saudável, mas é necessário tomar cuidado para que não se torne excessiva e tome conta da sua vida completamente.

 

Até Onde é Saudável Considerar a Opinião dos Outros?

 

A resposta para esse questionamento é analisar quais são as pessoas representam esse grupo denominado como “outros”. São familiares ou amigos próximos que realmente se importam contigo? Se sim, ouvi-los pode ser importante para te fazer refletir a respeito da situação em questão. A intenção não é que acate tudo o que disserem, mas sim que pense sobre o que ouviu e se questione, podendo mudar de ideia ou adquirir ainda mais certeza do que deseja.

Dar atenção a opiniões alheias apenas é saudável quando ocorre no sentido de ouvir as pessoas que tem a certeza de que gostam de ti verdadeiramente. E a sua intenção deve ser sempre a de agregar diferentes perspectivas para com isso pensar melhor e fazer boas escolhas. Por isso, jamais considere a opinião dos outros para agradar a terceiros por medo de julgamentos ou de ser rejeitado. Aqueles que realmente se importam com você querem te ver sempre bem e feliz e são opiniões com esse tipo de objetivo que vale a pena considerar.

 

Por Que Devo Parar de Me Preocupar Com a Opinião dos Outros?

 

Agora irei me referir ao grupo “outros” como sendo a sociedade em geral, indivíduos que convivem contigo, mas não conhecem sua história e a sua essência. Nessa primeira frase já é possível encontrar a resposta sobre a razão pela qual deve parar de se preocupar com opiniões alheias. Essas pessoas não te conhecem verdadeiramente e isso é o suficiente para que não dê ouvidos a elas.

As opiniões que são formadas sem um amplo conhecimento a respeito de algo ou alguém são chamadas de pré-conceitos, ou, como conhecemos, preconceitos, e isso tenho a certeza de que sabe que não é positivo. Então, por que considerar as ideias que os outros fazem a respeito de ti se elas não são embasadas na sua verdade? O importante é o que você pensa a respeito de si, a história que você conta da sua história. Pense nisso!

 

Veja outros motivos pelos quais deve parar de se preocupar com a opinião dos outros:

 

  • Para que evite deixar oportunidades de realizar sonhos passarem por medo de julgamentos;
  • Simplesmente porque é impossível agradar a todos;
  • Você não sabe a real intenção por trás de todas as opiniões que as pessoas têm sobre você;
  • Para não viver um ciclo negativo de dependência da aprovação alheia.
  • excesso de preocupação irá sugar a sua energia e comprometer o seu desempenho em relação às coisas que realmente importam em sua vida;
  • Quem tenta agradar a todos acaba desagradando a si mesmo.

 

Como Parar de Se Preocupar Com a Opinião dos Outros

 

Parar de se preocupar com a opinião dos outros depois de uma vida agindo com medo de ser julgado é desafiante e requer empenho. Mas tenho a certeza de que é um esforço que vale a pena, pois permitirá que se sinta livre para tomar decisões considerando o que é realmente importante, que são os seus sentimentos, valores e convicções. Confira alguns conselhos que irão te ajudar nessa missão.

 

1 – Reflita a Respeito da Sua Preocupação

 

O primeiro passo para mudar o seu mindset e deixar de se preocupar demais com o que os outros pensam é refletir a respeito disso. Através do autoconhecimento será possível entender as motivações que estão por trás do que sente, se é um medo de ser rejeitado, julgado, uma falta de confiança. Isso irá permitir que pense de forma racional e chegue à conclusão de que a opinião dos outros não muda em nada quem você é na essência.

 

2 – Aceite Que Não Tem o Poder de Controlar as Opiniões Alheias

 

Por mais que se esforce para agir de acordo com o padrão esperado pelas pessoas, não é possível controlar o que elas pensam. Dessa forma, sofrer com isso perde todo o sentido, já que estará canalizando suas energias para algo que não tem o poder de mudar. Adquirir essa consciência é mais um passo rumo à sua liberdade de ser e existir.

 

3 – Nem Todos Estão Pensando Algo Sobre Você

 

Geralmente, pessoas que passaram por alguma situação delicada no passado, como Bullying, por exemplo, têm a sensação de que estão sendo analisadas e observadas todo o tempo. Se for esse o seu caso, saiba que, na maioria das vezes, essa preocupação está apenas na sua cabeça. Grande parte daqueles que convivem contigo estão ocupados cuidando de suas próprias vidas. Esse é outro motivo para que deixe de sofrer com algo que tem grandes chances de nem ao menos existir.

 

4 – Ser Educado é Diferente de Tentar Agradar a Todos

 

O fato de deixar de se preocupar tanto com a opinião dos outros nada tem a ver com educação. Você pode e deve continuar tratando as pessoas com gentileza. Contudo, o que irá mudar é o seu pensamento em relação às coisas que te afetam diretamente. É perfeitamente possível ser uma pessoa educada e seguir o seu coração, sem permitir que as opiniões alheias se sobressaiam na sua mente.

 

5 – Aprenda a Aceitar Críticas

 

No decorrer da vida é natural que receba críticas, algumas serão positivas e outras nem tanto assim. Entretanto, nenhuma delas precisa ter um impacto negativo sobre você, pelo contrário. Ao aprender a aceitar críticas, conseguirá separar as que realmente têm uma boa intenção e podem te ajudar a crescer daquelas que têm apenas o intuito de te colocar para baixo. Dê o seu melhor e, com o tempo, conseguirá fazer essa separação automaticamente, sem sofrimento.

A opinião dos outros deve ser considerada apenas quando vem de pessoas que realmente te conhecem e desejam o seu bem. Dedique o seu tempo e a sua energia para realizar os seus sonhos e objetivos, se desenvolver e evoluir, assim conseguirá agradar a pessoa mais importante da sua vida: você!

Copyright: 633470375 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pathdoc

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/opiniao-dos-outros-ate-onde-devo-me-importar/

 

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close