lidando com pensamento intrusivo - psicologia - casule
Lidando Com Pensamentos Intrusivos
13/04/2018
5 Tipos de Empreendedorismo - coaching - casule
5 Tipos de Empreendedorismo e Suas Principais Características
16/04/2018

Pais Separados – Como o Coaching Pode Amenizar os Danos da Separação

pais separados - coaching - casule

Ninguém casa pensando em se separar, o desejo é sempre de que a união dure para sempre. Contudo, a vida nos revela surpresas e pode acontecer de o casal que tanto se amava acabar se distanciando por uma série de motivos. Neste sentido, uma preocupação bastante recorrente entre pais separados é sobre como os filhos irão reagir a essa mudança. Neste momento de dúvidas e decisões importantes, o processo de Coaching surge como uma ferramenta que pode ajudar a pessoa a atravessar essa fase de transição, levando o indivíduo que se separou a encontrar as respostas que busca; traçar novos caminhos, bem como a rever seus passos, erros e acertos e a organizar sua relação com sua família.

Uma separação não precisa significar apenas um fim e, se conduzida com sabedoria, pode representar um recomeço para o ex-casal e também para os filhos. No início, é natural que pareça bastante delicado para todos se acostumarem a viver sem a configuração familiar anterior, com os pais e filhos vivendo sob o mesmo teto. Entretanto, é possível transformar a dor em aprendizado e aproveitar esse momento para que todos possam se conhecer melhor e descobrir novas formas de se fazerem presentes um na vida do outro e de serem felizes.

As Consequências de uma Separação em Relação à Família

Quando um casal decide se separar, a mudança não acontece apenas na vida dele, mas também de todos aqueles que fazem parte da família, especialmente dos filhos. A reação dos herdeiros frente à notícia de que o casamento dos pais chegou ao fim depende de uma série de fatores, como: idade, temperamento, se é uma separação amigável ou não, se houve algum tipo de diálogo anteriormente. Quanto mais pacífico o processo for para os pais, melhor será para os filhos, que sofrerão menos com toda a situação.

A família é vista pelos filhos como o um porto-seguro, então, com o divórcio, é natural que eles se sintam desprotegidos e inseguros. Cabe aos pais conduzirem esse momento transitório com cuidado, mostrando que continuam sendo pai e mãe, independente de estarem casados ou não, e que continuarão os amando da mesma maneira. Com respeito e bom senso de ambas as partes os pequenos conseguirão passar por tudo isso sem traumas e logo poderão se acostumar com a nova configuração da família.

Entendo que nem sempre as circunstâncias permitem que tudo seja feito de forma cordial entre os ex-cônjuges, principalmente quando há mágoas e ressentimentos. Entretanto, é fundamental que ambos evitem trocar palavras duras um em relação ao outro na frente dos filhos. Esse tipo de atitude pode trazer graves danos psicológicos às crianças e adolescentes, se configura também como o crime de alienação parental, e fará com que a separação se torne ainda mais dolorosa para todos.

Benefícios do Coaching Para Pais Separados e Suas Famílias

O Coaching é uma metodologia extraordinária, que ajuda as pessoas a se conhecerem e se desenvolverem. Quando se trata de uma separação, suas técnicas e ferramentas entram em cena ajudando o indivíduo que está passando por isso a reconstruir a sua vida, colocar seus sentimentos e ideias no lugar e traçar novos objetivos. A intenção é que ao adotar esta postura mais consciente e responsável, o pai ou mãe possa minimizar os danos da separação e cuidar assertivamente da saúde emocional dos seus filhos.

Por se tratar de uma fase delicada e de muitas incertezas, em que é necessário lidar com as próprias dores, emoções e conflitos e ainda transmitir segurança e tranquilidade aos filhos, o suporte de um coach de vida se mostra uma alternativa bastante positiva. Para isso, confira a seguir alguns dos benefícios que o Coaching pode trazer às pessoas que estão passando por um divórcio, para que consigam reestruturar a sua vida sem deixar de lado os cuidados em relação aos seus descendentes.

1 – Autoconhecimento e Evolução

O autoconhecimento é a forma mais poderosa de evolução humana. No caso de uma separação, um coach poderá ajudar o seu coachee a buscar as respostas dentro de si para o acontecido, a reavaliar seus comportamentos e a reorganizar sua vida. Para isso, o cliente será convidado a refletir a respeito do seu casamento, das suas atitudes, crenças em relação à família e à vida a dois, bem como sobre o seu papel como pai/mãe, e seus comportamentos de uma forma geral. E é nesse ponto que a evolução poderá ocorrer de maneira mais consciente, pois através do reconhecimento de acertos e falhas, a pessoa pode aprender com as experiências do passado e entender como suas lições podem ajudar a construir uma história diferente aqui e agora. Assim, ao evoluir como ser humano, estará evoluindo também como pai ou mãe.

2 – Melhora da Autoconfiança e Autoestima

Uma separação costuma mexer com a autoestima de uma pessoa, fazendo com que ela se sinta inferior por ver seu casamento chegando ao fim. Através de ferramentas poderosas, o coach irá ajudá-la a redescobrir as suas qualidades, talentos, competências e a melhorar aqueles aspectos que de certa forma podem ter boicotado sua relação. Dessa forma, ela irá experimentar uma melhora significativa na sua autoconfiança, o que permitirá que se sinta mais segura para recomeçar e, também, oferecer uma boa educação aos seus herdeiros, tornando-os, também, mais seguros.

3 – Reorganização da Vida

Além dos aspectos emocionais, uma separação implica em questões práticas, como as finanças, obrigações em relação aos filhos, quem irá continuar morando na casa e, também, sonhos e planos para o futuro. Assim, o profissional coach irá ajudar o seu cliente a reorganizar a sua vida, traçar metas e as estratégias para alcançá-las. Com esse planejamento bem definido, o indivíduo recém-separado se sentirá muito mais seguro, empoderado, positivo e confiante para recomeçar a sua vida. E isso certamente irá impactar positivamente na sua relação com os filhos.

4 – Aprender a Ouvir na Essência

A comunicação é indispensável em qualquer tipo de relação, inclusive no fim de uma. Saber se comunicar com o ex-cônjuge e os filhos é essencial para que a situação seja o menos traumática possível e possam chegam ao entendimento. Contudo, comunicar-se não implica apenas em falar, mas também em ouvir e fazer isso na essência; com atenção, respeito e evitando conflitos e brigas, especialmente na frente dos das crianças ou adolescentes. O desenvolvimento dessa habilidade é mais um dos benefícios oferecidos pelo Coaching e que faz toda a diferença para se chegar a um consenso sobre o que o melhor para todos neste momento.

5 – Desfrutar do Aqui e Agora

Após passarem por uma separação, muitos indivíduos tendem a se tornar ansiosos, com medo do futuro. Esse sentimento, além de gerar estresse e sofrimento, faz com que se deixe de aproveitar cada momento de forma plena. Então, ao invés de aproveitar o final de semana com os filhos, concentrará os pensamentos no fato de que ficará dias sem vê-los, deixando de dar a atenção que eles merecem. Através do processo de Coaching é possível vencer isso e aprender a viver o presente na essência, sem permitir que fantasmas do passado ou o medo do futuro atrapalhem a família.

Caso esteja passando por uma separação, desejo-lhe sabedoria e serenidade para vencer essa fase de mudança e transformação. Cuide muito bem dos seus filhos e jamais deixe que as diferenças com seu parceiro ou parceira afetem o bem-estar físico, emocional e mental e a felicidade deles. Contudo, também se lembre de cuidar de você, afinal, é preciso estar bem consigo mesmo em primeiro lugar para conseguir passar isso para outras pessoas. Contar com um coach profissional nesse momento pode ser uma ótima maneira de reencontrar o seu caminho e ser feliz novamente. Invista em você, invista em Coaching!

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/pais-separados-coaching-pode-amenizar-danos-separacao/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close