Deixe-sua-Vida-Longe-da-Mesmice-coaching-casule
Deixe sua Vida Longe da Mesmice
16/03/2018
Como-Ser-um-Palestrante-Motivacional--coaching-casule
Como Ser um Palestrante Motivacional?
19/03/2018

Palavras Positivas: Descubra o seu poder

Palavras-Positivas--Descubra-o-seu-poder-coaching-casule

Provavelmente você já ouviu a expressão “as palavras têm o poder” em algum momento da sua vida. A forma como nos comunicamos revela traços da nossa personalidade e da nossa visão de mundo. Por isso, se você deseja o sucesso é muito importante enriquecer o vocabulário com palavras positivas, pois elas estimulam o seu humor e contribuem para um dia a dia mais produtivo.

Não estou falando que é hora de abrir o dicionário e procurar por vocabulários elegantes. Toda expressão ou pensamento otimista tem força. Pode ser um simples “bom dia”, “muito obrigado” ou uma declaração de amor! As palavras têm o poder de nos trazer sensações e emoções positivas têm o poder de nos transformar por inteiro.

As consequências do uso dessas palavras vão muito além do que um simples alívio momentâneo. Esta disposição para a positividade aumenta a resiliência emocional do indivíduo, ou seja, a sua capacidade de retornar a um estado mental de relaxamento e foco mesmo diante de adversidades.

 

Como ver o lado bom da vida

 

Quando vamos a uma palestra, cinema ou mesmo um show de música, buscamos adquirir novos conhecimentos ou apenas um momento de distração e relaxamento para esquecer um pouco os problemas do dia a dia. Mas, na essência, também procuramos por palavras de incentivo.

O mesmo pode acontecer quando você conversa com um familiar próximo, amigo querido ou uma pessoa a quem você admira. São outros seres de luz que poderão ouvir o que você tem a dizer, ser sinceros e trazerem bons conselhos.

A grande vantagem de realizar estas atividades é a possibilidade de aumentar as conexões positivas no cérebro, progredindo o repertório de emoções positivas que a pessoa pode acessar nos momentos de estresse para ativar a sua resiliência e produzir mais.

 

A importância das palavras positivas

 

As palavras positivas são importantes para que você possa criar um ciclo de pensamentos e atitudes motivadoras que tendem a melhorar o seu ânimo para enfrentar os desafios que sua vida pessoal ou profissional pode trazer.

Esse conceito pode ser encontrado em diversas filosofias e religiões e de diversas formas. O Budismo, por exemplo, possui a meditação mettabhavana, que é a prática do amor universal. Essa meditação é uma forma de desejar genuinamente a felicidade daqueles com quem você tem problemas. Dessa maneira, você cria um padrão de melhora na sua mente. Consequentemente, sempre que se lembrar dessa pessoa, irá associar a pensamentos bons e não a uma cadeia de emoções negativas.

Com o tempo, isso fará com que você se torne um ser de luz muito mais evoluído e trate essa pessoa com respeito sem que nada que ela tenha feito lhe afete.  Muitos professores e coachs de motivação estimulam o uso deste tipo de meditação para quem precisa desatar nós de relacionamentos problemáticos.

 

Aplicando no ambiente de trabalho

 

As frases positivas ainda têm o poder de fazer com que o seu cérebro alcance um estado de relaxamento e foco mesmo em situações adversas. A resiliência emocional adquirida com o hábito de usar palavras positivas permite que você lide com situações desafiadoras sem se afetar psicologicamente.

Esta é uma capacidade fundamental para qualquer empreendedor, executivo ou profissional que deseja atingir o sucesso, já que as situações adversas invariavelmente fazem parte da vida corporativa.

Quando nos manifestamos de forma negativa, com palavras pesadas e de baixo calão, mostramos descontrole emocional e falta de respeito pelas outras pessoas. Isso leva ao desgaste nas relações interpessoais e culmina em prejuízos para a carreira e para a vida pessoal.

O uso de palavras que demonstrem positividade e educação é essencial para manter uma boa imagem do profissional. Quando um funcionário de qualquer nível hierárquico falta com respeito com outra pessoa, tem a reputação manchada. Claro, que todos nós temos dias ruins, porém eles não justificam que sejamos desrespeitosos com outras pessoas.

Selecionei para vocês alguns exemplos de frases positivas. Confira:

  • Eu posso / Você pode
  • Eu sou capaz / Você é capaz
  • Eu consigo / Você consegue
  • Eu realizo / Você realiza
  • Eu acredito em mim / Eu acredito em você
  • Eu sou bonito (a) / Você é bonito (a)
  • Eu sou excelente profissional / Você é excelente profissional

Palavras como estas estimulam, alegram, revigoram e são capazes de impulsionar grandes mudanças e realizações pessoais e profissionais. Sempre as utilize em seu dia a dia para não deixar que você se esqueça de como é importante e especial, e também para reconhecer as qualidades dos outros.

Tudo isso não isenta as críticas construtivas. Faz parte de um ser motivador ajudar a você mesmo e ao outro a encontrar quais são os pontos em que existem erros. É preciso fazer críticas com equilíbrio.

 

Evitando a negatividade

 

O ditado que diz que “as palavras ferem mais do que uma espada” demonstra o quanto as expressões de negatividade podem marcar e prejudicar as relações pessoais.

Quando somos ofendidos por palavras negativas, passamos a acreditar nisso e podemos ter sérios prejuízos na nossa autoconfiança e autoestima. É preciso ficar atento para evitar que isso não aconteça. As experiências negativas vivenciadas na infância e adolescência, quando não são ressignificadas, podem acompanhar uma pessoa ao longo de toda a vida e tendem a prejudicar continuamente o crescimento pessoal e profissional.

Um sintoma comum deste tipo de pensamento é a auto sabotagem, que acontece quando profissionais de alto potencial acabam tomando atitudes que impedem o seu próprio desenvolvimento e deixam de obter o máximo de resultados em função da negatividade que carregam em seus padrões mentais.

 

E agora?

 

Agora é momento de refletir sobre os seus comportamentos. É hora do velho exercício de autoconhecimento. Analise como você se comporta em diversas situações com diversas pessoas. São por essas as palavras e ações que você quer ser lembrado?

Verifique como você se relaciona verbalmente com seus filhos, pais, irmãos, amigos e colegas de trabalho. Pergunte a eles se há algo em você que seria interessante de mudar para tornar o cotidiano mais agradável. Procure rever seus comportamentos e substituir a agressividade verbal por palavras positivas, que remetam a emoções, ações e pensamentos otimistas. Desse modo você poderá criar um padrão de relacionamento construtivo que pode ajudar a sua carreira no futuro.

Faça um teste e experimente utilizar mais palavras positivas na sua vida!

Copyright: 299372690 – https://www.shutterstock.com/pt/g/lculig

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/descubra-o-poder-das-palavras-positivas/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close