Ser-feliz---Blog-Tiago-Curcio
Livrai-me de Tudo Que Me Impede de Ser Feliz
23/11/2018
Medo-de-arriscar---Blog-Tiago-Curcio
Medo de Arriscar? Movimente a Sua Vida e Não a Deixe Estagnar
26/11/2018

Pare de Sofrer Por Antecipação

Sofre-por-antecipação---Blog-Tiago-Curcio

Em uma escala de 0 a 10, o quanto você costuma sofrer por antecipação e se preocupar com algo que ainda nem aconteceu? Saiba que muitas pessoas passam por isso, o que não significa que deva se conformar, pois é possível controlar a ansiedade e parar de desperdiçar as suas energias pensando em algo que ainda nem sabe se realmente vai acontecer. Continue acompanhando e saiba como vencer esse obstáculo e aprender a se concentrar no momento presente.

Por Que Muitos Sofrem Por Antecipação?

Cada emoção humana tem a sua razão de existir, o medo, por exemplo, tem a função de fazer com que um indivíduo se proteja. Entretanto, é importante tomar cuidado para evitar dar a ele mais relevância do que se deve e, assim, permitir que ele te controle e te impeça de agir. Lembre-se sempre que a diferença entre um remédio e um veneno está exatamente na dosagem, portanto, cuide para evitar os exageros.

Para que entenda melhor a razão pela qual muitos sofrem por antecipação, citarei um exemplo bastante clássico. Imagine que o seu chefe te mande um e-mail pela manhã avisando que deseja falar contigo no fim da tarde. Se você for uma pessoa ansiosa, do tipo que se preocupa com as coisas sem nem ao menos saber do que elas se tratam, é bem provável que passe o dia imaginando uma grande bronca ou, até mesmo, uma demissão.

Saiba que esse tipo de reação nada mais é do que um mecanismo de defesa, que tem como objetivo proteger os indivíduos de sofrimentos inesperados. Assim, o cérebro antecipa acontecimentos em uma tentativa de se preparar para o pior, contudo, o que acontece é exatamente o contrário, pois, ao buscar se proteger, a pessoa sofre ainda mais e, em muitos casos, sem necessidade.

7 Dicas Para Parar de Sofrer Por Antecipação

Sofrer por antecipação é ruim porque tira de você algo extremamente valioso, que é o momento presente. Por isso, coloque as sete dicas a seguir em prática e se liberte da ansiedade e da insegurança em relação ao que você nem ao menos saber se irá acontecer.

1 – Questione-se e Entenda o Que Está Sentindo

Grande parte dos pensamentos que povoam a mente de uma pessoa que sofre por antecipação são fantasiosos. Dessa maneira, ao começar a se sentir assim, pare e se questione se existe algum motivo real para isso. Entendo que falar faz parecer mais fácil do que realmente é, contudo, é necessário que aceite esse desafio e dê o seu melhor para se questionar e refletir sobre o que está te preocupando, para que possa finalmente se libertar e ser feliz.

2 – Lembre-se Que Nem Tudo o Que Parece Realmente é

Ainda citando o exemplo do chefe que envia uma mensagem marcando uma conversa, são grandes as chances de ele querer falar sobre diversos outros assuntos, muitos nem tão relevantes assim. Então, por mais que, na sua cabeça, pareça que é óbvio que ele vai te dar uma bronca ou te demitir, lembre-se que nem tudo o que parece é. Além disso, a sua preocupação não vai ajudar em nada, pelo contrário, pois pode fazer com que se desconcentre das suas atividades e, aí sim, acabe sendo prejudicado.

3 – Utilize os Sentidos Para Se Conectar Com o Agora

Uma forma bastante eficaz de se libertar do sofrimento por antecipação é se conectar com o agora, e os seus sentidos podem te ajudar muito nessa missão. Portanto, sempre que perceber que está se preocupando demais, olhe para o local em que está, ouça os sons ao seu redor, sinta o cheiro do ambiente, toque objetos e deguste o sabor dos alimentos que comer. Dessa maneira, conseguirá ter uma experiência sensorial mais intensa e, então, se libertará pouco a pouco das preocupações.

4 – Lembre-se Que Pensar Não é Sinônimo de Agir

É na mente de cada um que a realidade começa a ser construída, entretanto, nem tudo o que se passa dentro dela se torna real. Reconhecer a diferença entre pensamentos e ações é essencial para que supere o sofrimento por antecipação e, aos poucos, consiga se libertar dele. Assim, sempre que alguma ideia ruim surgir na sua cabeça e começar a te perturbar, reflita se ela realmente tem fundamento e, se não tiver, descarte-a.

5 – Aprenda Através das Experiências

Quando se passa toda uma vida sofrendo por antecipação, a sua bagagem de experiências pode te ajudar a adquirir a consciência de que, na maioria dos casos, os pensamentos não se tornam reais. Para isso, é necessário que reflita sobre outras situações que viveu, em que as preocupações não se concretizaram e se deu conta de que sofreu à toa. Utilize essas memórias como provas e mostre a si mesmo o quanto se preocupar é inútil e prejudicial.

6 – Reduza o Uso do Celular

O celular é um aparelho extraordinário e que nos proporciona diversas facilidades que tornam o nosso dia a dia mais prático. Contudo, controlar o tempo de uso é importante para que ele não se transforme em um amplificador de ansiedade e preocupação. Ficar verificando o e-mail a todo o momento para ver se aparece uma mensagem que está esperando, não fará com que ela chegue mais rápido. Quanto mais ceder e se deixar levar pela preocupação, mais intensa ela se tornará, por isso, comece a desapegar do aparelho e se concentrar no momento presente.

7 – Traga Sua Atenção de Volta Para o Momento Presente

Por falar em momento presente, durante esse processo de transformação, é preciso que seja gentil consigo e evite se culpar quando voltar a sofrer por antecipação por causa de algo. Quando se der conta de que está se preocupando com algo que nem sabe se vai acontecer, pare, aceite o seu pensamento, reflita sobre ele e, então, deixe-o ir, voltando a sua atenção para o agora. Repita isso quantas vezes forem necessárias, sem se pressionar, porque é assim que o seu objetivo será alcançado.

Para finalizar este artigo, deixo uma frase para que reflita: quanto sofrimento te custou os males que nunca aconteceram? Pense nisso e dê um passo rumo à libertação, vivendo um dia de cada vez e desfrutando ao máximo de cada instante.

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/pare-de-sofrer-por-antecipacao/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close