perseverança é uma qualidade essencial para aqueles que desejam alcançar o sucesso, pois está relacionada diretamente ao não desistir e seguir em frente, mesmo quando as condições não são favoráveis. Afinal de contas, o caminho para as conquistas é árduo e cheio de obstáculos, por isso, apenas chegam lá aqueles que persistem e perseveram. Continue a leitura e saiba mais a respeito dessa particularidade tão importante.

Por que a perseverança é importante?

Perseverar é, acima de tudo, acreditar e confiar que tem capacidade para alcançar um objetivo. Pessoas de sucesso chegaram onde chegaram exatamente por serem perseverantes e terem trabalhado duro, caído, levantado e superado os obstáculos que encontraram pelo caminho. Sem essa qualidade, um indivíduo acaba desistindo na primeira queda, porque permite que a falha o faça acreditar que seu sonho não é possível.

Pense bem, se pessoas importantes da história não tivessem sido perseverantes, certamente não teríamos acesso a muitas coisas que hoje fazem parte da nossa vida. Ou você acha que a tecnologia foi criada naturalmente, sem testes, falhas, fiascos? Praticamente todas as grandes invenções acontecerem através de processos longos e árduos, que funcionam para uma ideia como a lapidação é para o diamante.

Apenas para citar um único exemplo, temos Thomas Edison, que inventou a lâmpada elétrica. Se você pensa que o processo foi simples, se enganou, pois ele realizou nada menos do que mil e duzentas tentativas até que sua invenção desse certo. Inclusive, ele tem uma citação muito interessante que expressa muito bem a importância da perseverança, que diz: “Um gênio se faz com um por cento de inspiração e noventa e nove de esforço”. Acredite, se você se esforçar, também poderá conseguir.

7 Dicas para desenvolver a perseverança e obter sucesso

Independentemente de qual seja sua história e quais sejam seus objetivos, a verdade é que, se deseja obter sucesso em tudo o que fizer, precisa ter perseverança. De abrir um negócio a fazer uma receita, é preciso persistir e acreditar que irá conseguir. Confira sete dicas para desenvolver a qualidade da perseverança e alcançar seus objetivos.

1 – Aprenda a ver a falha como parte do processo

As pessoas costumam desistir de seus objetivos porque não conseguem se perdoar ao falharem. Assim, entram em um ciclo negativo, acreditando que se erraram é porque não irão conseguir, o que não é verdade. O erro faz parte do processo, dificilmente alguém acerta na primeira tentativa. Para confirmar isso basta fazer uma breve pesquisa sobre a história de nomes de grande relevância, como Walt Disney, Steve Jobs e tantos outros. Desse modo, mudar a sua visão em relação a isso é o primeiro passo para desenvolver a perseverança.VOCÊ É FELIZ?

2 – Mantenha um mindset de crescimento

Ter um mindset de crescimento fará com que busque sempre aprender algo novo e se desenvolver, mesmo que seja através de um pequeno passo. Se você crescer 1% a cada dia, ao longo de um mês terá alcançado um alto nível de desenvolvimento. Independentemente do que esteja fazendo, dedique-se a melhorar sempre um pouco mais, a longo prazo isso fará uma diferença enorme em sua vida.

3 – Permita-se correr riscos

Quando você se permite correr riscos, se prepara para enfrentar situações cada vez mais desafiadoras e, como consequência, se desenvolve. Por outro lado, se ficar sempre fazendo aquilo que considera confortável, não irá nunca sair do lugar. Permita-se ousar e fazer coisas diferentes se o que deseja é obter novos resultados. Se o medo de falhar vier, volte para a primeira dica e lembre-se que isso faz parte do processo.

4 – Complete 40% da tarefa

Um atleta está em meio a uma prova de corrida e começa a sentir que seu fôlego está acabando, então, consegue avistar, mesmo que de longe, a linha de chegada, o que dá a ele gás para continuar. Com outros tipos de objetivos acontece da mesma maneira, ter conseguido concluir uma parte significativa reduz as chances de desistência. Por essa razão, sempre conclua 40% das suas tarefas, ver o caminho percorrido te dará energia para continuar se dedicando até chegar aos 100%.

5 – Tenha os objetivos claros em sua mente

Thomas Edison não desistiu em meio às suas mil e duzentas tentativas porque sabia exatamente o que queria: gerar luz a partir de uma corrente de energia. Para se manter perseverante é preciso ter bem claro em sua mente pelo que está se dedicando, senão, poderá desanimar ao se deparar com o primeiro obstáculo. Saiba o que você quer, por que você quer e o que isso representa em sua vida, essa clareza será o combustível que te levará ao seu destino.

6 – Divida um objetivo em pequenos passos

Objetivos grandiosos levam mais tempo para serem alcançados e o segredo para se manter firme e não desistir é dividi-los em pequenos passos. Assim, terá sempre luz ao fim do túnel, já que não irá mirar no fim de todo o processo e sim da etapa em questão. Se você deseja aprender um novo idioma, por exemplo, precisa vivenciar cada etapa, aprender as palavras e regras gramaticais até chegar à fluência. Além do mais, essa ação permitirá que se organize de modo mais eficaz, otimizando seu tempo e sua energia.

7 – Aprimore suas habilidades

Como disse anteriormente, os erros fazem parte do processo para alcançar qualquer tipo de objetivo, mas, mais do que lidar positivamente com eles, é preciso aprender as lições que ensinam, e a mais poderosa é o desenvolvimento. Se você tentou realizar uma ação e falhou, questione-se qual foi o motivo, veja no que pode melhorar. Buscar aprimorar suas habilidades é fundamental para se capacitar e acreditar cada vez mais em si para seguir em frente sem desistir.

A coragem nem sempre é demonstrada através de uma voz potente afirmando que é capaz. Na grande maioria das vezes, ela surge através de uma voz calma dizendo que tentará novamente no dia seguinte. Isso é ter perseverança e se levantar quantas vezes forem necessárias para chegar onde deseja.

Você se considera uma pessoa perseverante? Comente a respeito abaixo e compartilhe o artigo em suas redes sociais, para incentivar outras pessoas a nunca desistirem de seus objetivos!

Fontes: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/perseveranca-conheca-importante-qualidade-para-se-obter-sucesso/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close