como se impor - blog Tiago Curcio
A Importância de Saber Se Impor
18/07/2018
A-Importância-de-Cuidar-de-Sua-Energia-Espiritual-coaching-casule
Dicas de Técnicas de Meditação
21/07/2018

Pontos Positivos de uma Postura Correta

postura correta - blog Tiago Curcio

Ter uma postura correta é importante tanto por uma questão de saúde do corpo quanto em relação à imagem que irá passar para a sociedade. Em um ambiente profissional, por exemplo, um indivíduo que está sempre recolhido, com a coluna curvada, acaba passando uma impressão de insegurança em relação a si e ao que diz. Por esses motivos, adotar hábitos para ter uma postura saudável é fundamental e uma medida capaz de trazer benefícios que irão impactar em todas as áreas da sua vida.

Os Benefícios de Ter uma Postura Correta

A tecnologia é extraordinária, contudo, muitos fazem um uso inadequado dela, o que acaba gerando diversos problemas, inclusive posturais. Para confirmar essa informação, basta ver a forma com a qual algumas pessoas se sentam em frente ao computador ou as posições que ficam enquanto usam o celular. Caso se identifique com isso, saiba que sempre é tempo de realizar mudanças positivas em sua vida. Para te inspirar, veja quais são os benefícios de ter uma postura correta.

Melhora no Funcionamento do Corpo: quando você mantém seu corpo devidamente alinhado, seja em pé ou sentado, todos os seus órgãos funcionam da maneira correta. Isso inclui o estômago, e é por isso que a boa postura é capaz até de melhorar a digestão.

Elimina Dores: ao manter uma postura adequada, os ossos e coluna conseguem suportar o peso do seu corpo com maior facilidade. Já quando se tem uma postura inadequada, músculos, tendões e ligamentos precisam trabalhar constantemente para suportar esse mesmo peso. Esse esforço extra pode levar a dores nas costas, no pescoço, e até mesmo de cabeça.

Respiração Mais Eficiente: para trabalhar de forma eficiente, os pulmões precisam de espaço para se expandir. Quando você se mantém encurvado, sua caixa torácica fica com menos espaço para os pulmões se abrirem, o que causa uma respiração ineficiente e pode gerar falta de ar, estresse e ansiedade.

Melhora na Memória e Aprendizagem: pesquisas recentes mostraram que pode haver uma ligação entre a boa postura e a retenção de memória ao aprender coisas novas. De acordo com esses estudos, como a boa postura melhora a respiração, permite que se absorva mais oxigênio e, quando se absorve mais oxigênio, a cognição também melhora. Um fato que confirma isso é que o cérebro usa cerca de 25% de todo o oxigênio do corpo.

Aumento da Autoconfiança: corpo e mente estão completamente conectados, por esse motivo a linguagem corporal é tão importante. Ao se portar com confiança, sem medo de ocupar o seu espaço, se tornará mais seguro em relação a si mesmo, algo que é fantástico tanto dentro do campo pessoal quanto profissional.

Dicas Para Ter uma Postura Correta e Ter Mais Qualidade de Vida

Depois de conhecer os benefícios de ter uma postura correta, confira dicas que irão te ajudar a melhorar a sua e, assim, ganhar em saúde e qualidade de vida. Lembre-se que a felicidade é uma combinação de fatores e o bem-estar é um dos elementos mais importantes.

1 – Torne-se Consciente em Relação à Sua Postura

Grande parte das pessoas não se dá conta sobre o quanto sua postura é prejudicial. Elas até sentem dores e desconfortos, mas não conectam essas sensações aos seus hábitos posturais. Portanto, o primeiro passo para ter uma postura correta é se observar, para identificar o que precisa melhorar, o que deve incluir tanto as posições em pé, sentado e deitado.

O ideal é que a coluna esteja sempre ereta, independente de como estiver posicionado. Os ombros e o pescoço também precisam estar retos. Com base nessas informações, verifique o seu colchão, travesseiro e os locais em que costuma se sentar, principalmente a cadeira que usa para trabalhar. É fundamental que ela seja ergonômica e conte com suporte para os braços, para que permaneça confortável.

2 – Tenha uma Vida Ativa

Manter o corpo em movimento é muito importante, pois é isso que irá fortalecer os seus músculos, ossos e tendões. Dessa forma, é interessante que pratique uma atividade física regularmente e faça pausas no trabalho para se movimentar, principalmente se ficar sentado durante a maior parte do tempo. Os alongamentos pela manhã também são fantásticos e podem prevenir uma série de dores e outros problemas. Contudo, o ideal é que consulte um médico da sua confiança para que ele indique o melhor para o seu caso.

3 – Tome Cuidado ao Usar o Computador e o Celular

Para fazer um bom uso das maravilhas tecnológicas, que tantos benefícios e facilidades nos trazem, é necessário que se atente para a sua postura. Em relação ao computador, é importante que faça isso em uma mesa e se sente em uma cadeira específica para esse fim. Evite manter as pernas cruzadas, deixe os pés sobre o chão e os joelhos dobrados, formando um ângulo de 90 graus. Já em se tratando do celular, evite curvar o pescoço e eleve o aparelho até que possa enxergá-lo.

4 – Pratique Atividades Com Foco na Postura

Atividades como a ioga e o pilates são incríveis e podem te ajudar a corrigir problemas posturais. Embora sejam práticas com objetivos diferentes, ambas são capazes de trazer diversos benefícios para a postura. O pilates, em especial, tem como objetivo realizar movimentos de maneira eficiente. Assim, os exercícios que fizer durante as aulas irão te ajudar a levar essa experiência para o seu dia a dia, para que possa posicionar o seu corpo da forma correta.

5 – Procure Ajuda Profissional

Por fim, caso esteja com algum problema relacionado à postura, como dores na coluna, região lombar, entre outros, é indispensável que procure ajuda profissional, de preferência de um ortopedista. Dessa maneira, ele irá indicar o tratamento correto, que pode incluir medicação, sessões de fisioterapia e mudança de hábitos de vida. Evite postergar a consulta, pois quanto antes ela acontecer, mais sucesso o seu tratamento poderá ter.

Espero que este artigo tenha te incentivado a se atentar a essa parte tão importante, e muitas vezes esquecida, da sua saúde e bem-estar. Lembre-se que a sua postura é um reflexo do seu eu interior, portanto, procure mantê-la correta para que se sinta verdadeiramente seguro e ouse ir além.

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/pontos-positivos-de-uma-postura-correta/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close