Capa Video Como o coaching pode me ajudar
Como o coaching pode me ajudar?
12/09/2018
A vida é maravilhosa - Tiago Curcio - Coach - Casule
A Vida é Maravilhosa! Esse Deve Ser Seu Pensamento Diário
15/09/2018

Por que faltam profissionais qualificados no mercado de trabalho?

profissionais qualificados - Tiago Curcio - Coach - Casule

Constantemente vemos nos mais variados meios de comunicação sobre a busca por profissionais qualificados. Mas, o que faz um profissional ser considerado qualificado para o mercado de trabalho? O que é preciso fazer para atender as expectativas do mercado? Para responder estas e outras dúvidas sobre este importante assunto, preparei este conteúdo para você, querida pessoa.

O que significa ser um profissional qualificado?

Se você olhar qualquer texto sobre gestão, marketing pessoal ou carreira, em algum tópico estará o termo “profissionais qualificados”. Mas, quem são estes profissionais qualificados e que são sempre procurados pelas empresas do país inteiro? Basicamente, os profissionais qualificados são aqueles que estão em sintonia com as exigências do mercado. Profissionais que investem em sua capacitação, que possuem pensamento estratégico e inovador e que possuem habilidades que o destacam dos demais.

Tais características valem para todos os profissionais de todos os segmentos do mercado. Mas, esta não é uma novidade. Não é de hoje que estes fatores são buscados e exigidos por diversas organizações empresariais. E se não é uma novidade, então porque ainda faltam profissionais qualificados?

A resposta para esta pergunta está em uma série de questões. Um conjunto de fatores contribui para que esta busca seja constante. Um deles é a ausência de motivação para construir uma carreira consolidada. Muitos profissionais começam suas vidas profissionais sem ter objetivos claros, sem grandes aspirações. Para muitos profissionais falta uma dose de ambição. Sem ela, não há metas e objetivos para alcançar. Há um ditado que fala “quando não se sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Este ditado define bem a situação de profissionais sem ambição e metas de carreira: qualquer função, qualquer cargo, qualquer lugar serve.

Existe um outro fator importante que faz com que os profissionais qualificados sejam cada vez mais escassos: a falta de valorização dos empregadores. Muitas empresas contam em seu quadro de colaboradores profissionais qualificados e com inúmeras habilidades, mas que acabam se transformando em profissionais desmotivados ou que vão para empresas concorrentes por ver que não terão o devido reconhecimento onde estão. É importante que as empresas busquem formas saudáveis de reduzir o turnover e reconhecer os talentos profissionais que possui. Planos de carreiras, programas de benefícios, feedbacks pontuais e positivos são algumas das inúmeras formas de reverter este quadro.

Quero me tornar um profissional qualificado: o que fazer?

Para aqueles que desejam ser profissionais qualificados, preparei uma lista com algumas ações que contribuirão de maneira positiva com a ascensão profissional. Você faz parte desse grupo de futuros profissionais qualificados? Então, confira as dicas a seguir:

1- Busque aperfeiçoamento constante

O aperfeiçoamento é fundamental a qualquer profissional que busca uma boa colocação e uma carreira de sucesso. Invista em especializações, cursos em sua área de atuação, aprenda novas línguas, leia sobre os autores e pesquisadores do mercado que você faz parte, participe de palestras. Quanto mais conhecimentos você adquirir, maiores serão suas chances de ter uma carreira profissional verdadeiramente promissora. Conhecimento é algo valioso e de extrema importância para que se tenha ideias inovadoras. É ele (o conhecimento) que difere meros profissionais dos profissionais verdadeiramente qualificados.

2 – Obtenha experiência

Uma das causas mais frequentes da não contratação de profissionais – principalmente jovens em início de carreira – é a falta de experiência, mesmo profissionais com graduação e pós-graduação. Conhecimento é importante, mas sem experiência profissional, ele não significará muita coisa. É fundamental que haja um elo entre conhecimento técnico e prático.Por isso a experiência profissional conta muito na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho e, principalmente, para galgar promoções de trabalho.

Portanto, uma dica para quem deseja ganhar experiência é optar pelos estágios ou programas de aperfeiçoamento de curta duração – como os programas de trainee. Esteja aberto para as novas experiências profissionais. Busque extrair o máximo que puder de cada experiência de trabalho. Elas serão importantes para que você se consolide no mercado de trabalho.

3 – Leia bastante

Ler é importante não só para obter o conhecimento necessário, mas também para garantir uma boa conversa. Pessoas que leem mais possuem maior facilidade para desenvolver argumentos – algo importante na hora de apresentar ideias para a gestão de uma empresa ou até mesmo para mostrar as razões pelas quais você merece ser contratado. Outra contribuição importante da leitura para aqueles que desejam ser profissionais qualificados é a informação. Quem lê se mantém bem informado. Lembre-se que informação nunca é demais e, quanto mais você souber, melhor para o seu currículo e desempenho profissional.

Pesquise novidades do mercado e, principalmente, da sua área. Busque fontes de informações confiáveis – tanto na internet quanto nos demais veículos de comunicação. Ter informações relevantes e importantes podem ajudar muito em vários momentos da sua carreira – desde a contratação até a negociação de um reajuste salarial, por exemplo. Antecipe-se!

4 – Seja proativo e inovador

Segundo pesquisas, o talento profissional é um dos principais pontos que diferenciam um candidato do outro. Talento está ligado a competências adicionais, a entregar algo a mais às organizações. Isto significa que não basta apenas que você tenha a qualificação técnica para a vaga oferecida, é fundamental também que você tenha a expertise necessária para pensar além disso. Ter um pensamento a frente do que é esperado de você mostra a sua habilidade de ser inovador, estratégico e comprometido com os resultados da organização. Além de mostrar as suas habilidades profissionais, ter atitudes proativas e inovadoras fará com que os gestores da empresa tenham suas expectativas superadas.

Vale dizer aqui que os profissionais qualificados são aqueles que fazem a diferença nos seus respectivos ambientes de trabalho. Se tornar um profissional qualificado requer dedicação, comprometimento, foco e, principalmente, determinação de cada um. Sem isso, não será possível reverter essa situação. Lembre-se de que você é o único responsável pelos seus sonhos e também pelos seus fracassos.

O Coaching para profissionais qualificados

O Coaching pode ser um ótimo aliado neste processo, pois é uma excelente metodologia de desenvolvimento humano indicada a todos aqueles que buscam aperfeiçoamento e desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional. O Coaching pode contribuir de maneira positiva e poderosa com a ascensão de sua carreira, querida pessoa! Muitas são as habilidades profissionais exigidas, mas é importante também ter habilidades pessoais. A empatia e a inteligência emocional são algumas destas habilidades importantes neste processo.

Ao vivenciar o processo de Coaching é possível aprimorar competências e desenvolver novas habilidades como:

  1. Comunicação eficiente
  2. Delegação e Negociação assertivas
  3. Visão sistêmica
  4. Planejamento estratégico
  5. Metas e objetivos tangíveis
  6. Gestão de tempo e foco
  7. Criatividade
  8. Capacidade para trabalhar em equipe
  9. Ouvir na essência
  10. Conquista da liderança mais almejada nas organizações,

Se você acredita que o Coaching pode fazer a diferença na sua carreira, entre em contato com nossos consultores e confira as formações disponíveis para você!

Espero que este conteúdo contribua de maneira poderosa e positiva com a sua ascensão profissional. Desejo que você faça parte do time de profissionais qualificados do mercado de trabalho. Acredita que tenha mais alguma dica para ser seguida? Quer compartilhar conosco a sua experiência no mercado de trabalho? Conte no espaço abaixo um pouco da sua trajetória rumo ao sucesso profissional. Se você acredita verdadeiramente que este conteúdo poderá ajudar outros profissionais, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/por-que-faltam-profissionais-qualificados-mercado-de-trabalho/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close