Opinião-dos-Outros–Até-Onde-Devo-Me-Importar-coaching-casule
Opinião dos Outros – Até Onde Devo Me Importar?
07/03/2018
O Autoconhecimento e o Poder do “Conhece-te a ti mesmo” coaching casule
O Autoconhecimento e o Poder do “Conhece-te a ti mesmo”
10/03/2018

Qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Busca de nome nos registros do site

Toda empresa que busca crescer e ser bem sucedida deve colocar a administração de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas como algumas das principais prioridades. As áreas são responsáveis pela estratégia e aplicação de treinamento e desenvolvimento de pessoas, recrutamento assertivo, manutenção e atualização de políticas internas e bem-estar da equipe. Investir nesses profissionais é investir em melhores resultados e gerar excelente retorno para a empresa tanto a curto quanto a médio e longo prazo.

 

O que é treinamento de pessoas

 

Muito se ouve falar sobre treinamento de pessoas, mas você sabe dizer o que é isso exatamente? A ferramenta leva aprendizado para os colaboradores de uma organização incentivando a obtenção ou otimização de habilidades para determinado cargo ou ação.

O treinamento tem como objetivo impulsionar a eficiência, aumentar a produtividade, elevar os níveis de qualidade, promover a segurança no trabalho e evitar a necessidade de refazer as atividades. Em geral, os resultados de um treinamento são obtidos em curto prazo e são satisfatórios.

O processo é essencial para que determinado funcionário evolua para assumir uma nova posição ou progrida para melhorar no cargo que já está. O objetivo é que ele seja um profissional mais completo. Consequentemente, ele entregará trabalhos com mais qualidade. Além disso, a ferramenta ainda poderá motivar características importantes para qualquer nível hierárquico, tais como a proatividade, empatia e criatividade.

Confira algumas das modalidades de treinamento:

  • Treinamento presencial;
  • Treinamento à distância;
  • Treinamento em serviço;
  • Rodízio;
  • Estágio;
  • Visita técnica;
  • Reuniões informativas;
  • Encontros de disseminação de treinamento;
  • Palestras;
  • Assinaturas de jornais e revistas;
  • Workshop;
  • Seminário.

 

O que é desenvolvimento de pessoas

 

O desenvolvimento de pessoas é outro termo comum de se ouvir em empresas que estão buscando por profissionais mais capacitados. O método está relacionado ao aprimoramento do conhecimento e das habilidades de natureza complexa e não estruturadas. Trata-se da capacidade de acumular conhecimentos e informações que podem melhorar efetivamente o desempenho de um colaborador em sua função.

A ideia é que o colaborador esteja apto para evoluir os conhecimentos que já possui e para aprender novidades. Todo esse estudo deve estar relacionado à área em que ele trabalha de forma não engessada. A consciência deve estar além apenas do local de trabalho, ela deve estar dentro de tudo que envolve esse universo.

Por maximizar o desempenho e melhorar os resultados, o desenvolvimento impacta também no clima organizacional. Este é um processo que tem retorno a médio e longo prazo, o que pode dificultar um pouco a sua aplicação.

 

 

Como o coaching pode contribuir

 

O coaching pode ajudar tanto no desenvolvimento quanto no treinamento de pessoas. O método tem ferramentas eficazes que trabalham o autoconhecimento, a inteligência emocional e a psicologia positiva em todos os colaboradores.

O objetivo é ajudar o funcionário a entender todos os seus pontos fortes e quais são as maneiras de desenvolvê-los para que se tornem ainda mais significativos. Além disso, ele também busca pelos pontos fracos para que eles se tornem cada vez menos sabotadores em qualquer situação.

A ideia é que o processo coaching influencie diretamente na melhoria contínua das pessoas tanto no ambiente profissional quanto o pessoal. Afinal, sempre é possível ser um ser humano melhor.

 

Resultados do investimento

 

A implantação de treinamentos e desenvolvimento de pessoas é competência das áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, porém o incentivo dessas ferramentas deve ser feito por todos da empresa, principalmente pela gestão e pelos líderes. Afinal, os líderes e gestores de cada área sabem melhor do que ninguém o que eles e seus funcionários precisam para se desenvolverem.

O investimento para a criação e aplicação dessas modalidades não é barato, porém é preciso lembrar que a falta deles é caro para a empresa toda. Os resultados desses recursos serão vistos a curto, médio e longo prazo por todos os colaboradores.

Como é focado em uma competência específica, é mais fácil mensurar os resultados obtidos com os treinamentos. Uma simples avaliação de desempenho é capaz de analisar a evolução das habilidades comportamentais e técnicas dos colaboradores que passaram pelo treinamento em questão.

Mais do que os resultados em curto prazo, o investimento em desenvolvimento das pessoas que trabalham na organização terá impacto maior a médio e longo prazo. O primeiro fator que pode ser observado é o aumento da produtividade, que será reforçada principalmente por três fatores:

  • Equipe mais qualificada: esse fator segue uma fórmula simples e básica que quanto maior for a qualidade da equipe, melhor será o serviço prestado por ela. Consequentemente, isso impacta diretamente nos resultados, pois permite que o trabalho realizado pelos seus colaboradores tenha sempre um alto nível de excelência.
  • Aumento da motivação dos funcionários: ao observar que a empresa investe no aperfeiçoamento de suas competências e sentir que ela se preocupa com seus funcionários, os colaboradores passam a se sentirem mais motivados e dispostos a darem o melhor de si para conseguir alcançar os objetivos da organização.
  • Retenção de talentos: uma empresa que possui em sua cultura organizacional a priorização do investimento em aprimoramento das qualidades e competências de seus colaboradores contribui para a criação de um elo mais forte com eles. Isso coopera não só para um bom relacionamento e melhores resultados, mas também para reter talentos. Impedir a saída de quem importa é essencial para uma empresa.

 

Qual é o momento certo para começar

 

Não basta ficar animado com a possibilidade de evoluir profissional e ir correndo pedir treinamentos e o desenvolvimento de pessoas para o seu gestor. O processo só será efetivo quando for planejado. Por isso, é essencial que você aponte uma possível necessidade de melhora para o seu gestor e que ele converse com a área responsável.

As ferramentas devem ser usadas com cuidado para que sejam levadas aos colaboradores corretos no momento correto. Só dessa maneira, as pessoas serão desenvolvidos profissionalmente e se tornarão ideais para a cultura da empresa. E, é claro, o retorno do investimento será positivo para todos os envolvidos.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais!

Copyright: 365362820 – https://www.shutterstock.com/pt/g/rawpixel

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/qual-a-diferenca-entre-treinamento-e-desenvolvimento-de-pessoas/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close