Medo de Não Ser Bom o Suficiente – coaching - casule
Medo de Não Ser Bom o Suficiente – Entendendo Este Tipo de Comportamento
12/05/2018
Como Melhorar o Humo - coaching -casule
Como Melhorar o Humor?
16/05/2018

Que Tipo de Pessoa Eu Sou? Como Reconhecer Minhas Qualidades e Meus Defeitos

qualidades e defeitos - coaching - casule

Alguma vez na sua vida você já se perguntou “Que tipo de pessoa eu sou?”. Já se fez este questionamento por não ter certeza a respeito disso? Se sim, saiba que o autoconhecimento é a principal chave para desenvolver a sua autoconfiança e evoluir e para responder esta pergunta. Apenas quando você se conhecer profundamente conseguirá entender os seus sentimentos e emoções e, assim, tomar melhores decisões, definir metas e viver de acordo com os seus valores e o seu propósito de vida.

Qual a Importância de Descobrir Que Tipo de Pessoa Eu Sou?

Parece óbvio que todos os indivíduos se conheçam inteiramente, afinal, trata-se de quem cada um é. Entretanto, a maioria das pessoas não se conhece verdadeiramente, seja por viverem de forma automática, sem parar para analisar seus sentimentos e ações, ou por acreditarem em crenças que ouviram desde a infância vinda dos pais, família, dos amigos e da sociedade de uma forma geral.

Geralmente, quando alguém ouve a pergunta “Quem você é?”, costuma responder com seu nome, sua profissão, o nome de seu cônjuge e dos filhos, o seu hobby. Por mais que essas informações façam parte da vida dessa pessoa, não mostram quem ela é realmente, a sua essência. A verdade é que cada um é aquilo que acredita ser. Nesse sentido, se você acredita que é capaz de realizar os seus sonhos, que tem competência no trabalho, valoriza a família e que é honesto, essa será a sua verdade.

A importância de se conhecer está no fato de que através dessa viagem interna será possível entender quais são as crenças que te movem e identificar se elas estão te levando ou não para o caminho que deseja. Então, o próximo passo será reconhecer as suas qualidades e os pontos de melhoria, para que possam ser desenvolvidos. Para entender melhor, imagine que você é uma casa, apenas se entrar dentro dela poderá conhecer suas principais características, os cômodos e verificar as reformas que precisam ser feitas para que ela fique de acordo com o que deseja.

Dicas Poderosas Para Se Conhecer e Se Potencializar

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca se esquecer de que quanto mais se conhecer, mais poderá se curar e potencializar seus resultados. Afinal, só conseguimos melhorar e transformar aquilo que conhecemos. Então, confira as dicas poderosas a seguir e saiba o que fazer para descobrir todo o potencial que possui e possa evoluir cada vez mais.

1 – Se Observe

Assim como conhecemos outras pessoas observando as suas ações, podemos fazer o mesmo quando se trata de nós mesmos. Comece a observar os seus sentimentos e as emoções e atitudes que eles geram em seu comportamento. Então, poderá identificar os efeitos que os pensamentos positivos e negativos têm em sua mente e, assim, terá as informações necessárias para começar um processo de mudança e evolução.

2 – Tenha Consciência Sobre o Seu Estado Emocional

Essa dica é uma continuação da primeira e tem como foco as emoções. Entenda o que faz você se sentir feliz, triste, com raiva e a frequência com a qual se sente de cada uma dessas maneiras. Adotar essa consciência emocional é fundamental para que consiga assumir o controle e evite tomar decisões intempestivas, das quais possa vir a se arrepender no futuro. A melhor maneira de controlar um estado de irritação, por exemplo, é conhecendo-o.

3 – Peça Feedbacks Para Pessoas da Sua Confiança

Aquilo que você realmente é tem muito mais importância do que aquilo que os outros pensam de ti. Contudo, ouvir a opinião de pessoas da sua confiança pode te ajudar a montar o seu quebra-cabeça e te levar a enxergar pontos fortes e de melhoria que talvez não esteja conseguindo perceber sozinho. É fundamental que esteja aberto a ouvir e que escolha bem os amigos que falarão de forma franca e sem julgamentos, para que seja uma conversa motivadora e não desestimulante.

4 – Crie Listas Com Suas Características

Com base na observação de suas atitudes e dos feedbacks que ouvir de amigos, crie listas com as suas qualidades e os seus pontos de melhoria. Registrar pensamentos no papel é uma excelente maneira de torná-los mais claros e, assim, planejar melhor as atitudes que irá tomar em relação a essas informações. A lista de pontos fortes, por exemplo, é ótima para que consiga desempenhar todo o seu potencial no trabalho e em outras atividades do dia a dia. Já em relação aos pontos de melhoria, poderá utilizar a lista para traçar estratégias e desenvolver as habilidades que deseja.

5 – Escute a Sua Voz Interior

Saber ouvir a sua voz interior é tão importante quando escutar conselhos daqueles que te amam. Ao se conhecer, aprenderá a considerar a sua opinião sobre si acima do que aquilo que os outros dizem. A ideia não é se tornar alguém que se acha superior aos demais, mas sim uma pessoa que é segura em relação ao que é; que acredita em seus sonhos e deseja o melhor para a sua vida.

6 – Ressignifique Crenças Limitantes

As crenças limitantes são aqueles pensamentos que insistem em fazer com que um indivíduo se sinta incapaz de transformar os seus sonhos em realidade. Durante o processo de autoconhecimento é possível conhecer, decifrar e ressignificar essas crenças, transformando uma ideia negativa em positiva. Assim, o que antes o desmotivava deixará de ter poder sobre você e servirá como uma fonte de aprendizado e crescimento.

7 – Invista no Autoconhecimento

Existem diversas formas de investir no seu autoconhecimento para que assuma o controle sobre suas ações e emoções. Isso pode ser feito por meio da leitura de livros sobre o tema, cursos e, também, através do Coaching, que oferece ferramentas poderosas para que as pessoas possam se conhecer melhor e atingir todos os seus objetivos. Poder contar com o suporte de um coach profissional certamente fará toda a diferença durante esse processo e irá te ajudar a ir além.

Saber responder exatamente que tipo de pessoa você é demanda tempo e dedicação, mas é fundamental para que consiga fazer um melhor uso das suas qualidades e se potencializar. Portanto, invista em seu autoconhecimento, pois dessa forma conseguirá se conectar consigo mesmo e, consequentemente, ter relacionamentos internos mais positivos, conexões mais verdadeiras com as pessoas à sua volta e ser muito mais feliz com a sua existência. Permita-se!

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/que-tipo-de-pessoa-eu-sou-qualidades-defeitos/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close