O livro Quem Mexeu no Meu Queijo, escrito pelo autor e psicólogo norte americano Spencer Johnson, é considerado em clássico, pois foi publicado em 1998 e, mais de vinte anos depois, continua fazendo muito sentido. Ele mostra, de forma lúdica, o quanto é importante se adaptar às mudanças da vida para alcançar objetivos e se desenvolver. No artigo de hoje falarei a respeito da publicação e das lições que ela é capaz de nos ensinar, continue acompanhando e saiba mais.

Resumo do Livro Quem Mexeu no Meu Queijo

O livro gira em torno de quatro personagens: Hem e Haw, que são duendes, e Sniff e Scurry, dois ratinhos. Todos eles querem a mesma coisa, encontrar queijo dentro de um labirinto. Dentro da analogia criada pelo autor, o queijo representa os sonhos, enquanto o labirinto é o lugar onde se procura realizá-los. Na história, tudo parece muito simples, porém, assim como na vida, muitas mudanças ocorrem e é exatamente esse o ponto, a reação dos personagens em relação a elas.

Todos os dias, Hem, Haw, Sniff e Scurry saíam de suas pequenas casas e iam até o labirinto em busca de queijo. Eles atuavam em duplas e cada uma delas tinha uma tática diferente para alcançar o objetivo em questão. Os ratos, por possuírem um cérebro mais simples, usavam o método da tentativa e erro. Já os duendes, por possuírem habilidades de raciocínio mais avançadas, usavam métodos mais sofisticados.

Se, em um primeiro momento, pode parecer que os homenzinhos levavam vantagem sobre os ratinhos, a realidade se mostrava um tanto quanto diferente. O fato de pensarem demais fazia com que se deixassem levar por crenças limitantes, que atrapalhavam seu julgamento e comprometiam seu desempenho. Já os ratos, por sua vez, não tinham esse tipo de problema, pois pensavam sempre de maneira simples e objetiva.

Um dia, todos eles encontraram queijo em determinada região do labirinto e se acostumaram a ir até lá todos os dias para comer, e é exatamente nesse ponto que podemos observar a forma com a qual cada um reagiu em relação à mudança. Os ratos, mesmo acostumados com a mordomia, mantiveram-se em alerta, enquanto os homenzinhos entraram na chamada zona de conforto, acreditando que o queijo encontrado era um direito adquirido e que não precisavam se esforçar para continuar desfrutando dele.

Quando o queijo acabou, sem pestanejar os ratos partiram em busca de novas áreas do labirinto, pois já estavam cientes de que em algum momento isso aconteceria. Já os homenzinhos não aceitaram a novidade com tanta naturalidade e ficaram revoltados, afinal, não achavam justo que o queijo que eles se esforçaram tanto para encontrar simplesmente acabasse. A partir daí, cada personagem começa a demonstrar ainda mais o seu perfil, gerando cada vez mais identificação com o leitor.

Lições Que Podemos Aprender Com o Livro Quem Mexeu no Meu Queijo

O livro Quem Mexeu no Meu Queijo se utiliza de metáforas para ensinar lições poderosas que podem ser aplicadas tanto na vida pessoal quanto profissional. Confira, a seguir, os principais ensinamentos deixados pela história dos ratinhos e dos homenzinhos e sua busca pelo queijo.

1 – Entenda Que a Mudança é um Fato

mudança sempre vai acontecer, pois ela faz parte da vida. Então, ao encontrar o queijo, ou seja, alcançar um objetivo, jamais se conforme e pense que aquilo se tornou um direito adquirido e que está garantido para sempre. Como bem disse o filósofo grego Heráclito, a única coisa que não muda e que tudo muda, portanto, esteja preparado e saiba abraçar o novo, pois, quando não há outra escolha, é fundamental que faça o melhor que puder com as condições que tiver.

2 – Antecipe a Mudança

No livro, os homenzinhos começaram a desfrutar de todo aquele queijo sem se dar conta de que, um dia, o estoque iria acabar. Se tivessem antecipado a mudança, teriam se planejado para explorar outras áreas do labirinto antes que o queijo chegasse ao fim e, assim, não teriam passado por um período sem o alimento. Antecipar a mudança significa ser precavido e ter sempre um plano B caso algo saia diferente do previsto.

3 – Monitore a Mudança

Para conseguirem antecipar a mudança e se prepararem para ela, os personagens deveriam ter monitorado as condições do queijo, o que inclui a quantidade que tinha no estoque e, também, a sua validade, já que se trata de um alimento perecível. É sempre importante realizar esse monitoramento, para identificar quando algo novo irá acontecer e, assim, evitar surpresas.

4 – Adapte-se Rapidamente

Assim que perceberam que o queijo havia acabado, os homenzinhos ficaram revoltados e não se conformaram com o ocorrido. Eles tinham tanto apego no velho queijo que desperdiçaram um tempo precioso se lamentando ao invés de fazerem como os ratos e irem em busca de mais em outro lugar. Adaptar-se à nova realidade é essencial para deixar as perdas no passado e ir atrás de novas conquistas.

5 – Mude

Todos os personagens tinham duas opções, comer todo o queijo encontrado como se não houvesse amanhã ou buscar novos meios de encontrar mais alimento, em outros lugares e usando outras estratégias. Liberte-se do medo da mudança, pois sem ela ficaríamos sempre no mesmo lugar, sem crescimento e sem evolução.

6 – Aprecie a Mudança

Um dos homenzinhos se mostrava mais reticente às mudanças, porém, no final, ele conseguiu enxergar que o novo pode proporcionar descobertas fantásticas e que a zona de conforto, na realidade, não é tão confortável assim. Na vida acontece da mesma maneira e, por mais assustadores que um novo emprego ou uma mudança de cidade possam parecer, são experiências capazes de resultar em grandes motivos de alegria e transformação.

Através da história dos homenzinhos e dos ratinhos podemos identificar quatro perfis diferentes de pessoas, que são:

  • Sniff: é inovador e percebe a mudança rapidamente.
  • Scurry: é produtor e age rapidamente.
  • Hem: é conservador e rejeita a mudança, pois tem medo que ela leve a algo pior.
  • Haw: é adaptado e se acostuma com o novo com o tempo, quando percebe que a mudança o levará para algo melhor.

Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/quem-mexeu-no-meu-queijo-licoes-livro-pode-nos-ensinar/

CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.

Comentários

comentários

BAIXAR O PDF
close-link
CONTEÚDO VIP
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!
 
Enviar
100% livre de SPAM.
Close